Entenda o primeiro ciclo do curso de medicina

E aí medaholic, você está aí todo maroto, passou em medicina, fez sua matrícula e agora só aguardando as aulas da faculdade iniciarem, né? E nesse período que você está aí só na brisa, e um pouco pilhado (equilíbrio é tudo), para começar a fase que você tanto esperou, estudar numa escola médica, vamos te ajudar a entender um pouco melhor o primeiro ciclo do curso de medicina.

Você está pensando que medicina é só estudar anatomia? Não mesmo bebê!  O curso de medicina é composto por três ciclos: BÁSICO, CLÍNICO E INTERNATO.

Hoje vamos falar sobre o ciclo básico e como você pode se preparar para ele.

O que é Ciclo Básico?

A graduação de medicina dura 6 anos, e o ciclo básico corresponde aos dois primeiros anos do curso.

O curso de medicina é bem complexo, você está estudando o funcionamento do corpo humano, então tem que empenho, disciplina, atenção e foco. Precisa se preparar bem para atuar na área. Você vai trabalhar com a saúde e bem estar de outra pessoa, baita responsabilidade.

A cada dois anos de faculdade, inicia um novo ciclo do curso de medicina, portanto os dois primeiros anos correspondem ao ciclo básico, uma fase bem teórica, que pode causar frustação em alguns alunos, porque entram na faculdade ávidos por disciplinas práticas, mas tenha calma, uma coisa de cada vez.

Durante o ciclo básico você vai entender sobre ética na medicina, estruturas do corpo humano, microrganismos.

Eita é só teoria? A maior parte sim, e pode ser bem cansativo, mas algumas disciplinas tem aulas no laboratório. Essa fase é necessária para que você aprenda habilidades médicas essenciais, e assim passando para o próximo ciclo.

• Aqui vai um spoiler do que você vai ver no ciclo básico:

Anatomia

Bioquímica

Histologia

Fisiologia

Achou que ia fugir de algumas disciplinas do ensino médio? Haha, não mesmo!

• Organize seus estudos e mantenha-se motivado

Você passou por várias provas de resistência durante o perídio que estudou para entrar na escola médica, então deve estar acostumado com rotina e organização de estudos, caso você tenha esquecido algum detalhe, se liga aqui nessas dicas:

• Quanto tempo você tem para estudar
  • Quais disciplinas serão estudadas por dia e quanto tempo
  • Faça pausas, você não é um robô
  • Lembre-se do lazer e de fazer uma atividade física
  • Não acumule matéria

E caso você se sentir desmotivado, lembre do longo caminho que você percorreu para chegar até o curso de medicina, fácil realmente não é, mas você entrou, agora é correr para o abraço, comemorar o gol, focar nos estudos, ser um bom profissional, e tenha paciência, essa fase mais teórica vai passar, daqui a pouco você estará nas disciplinas práticas, o tempo passa rápido, principalmente quando você está engajado em uma atividade que gosta, no caso aqui, realizando o sonho de ser médico.

CONFIRA MAIS SOBRE CICLO DO CURSO DE MEDICINA: