Formas de fixar os estudos de forma prática!

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Você já parou para pensar no óbvio? De que os estudos sempre são a nossa maior cobrança desde pequenos? Assim que você entra no jardim de infância até a sua formação acadêmica. Essa é na maioria das vezes a única e principal responsabilidade que temos na vida. Mas também já parou para pensar que ninguém nunca te ensinou a estudar e nem a fixar os estudos?

Em meio a tudo isso e com o passar do tempo, chega um momento em que parece que o volume do que tem que ser aprendido, só aumenta e aí vem a grande problemática:

Como fixar todo esse conhecimento que nos é ofertado?

Bate aquela frustração e muitas adversidades que chegam junto com esse dilema.

Pensando nisso, vamos mostrar alguns métodos de fixar os estudos e conhecimento através de técnicas utilizadas por Peter Brown, Henry Roediger e Mark McDaniel no livro “Fixe o Conhecimento: a ciência da aprendizagem bem-sucedida”

De início é bastante importante perceber que o primeiro passo é muito mais mental, você precisa ter a compreensão da sua aprendizagem e saber que não dá para esperar um caminho fácil, simples e divertido.

As três principais estratégias de estudos retratadas e comprovadas cientificamente são:

  • Recuperação ativa
  • Repetição espaçada
  • Prática intercalada

Recuperação ativa

Por que a recuperação ativa está em primeiro lugar da lista? Ela se caracteriza como o método de estudo inicial, fazendo você participar ativamente da técnica e manter seu cérebro ativo por todo esse tempo, sempre fazendo testes, exercícios e praticando o que foi aprendido. Por exemplo:

Quando assistir uma vídeo aula ou ler algum material, faça uma pausa e se pergunte o que daquilo ali é novo para você ou quais as palavras-chave definem aquele tema nos seus estudos.

Repetição espaçada

A repetição espaçada vai te ajudar a espaçar a prática de recuperação de informações de acordo com os seus acertos.

Ou seja, a cada recuperação ativa, aumente um pouco mais do tempo, para que suas ideias tenham mais tempo de fluir. Caso erros nas recuperações sejam mais frequentes, o aconselhado é: não mude o tempo de espaçamento entre uma repetição e outra.

Prática intercalada

Para completar o ciclo de fixação de aprendizagem, a prática intercalada, te conduz a intercalar o estudo de diferentes tipos de problemas, até porque mudar de atividade enquanto estuda, também é descansar.  O cérebro nunca desliga, então você precisa de estratégias para relaxamento do sua massa cinzenta, enquanto realiza outra atividade relacionada a estudos.

Lembre sempre que a sua inteligência é produto tanto dos seus genes, quanto do uso que você faz do seu cérebro, mantendo sempre uma mentalidade de crescimento e resolução de problemas.

Você também pode gostar de:

Pagina: Como estudar… 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?