Como estudar redação para o ENEM

Compartilhar:

estratégias-para-escrever-uma-boa-redação

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O sonho da redação nota 1000 é, possivelmente, o maior sonho compartilhado entre os vestibulandos de Medicina. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação é uma das disciplinas que mais valem ponto. Sozinha, ela vale mil pontos do total da prova, o que também assusta muitos estudantes. Na avaliação, os candidatos devem desenvolver um texto argumentativo-dissertativo seguido as normas do exame.

Para a escrita de um bom texto, é necessário muito estudo e… prática! Mas como estudar redação e conseguir um bom desempenho na prova? Fica no texto que a gente te explica.

O que estudar Redação para o Enem

O primeiro passo a ser dado para quem busca aperfeiçoar a escrita e alcançar a nota mil na redação, é estudar as competências avaliadas pelos corretores do exame. O texto é avaliado a partir de 5 competências estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), habilidades voltadas ao uso correto da língua portuguesa.

As competências avaliadas pelo exame são:

I- Domínio da norma culta da língua portuguesa: Nesta competência, será avaliada a ortografia, acentuação, uso do hífen, concordância verbal, entre outros requisitos ortográficos, essenciais para a compreensão do texto. Portanto, estude gramática para aperfeiçoar a ortografia.

II- Compreensão da proposta da redação: É muito importante que o aluno tenha base sobre como interpretar textos. Os textos motivadores trazem dados e informações importantes que devem ser interpretados pelos alunos para motivar no desenvolvimento da redação.

III- Capacidade de organizar e interpretar informações: Demonstra argumentos para defender uma ideia a partir da coerência, clareza e objetividade, ou seja, avalia a habilidade do candidato em selecionar e organizar as ideias.

IV- Conhecimento dos mecanismo linguísticos necessários para a construção da argumentação: Avalia a estrutura lógica da redação, cada parte do texto precisa estar conectado para dar sentido a argumentação

V- Respeito aos direitos humanos: Elaboração de uma proposta de solução respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Para escrever um bom texto, o uso da gramática é essencial. Continue lendo e saiba como estudar esta área da Língua Portuguesa.

A Gramática no Enem

Dentro das competências do Enem, o uso correto da gramática é a primeira e uma das principais habilidades avaliadas pela banca de corretores da redação. Portanto, o estudante deve dar uma atenção a esta área. 

O uso da vírgula, pontuação, tudo é avaliado pelos corretores. Para revisar esses conteúdos e se preparar da melhor para o Enem, conquistando a aprovação em medicina ainda este ano, os professores da PasseiMed! selecionaram os principais conteúdos para a prova. 

Com o “Revisão Final- Agora ou Nunca Enem”, o aluno vai ter acesso aos assuntos de peso para quem busca aprovação em Medicina, incluindo Redação. A professora Grazzi vai revisar gramática, estrutura textual da redação, além de explicar detalhadamente cada uma das competências avaliadas na prova e como ter um bom desempenho em cada uma delas.

  • Se você não quer mais perder tempo e conquistar sua aprovação, dê uma olhada e veja as vantagens do plano para você:

Revisão Final – Agora ou Nunca Enem

Por fim, a última dica, mas não menos importante é: treine redação. Já ouviu a frase “a prática leva a perfeição?” Pois bem, quanto mais você praticar, melhor na escrita você ficará.

Redação argumentativa-dissertativa

O gênero textual exigido pelo Enem é o argumentativo-dissertativo. Como o nome indica, nesse tipo de gênero textual, o candidato deve argumentar sobre um determinado tema, ou seja, desenvolver um texto defendendo a ideia a partir de um ponto de vista. Na prova do Enem, o tema da redação vem acompanhada por texto motivacionais que auxiliam o candidato a compreender o tema proposto.

Em uma redação argumentativa-dissertativa, a estrutura deve ser divida entre: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parte deve conter elementos essenciais para um bom texto, lembrando que o aluno deve argumentar acerca de um ponto de vista, mas sem empregar ideais próprios ou opinião pessoal.

Confira quais elementos são necessários para a construção da redação:

  • Introdução: tema, problema, tese
  • Desenvolvimento: argumento 1, argumento 2
  • Conclusão: retomada do tema/problema, proposta de intervenção, reafirmação da tese

Introdução

A introdução requer uma atenção especial, pois é ela a responsável pela primeira impressão aos corretores do seu texto. Esse é o espaço que você tem para mostrar que entendeu a proposta do tema, apresentar seus eixos argumentativos e a sua tese. 

O indicado é apresentar, no mínimo, dois eixos argumentativos, pois você irá desenvolvê-los no (adivinha…) desenvolvimento! Por isso, a introdução deve ter em torno de 5 a 7 linhas, para que você tenha espaço suficiente para discorrer sobre seus argumentos e defendê-los. Lembre-se sempre de usar conectivos entre as sentenças e os parágrafos para agregar na sua pontuação da 4ª competência.

 

Desenvolvimento

Aqui no desenvolvimento, como já citado, é onde você vai desenvolver/embasar seu ponto de vista e defendê-lo. Seja explicando a origem das coisas, apontando causas e consequências, explicitando como a problemática acontece, você deve provar que os seus eixos argumentativos fazem sentido e estão atrelados ao tema.

 

Uma coisa importante: o número de parágrafos do desenvolvimento é o mesmo de eixos argumentativos. Logo, se você escreveu dois eixos, seu desenvolvimento terá dois parágrafos, cada um falando do respectivo eixo, beleza? Por causa disso, o desenvolvimento costuma (e deve!) ser a maior parte do texto, em torno de 8 linhas cada parágrafo.

 

É aqui onde entra seu repertório sociocultural, pois você vai apresentar fatos históricos, estatísticas, filmes, séries, notícias, frases de pensadores, enfim, qualquer coisa (contanto que seja verdade e que você não inventou) que possa servir de comprovação do que você está afirmando.

Conclusão

Estamos na reta final da redação! Sem querer desmerecer as outras duas partes, mas a conclusão requer uma atenção especial, pois é ela que apresenta: a síntese (retomada) do tema e a proposta de intervenção.

A proposta de intervenção é uma possível solução para a problemática do tema. Ao fazer a proposta de intervenção, você deve apresentar 5 elementos para alcançar 200 pontos na competência 5. São eles: 

  • Agente (quem faz?)
  • Ação (o que faz?)
  • Meio (como faz?)
  • Detalhamento
  • Finalidade (para que faz?)

Destinam-se em torno de 6 a 7 linhas para a conclusão, pois, como você viu, ela deve ser detalhada e fazer sentido. E tá pronto o sorvetinho! Agora é só seguir nossas dicas e treinar bastante a escrita, além do controle do tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?