Desistir não é uma opção – Isadora Azarias

desistir-nao-e-uma-opcao

Desistir não é uma opção para Isadora, nossa personagem da história do aprovado de hoje.

Isadora Azarias Santos, 23 anos, estudante do oitavo período de medicina da Universidade Tiradentes (SE), e olha só, ela tentou 5 vezes o vestibular de medicina , até conseguir, e você aí pensando que precisa passar de primeira, relaxa medaholic, tentar várias vezes não é fracasso, é aprimorar o seu sucesso.

Desistir não é uma opção

Imagine passar boa parte do seu tempo só estudando, focado para passar em medicina, e não conseguir por 5 vezes seguidas? Pois é, esse foi o caso de Isadora, mas você acha que ela desistiu?

Não mesmo, embora a aprovação tenha demorado um pouco para acontecer, atualmente aos 23 anos Isadora está na fase do internato na sua escola médica.

Vale ressaltar que nem tudo são flores, embora tudo pareça bem bonito no papel, será que na prática acontece dessa maneira?  Isadora contou para melhores escolas médicas, como foi esse processo de não desistir, e confessou que pensou em desistir, justamente no ano da sua aprovação.

Ela chegou a comunicar a sua família que naquele referido ano, se sua aprovação não chegasse ela ia desistir da medicina, por estar cansada e frustrada, por alguns motivos:

• Estudar as mesmas coisas;
  • Bater sempre na trave;
  • Não conseguir entrar na faculdade de medicina.

Caro leitor, se você se identificou com os itens acima, poderá perceber que a história de Isadora não é tão diferente da sua, é óbvio que isso a deixava triste, e abalou seu emocional.

Então, qual a mágica? Sinceramente não existe, mas continua essa leitura para saber as próximas cenas.

Saúde Mental

Desistir não é uma opção, mas cuide da sua saúde mental. A importância de você manter sua saúde mental e seu equilíbrio emocional durante esse processo, é um dos pilares para conseguir o êxito.

Para Isadora, esse ponto foi primordial, porque justamente no ano que ela pensou em desistir, chegou sua aprovação.

Entretanto, antes da aprovação chegar, ela fez vários vestibulares, tirava boas notas, mas não boas suficientes para entrar no curso de medicina. Isso a deixava muito frustrada.

Contudo, justamente nesse momento da dúvida, ela conseguiu a aprovação, e isso renovou a sua energia.

Em suma, o que podemos aprender com isso? Que se você não cuidar da sua saúde mental, não vai conseguir um bom desempenho nos estudos ou em qualquer área da vida.

Mente sã, corpo são.

Método de estudos e Cursinho

Isadora concluiu o ensino médio, porém não passou na sua primeira tentativa de vestibular, portanto decidiu fazer assistente de medicina em um cursinho da capital onde ela reside, paralelo a isso, ela fazia matérias isoladas para ajudar nos estudos e nas disciplinas que ela tinha dificuldade. E quando entrou no cursinho ela traçou uma estratégia: Fazer só vestibular da universidade particular que ela queria, ou estudar para o Enem? Por afinidade, ela preferiu se dedicar ao vestibular da faculdade particular.

“Eu via o edital, as matérias de peso da faculdade que eu queria entrar, e resolvia todas as provas, no cursinho eram disponibilizados materiais de estudos e todas as provas da Unit, e durante alguns dias da semana lá no cursinho, tinha o plantão de dúvidas, o que eu fazia? resolvia as questões, as que eu não acertava levava para o cursinho para tirar as dúvidas com o professor e resolver as questões, isso me ajudou muito.” Relata Isadora.

Rotina na Universidade

“A rotina na universidade e o método de estudos muda um pouco quando você entra na faculdade, porque seu tempo é mais corrido, ou seja, você precisa otimizar seu tempo. o que me ajudou nessa otimização foram aplicativos e plataformas de estudos, gratuitos ou não, para organizar sua grade. Eu assino o Sanarflix que é uma plataforma de materiais de resumo, e aulas de conteúdo, me ajuda muito na hora de estudar. E sempre ando com um caderninho de anotação, principalmente durantes as aulas na faculdade.

Outro ponto importante em relação a rotina, na minha experiência, é que quando já estava cursando, estourou a pandemia, e tivemos que estudar remotamente, o que bagunçou muito a rotina, e quando as coisas ficaram mais brandas e retomamos o ensino presencial, ficou mais corrido que nunca, eu passava o dia inteiro na faculdade assistindo aula e estudando, não foi fácil.”

Especialidade, já sabe?

“Vou aguardar passar pelo internato para bater o martelo, porém pela minha experiência nos ambulatórios, as áreas que mais me encantaram foram Pediatria (parte de neonatal), e Ortopedia. São áreas bem distintas, porém tive muita identificação.”

Isadora tem um recado para você, medaholic!

“Se medicina é realmente seu sonho, se é o que você quer com toda sua força, jogue duro, invista em você, acredite em você, realize-se. porém se você está entrando na medicina pelo retorno financeiro, melhor repensar esse objetivo. Mas se for por amor, por paixão, se joga, a vida é uma só.”