Decidi por IES privadas: quais são as possibilidades?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Desde financiamentos a bolsa de estudos… As possibilidades para cursar Medicina em uma IES privada são razoavelmente numerosas!

 

É, medaholic… Nós te entendemos. Só o fato de conseguir a aprovação em uma faculdade de Medicina já é um esforço tremendo. Ser aprovada em uma instituição pública, então, é ainda mais difícil.

 

E, depois de tentar e tentar conquistar aquela vaguinha em uma universidade estadual ou federal e, no final das contas, ela acabar não vindo, é normal que nos sintamos inclinados a apostar nossas fichas em IES privadas, visto que a concorrência pode ser menor, além de notas de corte mais brandas e possibilidades de se realizar um vestibular duas vezes por ano.

 

Essa, na verdade, é uma grande alternativa, caso não fosse a sua primeira opção. Algumas das melhores universidades do Brasil são particulares, e este tipo de instituição possui também vantagens em relação ao ensino público. Por outro lado, o que não é uma vantagem é ter de quebrar o cofrinho pra poder arcar com as mensalidades da graduação.

 

Independentemente da sua escolha, nós estamos sempre batendo na tecla de que o mais importante é realmente não desistir do sonho médico e se segurar nas beiradas pra não entregar os pontos. E já que essa não foi sua escolha, palmas pra você!

Mas agora, vamos ao que interessa: as possibilidades de IES privadas. Como dissemos agorinha, existem vantagens e desvantagens nesse tipo de instituição. Bora conferir?

 

As formas de ingresso

 

Vamos “começar pelo começo”, não é mesmo? E isso quer dizer, falar sobre a sua entrada na vida acadêmica.

 

Diferentemente das IES (Instituições de Ensino Superior) públicas, onde, atualmente, a única forma de ingresso é por meio do Enem, as IES privadas possibilitam ao estudante o ingresso de diferentes maneiras. 

 

Uma delas é, assim como nas públicas, o uso da nota do Enem, e são raras as instituições privadas que não aceitam esse tipo de ingresso. Outra, é o clássico vestibular, onde cada instituição produz a sua própria prova. E existem ainda outras duas maneiras bem comuns de se adentrar uma faculdade, que são a transferência externa e o ingresso como portador de diploma.

 

Essas duas últimas, a princípio, não são válidas para o estudante recém-saído do ensino médio, portanto, o foco maior é nos próprios clássicos, Enem e vestibular.

 

Aqui, é extremamente importante se ligar em como cada prova é elaborada, portanto, estudar as particularidades de cada uma é fundamental. O Enem costuma ser uma prova mais contextualizada e interdisciplinar, enquanto muitos vestibulares apostam em questões mais “diretas ao ponto”, digamos assim.

 

Além disso, o vestibular costuma atribuir pesos às disciplinas mais específicas de cada curso, enquanto no Enem, a metodologia de avaliação é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma forma bem peculiar de compreender se o desempenho do candidato foi realmente por meio de estudos, ou se contou um pouco com a sorte. Quanto mais coerentes forem as suas respostas, maior será sua nota. 

 

Mas agora, é hora de tratar de um assunto bem importante, aquele que realmente interessa: o “money”!

 

E pra pagar?

 

Bom, como você já sabe, a maior diferença entre uma IES privada e uma pública é justamente o fator financeiro. Contudo, se você não se sente confortável com o fato de pagar as mensalidades da graduação — e vamos combinar, né? A graduação em Medicina é cara demais — existem saídas que possibilitam que você realize o seu curso normalmente. São elas:

 

Financiamento

 

Felizmente, hoje já existem opções variadas de financiamento estudantil, sejam oferecidas pelo Governo Federal ou por meio de crédito privado. Alguns dos programas mais conhecidos são o FIES, e o Pravaler, mas existem outros menos famosos como o FUNDACRED/CredIES, o Creducsul, do Grupo Cruzeiro do Sul e o FIEF, financiamento da instituição financeira Santander. Claro que é muito importante também verificar se a instituição de ensino do seu interesse contempla os estudantes de Medicina com os benefícios. Afinal de contas, não são todas as instituições que oferecem os mesmos programas. 

 

Se quiser saber mais sobre cada um deles, baixe o nosso ebook sobre financiamentos agora! 

 

Mas então, bora falar um pouquinho sobre algumas dessas opções mais famosas:

 

FIES

 

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa idealizado e executado pelo Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que visa financiar cursos superiores não gratuitos a estudantes.

 

O programa conta com diferentes modalidades, possibilitando juros zero aos candidatos mais necessitados e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Mas fique ligado(a)! Não é sempre que o FIES financia toda a mensalidade do curso. Existem algumas condições e regrinhas e, quando o papo é o curso de Medicina, cuja mensalidade é cara pra dedéu, às vezes o benefício não vem em 100%.

 

Para entender todos os detalhes, confira mais informações relacionadas à regulamentação no site do programa.

Pravaler

 

Já o Pravaler, é uma plataforma digital de crédito privado, nascida em 2001, com o propósito de ser a ponte que leva estudantes à educação superior e já está disponível em mais de 200 instituições de ensino em todo o Brasil. Ela possibilita ao estudante, pagar as mensalidades com o dobro do tempo.

 

São pré-requisitos do Pravaler:

 

  • Ter alguém que atue como um garantidor, com renda a partir de um salário mínimo. Não precisa ser necessariamente um familiar. Ah, importante: o seu garantidor não pode ter um contrato vigente com o Pravaler ou ser garantidor de outro aluno do Pravaler.
  • Comprovar renda mínima de 2,2 vezes o valor da mensalidade. A renda mínima pode ser composta pela renda do garantidor mais a sua renda, ou somente pela renda do garantidor, no caso de você não estar trabalhando ou não possuir renda própria. Exemplo: se sua mensalidade for R$ 1.000,00 você deverá comprovar R$ 2.200,00
  • Para a maior parte das IES parceiras, é necessário estar com o CPF regularizado e sem restrições de crédito no SPC e/ou SERASA.

Para saber ainda mais, dê uma olhadinha no site.

 

Bolsas de Estudo

 

Talvez um financiamento não seja pra você. Aí você pode nos perguntar: e bolsas de estudo? Tá tendo?

 

Tá sim, medaholics!

 

A forma mais comum de se conquistar uma bolsa de estudos para Medicina é por meio do Prouni, o Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

 

Alguns dos requisitos do Prouni são:

 

  • Comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Ser um estudante brasileiro que não possua diploma de ensino superior;
  • Ter realizado prova do Enem mais recente, a partir de 2010, e obtido nota igual ou superior a 450 pontos. Além disso, é necessário não ter zerado a redação.

 

Deu pra notar que estes são requisitos um tanto limitadores, não é mesmo? Mas o que você queria? Estudar de graça não é fácil, não! Ainda mais pra Medicina! Ah e é claro que, quanto maior a sua nota pelo Enem, maiores são suas chances de conseguir a sua bolsa

 

Existem ainda possibilidades de conseguir bolsas sem ser pelo Prouni, por meio da própria instituição de ensino, por exemplo, mas para isso, geralmente é necessário que você tenha alcançado uma posição de destaque e excelência nos exames de admissão, como Enem ou vestibular.

 

É difícil, mas é possível! Confie no seu taco, porque nós certamente acreditamos que você é capaz de conseguir tudo que você deseja.

 

Ah, e às vezes acontece de as secretarias de educação dos estados ou dos municípios oferecerem programas de bolsas de estudos. Por isso, é importante dar uma olhadinha para saber se não tem um desses perto de onde você mora.

 

Por hoje é só, pessoal!

 

Bom, medaholic, esperamos que você tenha conseguido entender as possibilidades de estudo que uma IES privada pode oferecer. Existem outros pontos importantes que valem a pena ser destacados em uma universidade particular, como infraestrutura, regularidade de aulas e corpo docente comprometido, mas isso a gente pode deixar pra aprofundar outro dia, ok?

Gostou do conteúdo? Fique ligado(a) no nosso site para conferir mais matérias do seu interesse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?