Faculdades de medicina: mais caras e as mais baratas

faculdades de medicina

Você está pensando em estudar Medicina em uma instituição particular? Uma das grandes preocupações é com o valor da mensalidade. No Brasil, há faculdades de medicina em todos os estados, nas capitais e no interior, mas o valor do curso pode variar bastante dependendo da região ou instituição.

Para cursar medicina, a escolha não deve ser só pelo preço da mensalidade. Nós temos um post aqui no blog sobre como escolher a melhor universidade pelos indicadores de qualidade do MEC. Mas, sabemos o qual o preço da faculdade de medicina tem que caber no orçamento, principalmente, porque esse não é o único gasto durante a graduação em Medicina. Outras despesas como material didático, alimentação, transporte, entre outros, devem ser levados em consideração.

Vamos te dar um panorama de quanto custa o curso de medicina em diversas escolas médicas no Brasil. Os preços das mensalidades variam de R$ 5.000,00 a mais de R$ 12 mil reais. Confira!

Faculdades de medicina mais baratas

De acordo com levantamento feito pelo site Melhores Escolas Médicas, a instituição com mensalidade mais barata para o curso de graduação em Medicina está na cidade de Rio Verde, no estado de Goiás. A Graduação em Medicina na Universidade de Rio Verde (FESURV) tem conceito 3 e o valor da mensalidade é de R$ 4.984,51.

A segunda menor mensalidade está no estado do Tocantins. Na Universidade de Gurupi, o curso tem conceito 2 e o valor da mensalidade é R$ 5.060,23. Esta é a única faculdade do país com esse preço.

Faculdades com valores médios

A mensalidade da faculdade de medicina na faixa de R$ 5.000,00 a R$ 6 mil reais pode ser encontrada em vários estados brasileiros. Podemos citar como exemplo: a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP, na Bahia, com valor de R$ 5.390,00; Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, em Santa Catarina, com mensalidade de R$ 5.410,08.

A faixa da mensalidade de medicina é de R$ 6.000,00 a R$ 7 mil, tem maiores opções de escolas médicas. Citamos como exemplo: Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, em Pernambuco, com mensalidade no valor de R$ 6.576,37; Faculdade Santa Maria – FSM, na Paraíba, com o valor de R$ 6.588,39; Centro Universitário Ceuni – Fametro – FAMETRO, no Amazonas, com mensalidade custando R$ 6.613,11; Universidade De Passo Fundo – UPF, no Rio Grande do Sul, com valor de R$ 6.668,31.

[banner zona=”interna” slug=”materias”]

A mensalidade na faixa de R$ 7.000,00 a R$ 8 mil são a maioria das escolas médicas. Dezenas delas estão nessa média de mensalidade em todo o Brasil. Temos a Universidade Tiradentes, em Sergipe, no valor de R$ 7.190,14; Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES, em São Paulo, com mensalidade de R$ 7.200,00; Universidade De Fortaleza – UNIFOR, no Ceará, no valor de R$ 7.400,00; Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, por R$ 7.469,77; Faculdade Itpac Santa Ines, no Maranhão, com mensalidade de R$ 7.500,00

Faculdades de medicina com valores mais altos

Há, também, as escolas médicas com valores acima da média, cujas mensalidades podem variar de R$ 8.000,00 a R$ 12 mil. Podemos citar: Faculdade Tiradentes de Goiana, em Pernambuco, com mensalidade de R$ 8.016,59; Faculdade de Medicina de Petrópolis – FMP, no Rio de Janeiro, no valor de R$ 8.051,68; Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro Do Norte – ESTÁCIO FMJ, no Ceará, por R$ 9.700,00; Universidade Estácio de Sá – UNESA, no Rio de Janeiro, no valor de R$ 10.500,00; Centro Universitário Uninorte, no Acre, com valor de 11.363,21; Faculdade São Leopoldo Mandic, em São Paulo, com mensalidade de R$ 12.850,00.

Estes são apenas alguns exemplos de escolas médicas e suas mensalidades. Claro que o curso a ser escolhido deve ser feito com muito cuidado e vários fatores devem ser analisados. É investir em um sonho!

VEJA A LISTA COMPLETA DE TODOS AS MENSALIDADES DE MEDICINA NO BRASIL