Já pensou em fazer medicina na USP?

Compartilhar:

ja-pensou-em-cursar-medicina-na-usp

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Quando a palavra medicina é mencionada, você é daqueles que já se imagina dentro de uma renomada faculdade de medicina? Se a resposta for sim, você está entre a comunidade de todos vestibulandos de medicina. E você já pensou em fazer medicina na USP?

Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre algumas curiosidades da Universidade de São Paulo.

Um pouco sobre a história da Universidade de São Paulo (USP) 

Para você começar a entender como tudo começou, vamos voltar lá para 1930, onde o Brasil, no auge da sua adolescência,  passava por uma de suas milhares crises e o estado de São Paulo percebeu toda a sua força e disse: “Hmmm por que não derrubar o governo do atual presidente e tomar o poder?”

Infelizmente não deu certo, porém foi aí que as grandes cabeças do movimento paulista contra Vargas, tentaram reerguer o lado intelectual de SP, e resultou na criação da USP.

O curso de Medicina 

Quando vamos falar sobre Medicina na USP, as coisas mudam um pouco, agora chamada de Faculdade de Medicina da USP, ou FMUSP, o núcleo de medicina é também um dos maiores centros de pesquisas médico científicas do país.

Com 66 laboratórios de investigação médica, 230 grupos de pesquisa e uma vasta produção intelectual. Por esse motivo, é dos cursos mais procurados pelos vestibulandos em medicina, preza para que os seus alunos sejam excelência através do seu ensino de:

  • Graduação e pós-graduação;
  • Pesquisa;
  • Cultura;

Como também, a extensão de serviços à comunidade, relacionadas à medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, dentro dos mais elevados preceitos éticos e morais.

E com tanta coisa acontecendo no curso, óbvio que você também está querendo saber sobre uma das atléticas mais famosas e bem estruturadas do Brasil, no caso da USP é a AAAOC, Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz.

Destacando-se como uma das mais completas, a atlética tem em seus esportes Rugby, Futebol, Beisebol, Polo Aquático, Vôlei, Natação e uma infinidade de modalidades que só indo pra USP para conhecer né.

 

É hora do ranking  

  • Folha de S. Paulo: 1° Lugar
  • Estadão: 5
  • Mec: não participa por fins próprios
    Nota de corte: 827,86

 

Vivendo em São Paulo

Se você já pensou em fazer medicina na USP, já pensou em morar na capital paulistana também né? Todo mundo já tá cansado de saber sobre a diversificação cultural que a menina Sampa possui, né? No entanto, é no meio de toda essa diversidade que fica o Butantã, bairro onde a USP está localizada.

O bairro oferece boas alternativas para quem gosta de fazer passeios mais próximos à natureza. Uma boa opção é o Instituto Butantã. E se a sua praia é cultura, uma boa pedida é visitar a Casa do Bandeirante.

Você sabia que o nome “Butantã”, de acordo com a prefeitura de São Paulo, possui duas versões para o seu significado?

  • Butantã é “terra socada e muito dura” e “lugar de vento forte”, características do local onde os Jesuítas e bandeirantes lá em 1900 passavam para ir ao interior.
  • E não é só isso, em 1901, quando foi inaugurado o famoso instituto Butantã, o bairro passou a ser visto como um dos grandes guerreiros contra doenças altamente infecciosas, como a peste bubônica e o atual covid-19, de onde veio a Coronavac.

Em suma, além de estudar numa das melhores faculdade do país, você vai estar em um lugar histórico e cultural.

Ficou com vontade né?

A Universidade de São Paulo é a melhor quando se trata de medicina no Brasil e a MEM quer te ajudar nessa jornada.

Por causa disso, disponibilizamos conteúdos gratuitos  no nosso portal  para te ajudar, bem como planners, resumos, simulados, mapas mentais.

Ah, e aproveita para nos seguir em todas nossas redes sociais como InstagramTikTokTwitterTelegramYouTube e também Linkedin, pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Em suma, conheça mais sobre as Escolas Médicas do Brasil assistindo os vídeos da nossa websérie onde mostramos com detalhes várias curiosidades e informações essenciais para você fazer a sua escolha!

E como entrar na USP?

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular da Fuvest, esse processo seletivo é um dos mais tradicionais do Brasil, e foi fundado na década de 1970, na sua primeira edição em 1977, tiveram mais de 90 mil candidatos inscritos.

Podemos perceber que desde o início, o processo seletivo teve um número expressivo, pois desde o seu início já bombava, e devido a essa quantidade, a fuvest já chegou a realizar outros diversos processos seletivos.

Você já deve ter sonhado em estudar medicina na USP, né não?

Saiba tudo sobre a Fuvest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?