Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Compartilhar:

Enem ou Particular

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Ei caro estudante, se existe um ponto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ele se chama redação. Temida por muitos, ela é uma parte realmente importante da prova e pode ser decisiva na sua aprovação em Medicina, mas não é nenhum bicho papão. Com a preparação adequada, as chances de ter um texto nota 1000 são grandes. Nest post, eu separei algumas curiosidades sobre a redação do Enem para te provar que ela pode ser uma aliada e não uma inimiga. Vamos juntos? 

A redação do Enem é considerada um dos principais desafios dos candidatos porque ela envolve não apenas muito conhecimento teórico, mas principalmente porque requer a habilidade para transmitir mensagens de maneira clara  e persuasiva. O que isso quer dizer? Simples, saber apresentar seus argumentos com coesão e estruturar seu ponto de vista é o que te coloca mais perto da nota mil. 

A redação representa 20% da nota da prova, o que justifica a dedicação ao treino em busca de uma redação nota 1000.

Confira abaixo as curiosidades sobre a redação do Enem 

O primeiro tema

“Viver e aprender”, simples e poético. Era isso aí mesmo, medaholic. Pelo jeito, o Inep só queria estimular o potencial argumentativo dos estudantes. Já para motivar, também tinha um trecho da música de Gonzaguinha “O que é o que é”.

Modelo Dissertativo-argumentativo

A redação do Enem adota o modelo dissertativo argumentativo, pois consegue avaliar se o candidato tem conhecimento abrangente sobre atualidades e expor seus argumentos de maneira convincente. A estrutura dela tem uma introdução breve, de um parágrafo, o desenvolvimento, com cerca de 15 linhas, e a conclusão.

Quem faz a correção

A banca avaliadora da redação do Enem é composta por professores escolhidos pela Fundação Vunesp. Os textos são digitalizados logo após a aplicação do exame e enviados para os corretores. Contudo, as notas demoram um pouco mais para serem divulgadas, diferentemente do que acontece com o resultado das questões objetivas.

Segundo as regras, cada texto é enviado para dois avaliadores, que não mantêm contato algum durante a correção. Se as notas forem muito diferentes, ele é enviado para uma terceira pessoa. O resultado, então, será calculado a partir da média das duas pontuações mais próximas.

De acordo com o Inep, alguns professores chegam a corrigir cerca de 1.220 peças, o que dá uma média de 50 a 100 textos por dia. É redação pra caramba. 

A escolha do tema

Os especialistas selecionados pelo Inep fazem a escolha do tema a partir de algum fato que impactou ou exerce influência sobre a sociedade no contexto atual, seja brasileiro ou internacional. 

E aí, conhece mais alguma curiosidade que não está na lista? Conta pra gente, medaholic.

Depois de tudo que vimos, separei umas dicas para você fazer uma boa redação, aprimorar seu texto e conseguir uma redação nota 1000:

  • Mantenha o hábito da leitura e da escrita sempre;
  • Conheça as novas regras gramaticais;
  • Preste muita atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;
  • Procure ser criativo e espontâneo. Evite copiar o estilo de texto de outra pessoa. 
  • Não utilize palavras de baixo calão, palavrões e gírias;
  • Mantenha distância da linguagem coloquial, informal;
  • Exercite a sua opinião e faça críticas próprias;
  • Tenha muita atenção à relação lógica das ideias (coerência);
  • Nunca se afaste do tema e do tipo de texto propostos;
  • Faça um rascunho para evitar rasuras;
  • Cuidado com as repetições de palavras e ideias. Elas podem deixar seu texto cansativo e comprometer a objetividade
  • Nunca utilize palavras ou expressões que não conheça seu significado;
  • Clareza nas ideias demonstra domínio de conteúdo e concisão no texto, capacidade de síntese.

Importante ressaltar o que não fazer na prova de redação

Quase 96 mil estudantes zeraram a redação do Enem na edição de 2021, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Enem). O principal motivo que levou os alunos a terem a prova zerada foi redações em branco, representando 43.391 casos. Em seguida, fuga ao tema, em 28.408 casos. Os demais foram: cópia do texto motivador (7.551), texto insuficiente (6.215), não atendimento ao tipo textual (4.865), parte desconectada (2.818), e outros motivos (2.540).

A ausência da nota da redação impossibilita a participação em processos seletivos como o Prouni e o Fies. Algumas Escolas Médicas particulares também estabelecem esse como um dos critérios para desclassificação do candidato. Portanto, é fundamental entender o formato correto do texto que deve ser escrito no formato argumentativo-dissertativo. 

Se um dos objetivos da redação é conhecer o nível linguístico do candidato, e ele não produz, não pode obter nota. No entanto, o candidato que apresentar um texto com menos de sete linhas também terá sua redação anulada, pois não cumpriu o mínimo de linhas exigidas.

 

Não ultrapasse 30 linhas

Para produzir uma redação dissertativa-argumentativa, você deve seguir uma estrutura dividida em 3 partes: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Você deve escrever o seu texto em no máximo 30 linhas e no mínimo 8, para não ser eliminado. Porém, é praticamente impossível passar por todas as etapas do texto dissertativo-argumentativo com uma redação tão pequena!

Em suma isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem. Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

Veja uma sugestão de como você pode distribuir o seu texto no espaço que tem:

  • Introdução: 1 parágrafo com cerca de 6 linhas;
  • Desenvolvimento: 2 parágrafos com cerca de 7 linhas cada;
  • Conclusão: 1 parágrafo com cerca de 6 linhas.

 

De olho nos vestibulares diretos

Sabemos que o sonho do medaholic é passar no Enem, e escolher a universidade que gostaria de estudar, no entanto alguns estudantes já sabem qual determinada faculdade querem estudar, e se preparam especificamente para isso.

Alguns vestibulares de instituições de ensino superior possuem provas próprias, bem distintas do Enem, inclusive a redação.

Vale a pena ficar atento a isso, para saber como direcionar o estudo para cada processo seletivo.

Contudo algumas universidades seguem o modelo de prova do Enem, da Redação por exemplo. Uma boa dica na hora de estudar e selecionar a faculdade, caso você faça os dois processos seletivos.

A Faculdade Tiradentes por exemplo, utiliza o modelo de redação aplicado no Enem.

Para se inscrever no vestibular de medicina é só clicar AQUI e conquistar o seu sonho de ser MED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.