Enem digital ou impresso? Eis a questão

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Se você tem dúvidas sobre o Enem digital ou impresso? O que muda no Enem digital? Se é melhor fazer Enem digital? Vamos responder essas e outras questões para você. Fique ligado!

“O que é mais nobre para a alma?”, perguntava Shakespeare em uma das suas obras mais importantes: Hamlet. Mas o famoso príncipe da Dinamarca não é o único indeciso, não é, medaholic?

 

Enem digital ou impresso parece ser a dúvida de muita gente que vai fazer a prova esse ano.  O Ministério da Educação estipula a utilização das duas modalidades, usadas simultaneamente, até 2026, último ano da prova impressa, mas até lá continua a dúvida: qual a melhor forma de prestar o Enem?

 

Quer umas dicas?

Como estudar usando provas antigas do Enem?

 

O que muda no digital

Vamos do início, se você ainda não terminou o ensino médio e está apenas treinando e se aperfeiçoando na prova do Enem, não poderá fazer a prova digital.

Outra mudança, essa já bastante óbvia, é que a prova é realizada de forma digital e em um computador.

 

Mas nem é tão óbvio assim, a nossa especialista em Enem, Camila Ferreira, também apontou outra importante diferença entre as provas:

“A principal diferença é o ambiente de resolução da prova, a aplicação no computador acarreta em uma interação diferente com a avaliação, pois com um simples clique, ele pode voltar na questão que pulou ou até assistir um vídeo”, pontuou Camila.

Além do mais, o Inep já seleciona e define os laboratórios de informática antecipadamente. Ou seja, mesmo optando pela prova digital, o estudante precisa se deslocar para o local definido. Isso é feito para evitar e blindar esses equipamentos contra fraudes no dia da prova. Não é essa moleza toda, não.

Outro fator importante é que nem todas as cidades podem realizar o Enem de forma digital. Este ano, a modalidade chegou a todas as capitais e algumas outras cidades já sinalizadas pelo Inep no edital .

 

 

O que continua igual

Dessa vez, as duas provas serão realizadas no mesmo dia e horário. Da mesma forma, o aluno deve se deslocar para o local informado da prova, então atenção para o horário de fechamento dos portões.

O número de questões segue da mesma forma, distribuídas em suas respectivas áreas de conhecimento, nada muda conforme o conteúdo, 180 questões durante os dois dias do exame.

E se você, assim como eu, tem uma letra parecendo um garrancho, sinto dizer que também não muda muita coisa, pois a redação, mesmo na versão digital, continua a ser feita de forma manuscrita.

Até mais, se você também gosta de rabiscar bastante a prova, uma boa notícia é que a versão digital também possui a ferramenta de rascunho que permite a anotação e rabisco livre para facilitar a forma de pensar, seja ela a mais desordenada possível.

 

Enem 2022: Inscrições abertas, saiba mais!

 

Finalmente, impresso ou digital?

Camila Ferreira aponta ainda que a experiência com o digital na avaliação passada foi bastante positiva. No entanto, ela ainda aponta outras questões como a localidade em que, por haver poucos locais, não compensa se deslocar para destinos longes em um dia de bastante estresse como é um dia normal de Enem. Outro ponto é a familiarização no uso de ferramentas digitais

“É importante que o aluno tenha mais facilidade com o digital, que realmente acontece, tem aluno que é mais ágil, mais assertivo nesse ambiente. Mas também é preciso pensar se isso não vai gerar uma ansiedade por fazer uma prova diferente do que a maioria vai realizar”, comenta Camila.

Antes de terminar esse texto, não perde a coluna da Camila aqui no nosso portal, ela é especialista em TRI do Enem, vai entender mais sobre o assunto neste texto dela.

Então não existe um veredito, você vai ter que ponderar e analisar a sua situação. Estamos aqui para facilitar o seu processo de escolha, mas quem define é você!

E antes de tudo. Se você quer fazer o enem digital, vai correndo fazer sua inscrição! Pois são pouco mais de 100 mil estudantes que poderão optar por essa modalidade. As vagas distribuídas entre as cidades estão no edital e as inscrições devem ser feitas no portal do inep.

Treine para o Enem aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?