Enem digital ou impresso? Eis a questão

Notícias
Reading Time: 4 minutes

Se você tem dúvidas sobre o Enem digital ou impresso? O que muda no Enem digital? Se é melhor fazer Enem digital? Vamos responder essas e outras questões para você. Fique ligado!

“O que é mais nobre para a alma?”, perguntava Shakespeare em uma das suas obras mais importantes: Hamlet. Mas o famoso príncipe da Dinamarca não é o único indeciso, não é, medaholic?

 

Enem digital ou impresso parece ser a dúvida de muita gente que vai fazer a prova esse ano.  O Ministério da Educação estipula a utilização das duas modalidades, usadas simultaneamente, até 2026, último ano da prova impressa, mas até lá continua a dúvida: qual a melhor forma de prestar o Enem?

 

Quer umas dicas?

Como estudar usando provas antigas do Enem?

 

O que muda no digital

Vamos do início, se você ainda não terminou o ensino médio e está apenas treinando e se aperfeiçoando na prova do Enem, não poderá fazer a prova digital.

Outra mudança, essa já bastante óbvia, é que a prova é realizada de forma digital e em um computador.

 

Mas nem é tão óbvio assim, a nossa especialista em Enem, Camila Ferreira, também apontou outra importante diferença entre as provas:

“A principal diferença é o ambiente de resolução da prova, a aplicação no computador acarreta em uma interação diferente com a avaliação, pois com um simples clique, ele pode voltar na questão que pulou ou até assistir um vídeo”, pontuou Camila.

Além do mais, o Inep já seleciona e define os laboratórios de informática antecipadamente. Ou seja, mesmo optando pela prova digital, o estudante precisa se deslocar para o local definido. Isso é feito para evitar e blindar esses equipamentos contra fraudes no dia da prova. Não é essa moleza toda, não.

Outro fator importante é que nem todas as cidades podem realizar o Enem de forma digital. Este ano, a modalidade chegou a todas as capitais e algumas outras cidades já sinalizadas pelo Inep no edital .

 

 

O que continua igual

Dessa vez, as duas provas serão realizadas no mesmo dia e horário. Da mesma forma, o aluno deve se deslocar para o local informado da prova, então atenção para o horário de fechamento dos portões.

O número de questões segue da mesma forma, distribuídas em suas respectivas áreas de conhecimento, nada muda conforme o conteúdo, 180 questões durante os dois dias do exame.

E se você, assim como eu, tem uma letra parecendo um garrancho, sinto dizer que também não muda muita coisa, pois a redação, mesmo na versão digital, continua a ser feita de forma manuscrita.

Até mais, se você também gosta de rabiscar bastante a prova, uma boa notícia é que a versão digital também possui a ferramenta de rascunho que permite a anotação e rabisco livre para facilitar a forma de pensar, seja ela a mais desordenada possível.

 

Enem 2022: Inscrições abertas, saiba mais!

 

Finalmente, impresso ou digital?

Camila Ferreira aponta ainda que a experiência com o digital na avaliação passada foi bastante positiva. No entanto, ela ainda aponta outras questões como a localidade em que, por haver poucos locais, não compensa se deslocar para destinos longes em um dia de bastante estresse como é um dia normal de Enem. Outro ponto é a familiarização no uso de ferramentas digitais

“É importante que o aluno tenha mais facilidade com o digital, que realmente acontece, tem aluno que é mais ágil, mais assertivo nesse ambiente. Mas também é preciso pensar se isso não vai gerar uma ansiedade por fazer uma prova diferente do que a maioria vai realizar”, comenta Camila.

Antes de terminar esse texto, não perde a coluna da Camila aqui no nosso portal, ela é especialista em TRI do Enem, vai entender mais sobre o assunto neste texto dela.

Então não existe um veredito, você vai ter que ponderar e analisar a sua situação. Estamos aqui para facilitar o seu processo de escolha, mas quem define é você!

E antes de tudo. Se você quer fazer o enem digital, vai correndo fazer sua inscrição! Pois são pouco mais de 100 mil estudantes que poderão optar por essa modalidade. As vagas distribuídas entre as cidades estão no edital e as inscrições devem ser feitas no portal do inep.

Treine para o Enem aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Qual o valor do curso de Medicina em Goiás?

Blog

História do Aprovado: Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

Blog

Saúde Mental e Estudos: como não se cobrar demais

Quer o MEM na palma da mão?