Vestibular da Fuvest: tudo o que você precisa saber
Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular da Fuvest, esse processo seletivo é um dos mais tradicionais do Brasil, e foi fundado na década de 1970, na sua primeira edição em 1977, tiveram mais de 90 mil candidatos inscritos.
Podemos perceber que desde o início sempre teve um número expressivo, pois desde o seu início já bombava, e devido a essa quantidade, a fuvest já chegou a realizar outros diversos processos seletivos.
Você já deve ter sonhado em estudar medicina na USP, né não?
Você sabe o que é a Fuvest?
A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) foi criada pela Universidade de São Paulo (USP) em 20 de abril de 1976. A FUVEST foi instituída para realizar o exame vestibular da USP, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Graduação da Universidade.
E por falar em vestibular da Fuvest, você sabia que as inscrições para o vestibular de medicina da fuvest estão abertas? Sim!!!! Os vestibulandos interessados em concorrer a uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) já podem fazer as inscrições para o Concurso Vestibular Fuvest 2023. O prazo vai até as 12h de 23 de setembro.
Quem pode participar?
Podem participar aqueles que já concluíram o ensino médio, que vão concluir este ano ou quem já tem diploma de ensino superior. Estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio podem prestar o exame para avaliar seus conhecimentos, o chamado treineiro.
Quais fases da prova?
A prova da primeira fase será realizada no dia 4 de dezembro. As provas da segunda fase estão agendadas para os dias 8 e 9 de janeiro de 2023. As provas de habilidades específicas serão aplicadas de 11 a 14 de janeiro.
Na Universidade de São Paulo (USP), o vestibular organizado pela edição Fuvest 2023 possuirá duas fases.
A primeira com 90 questões objetivas, e a segunda tem três dias de provas dissertativas.
No primeiro dia, são 10 questões de interpretação de texto em português e uma redação. O segundo dia tem 16 questões interdisciplinares iguais para todos os candidatos, e no terceiro dia, 12 questões de acordo com a área escolhida.
Resultado
O resultado do Concurso Vestibular Fuvest 2023 será divulgado no dia 30 de janeiro em primeira chamada.
Para o vestibular 2023, a USP vai oferecer 11.147 vagas, sendo 4.961 para candidatos AC; 2.173 vagas para candidatos EP; 1.096 para alunos EP/PPI e 2.917 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A USP tem três unidades que oferecem o curso de medicina, contudo se liga nas vagas e nos fases das provas.
Ribeirão Preto
- São 75 vagas, sendo 50 para ampla concorrência, 18 vagas destinadas a alunos egressos de escola pública, 7 vagas destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas.
- Prova da 1ª fase: Conhecimentos Gerais;
- Provas da 2ª fase: 1º dia – Português, Redação; 2º dia – Biologia, Física, Geografia, Química.
Bauru
- São 42 vagas, sendo 23 para ampla concorrência, 10 vagas destinadas a alunos egressos de escola pública, 9 vagas destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas.
- Prova 1ºfase: Conhecimentos gerais
- Provas 2º fase: 1º dia: Português e Redação; 2º dia: Biologia, geografia e química.
São Paulo
- São 122 vagas, sendo 58 para ampla concorrência, 39 vagas destinadas a alunos egressos de escola pública, 25 vagas destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas.
- Prova da 1ª fase: Conhecimentos Gerais
- Provas da 2ª fase: 1º dia – Português; Redação 2º dia – Biologia, Física, Química
No ano passado, as faculdades de Ribeirão Preto e Bauru deram ênfase a geografia, química e biologia. No entanto, em São Paulo, a prova específica destacou física, química e biologia.
O que estudar para a vestibular da fuvest?
Fique atento ao manual do candidato, lá tem todas as especificidades que você precisa compreender para fazer o vestibular da fuvest.
Portanto, na hora de elaborar seu cronograma de estudos, é muito importante que você veja detalhadamente todas as informações.
Dica básica, mas de milhões: os conhecimentos exigidos não se restringem a memorização de datas, fórmulas e fatos, por exemplo. Em suma, é importante que o estudante saiba interpretar textos em diferentes linguagens e expressar os seus conhecimentos e opiniões.
Leitura obrigatória
Diferente do Enem, alguns vestibulares de medicina exigem leituras obrigatórias, o vestibular da fuvest tem uma lista das leituras, se liga:
- Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
- Quincas Borba – Machado de Assis
- Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
- Angústia – Graciliano Ramos
- Mensagem – Fernando Pessoa
- Terra Sonâmbula – Mia Couto
- Campo Geral – Guimarães Rosa
- Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
- Nove Noites – Bernardo Carvalho
Como é a prova de redação?
Assim como na prova do Enem, e na maioria dos vestibulares, é esperado do aluno que ele escreva uma redação dissertativa de caráter argumentativo, e que esteja dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Não esqueça que é necessário demonstrar, ao longo do texto, sua capacidade de desenvolver argumentos, ideias, exemplos e opiniões sólidos que sustentem seu ponto de vista, pois esses pontos vão dar embasamento no que você está escrevendo.
A prova da Fuvest exige que você dê um título à redação, inclusive, uma linha é separada no topo da folha para isso, por isso fique atento.
Então, quando estiver treinando para a redação já comece a pensar nos títulos, mesmo não sabendo o tema escolhido pela fuvest, você tem que ter isso em mente:
- Escolha um título que seja curto e objetivo;
- Sem deixar de lado a criatividade;
- Não esqueça das normas da língua portuguesa.
Provas antigas do vestibular da fuvest
Em suma, além de conhecer as disciplinas que devem ser estudadas, vale a pena conferir provas de anos anteriores e resolver as questões. Assim, você vai conseguir checar se a sua preparação está compatível com o ideal para aprovação.
Você sabia que no site da Fuvest você encontra provas de todos os processos seletivos desde a sua fundação em 1976? Se não sabia, está sabendo agora, clica aqui.