Financiamento estudantil para medicina: tire suas dúvidas

O Melhores Escolas Médicas (MEM) existe para você estudante que deseja ingressar em medicina possa tirar todas as suas dúvidas sobre instituições, cursos e como pagar, tendo a melhor experiência possível. Por isso, neste blog vamos tirar todas ás suas dúvidas sobre financiamento estudantil para medicina.

Já falamos aqui no blog sobre as melhores instituições de ensino que ofertam o curso de medicina no Brasil. São instituições espalhadas por todo o país, conceituadas pelo MEC, porém sabemos que realizar esse sonho não é algo fácil, e por isso falaremos de uma das facilidades para auxiliar nesse processo: o financiamento estudantil.

Vamos lá? Para quem não sabe, o financiamento estudantil é uma alternativa que serve para investir em sua formação, caso você não tenha condições de arcar com os valores das mensalidades. Hoje, já sabemos que é possível cursar uma faculdade particular tão boa quanto a pública com a ajuda do financiamento, e milhares de estudantes já o utilizam como um dos meios fundamentais para ingressar na instituição de ensino que desejam.

Contando Dinhero

Como funciona o financiamento estudantil para medicina

O financiamento não é exclusivo para alunos que desejam cursar medicina, ele funciona para diversos cursos, porém pelo fato de medicina ser um curso de valor mais elevado, acaba se diferenciando em meio ao financiamento, uma vez que nem todas as instituições o aceitam ou ainda oferecem taxas mais elevadas que as normais, sendo um elemento importante para aqueles que optam pelo financiamento.

Além disso, o financiamento estudantil também pode ser obtido por meio da ajuda do Estado, através de programas sociais e ações que estimulam o ensino em nosso país, podendo ser ofertado por instituições particulares como as próprias instituições de ensino ou bancos.

O financiamento estudantil acontece através da aquisição de um empréstimo que auxilia na cobertura dos estudos. Essa cessão do dinheiro acontece de forma que o aluno tenha sua universidade completamente paga e após algum tempo de sua graduação, pode começar a pagar com uma pequena taxa de juros, que pode ser alterada de acordo a organização que efetuou o empréstimo.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação, destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos na forma da Lei 10.260/2001.

Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Por mais que hoje o FIES ainda seja a opção mais lembrada, está cada vez mais difícil consegui-lo. Por isso, separamos algumas alternativas que oferecem opções similares e que podem servir para você investir numa escola médica.

Financiamento estudantil de bancos privados

Se a escola médica que você procura possuir uma parceria com um banco, fica mais fácil contratar um financiamento. Normalmente, os juros costumam ser mais em conta e dão o dobro de tempo para o pagamento da dívida.

Financiamento de Empresas de Crédito

Algumas dessas empresas são especializadas em oferecer financiamentos estudantis. A grande vantagem de adotar essa opção está em utilizar o limite de crédito para pagar valores complementares da mensalidades.

Oh Yeah

Financiamentos das próprias universidades

Esse financiamento é feito diretamente com a instituição e varia de escola médica para escola médica. É importante pesquisar e se informar sobre. Dito isso, compartilhe essas informações com a sua família e as mantenha à sua disposição sempre que precisar. Elas serão bastantes úteis para a sua decisão.

Só não esqueça de verificar os pré-requisitos, taxas e prazos exigidos, para que a sua inscrição seja feita da forma mais tranquila possível.

Viu só? A falta de recursos não é mais um problema para realizar o tão grandioso sonho de cursar medicina, e o Melhores Escolas Médicas está aqui para te orientar da melhor forma. O que achou das possibilidades de financiamento estudantil? Vai tentar algum programa? Deixe seu comentário e até a próxima!