Vestibular da Fuvest: tudo o que você precisa saber

Compartilhar:

faculdades abrem vestibular no início de 2023

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular da Fuvest, esse processo seletivo é um dos mais tradicionais do Brasil, e foi fundado na década de 1970, na sua primeira edição em 1977, tiveram mais de 90 mil candidatos inscritos.

Podemos perceber que desde o início sempre teve um número expressivo, pois desde o seu início já bombava, e devido a essa quantidade, a fuvest já chegou a realizar outros diversos processos seletivos.

Você já deve ter sonhado em estudar medicina na USP, né não?

Você sabe o que é a Fuvest?

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) foi criada pela Universidade de São Paulo (USP) em 20 de abril de 1976. A FUVEST foi instituída para realizar o exame vestibular da USP, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Graduação da Universidade.

E por falar em vestibular da Fuvest, você sabia que as inscrições para o vestibular de medicina da fuvest estão abertas? Sim!!!! Os vestibulandos interessados em concorrer a uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) já podem fazer as inscrições para o Concurso Vestibular Fuvest 2023. O prazo vai até as 12h de 23 de setembro.

Quem pode participar?

Podem participar aqueles que já concluíram o ensino médio, que vão concluir este ano ou quem já tem diploma de ensino superior. Estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio podem prestar o exame para avaliar seus conhecimentos, o chamado treineiro.

Quais fases da prova?

A prova da primeira fase será realizada no dia 4 de dezembro. As provas da segunda fase estão agendadas para os dias 8 e 9 de janeiro de 2023. As provas de habilidades específicas serão aplicadas de 11 a 14 de janeiro.

Na Universidade de São Paulo (USP), o vestibular organizado pela edição Fuvest 2023 possuirá duas fases. 

A primeira com 90 questões objetivas, e a segunda tem três dias de provas dissertativas. 

No primeiro dia, são 10 questões de interpretação de texto em português e uma redação. O segundo dia tem 16 questões interdisciplinares iguais para todos os candidatos, e no terceiro dia,  12 questões de acordo com a área escolhida.

Resultado

O resultado do Concurso Vestibular Fuvest 2023 será divulgado no dia 30 de janeiro em primeira chamada.

Para o vestibular 2023, a USP vai oferecer 11.147 vagas, sendo 4.961 para candidatos AC; 2.173 vagas para candidatos EP; 1.096 para alunos EP/PPI e 2.917 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A USP tem três unidades que oferecem o curso de medicina, contudo se liga nas vagas e nos fases das provas.

Ribeirão Preto 

  • São 75 vagas, sendo 50 para ampla concorrência, 18 vagas destinadas a alunos egressos de escola pública, 7 vagas destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas.
  • Prova da 1ª fase: Conhecimentos Gerais;
  • Provas da 2ª fase: 1º dia – Português, Redação; 2º dia – Biologia, Física, Geografia, Química.

Bauru

  • São 42 vagas, sendo 23 para ampla concorrência, 10 vagas destinadas a alunos egressos de escola pública, 9 vagas destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas.
  • Prova 1ºfase: Conhecimentos gerais
  • Provas 2º fase: 1º dia: Português e Redação; 2º dia: Biologia, geografia e química.

São Paulo

  • São 122 vagas, sendo 58 para ampla concorrência, 39 vagas destinadas a alunos egressos de escola pública, 25 vagas destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas.
  • Prova da 1ª fase: Conhecimentos Gerais 
  • Provas da 2ª fase: 1º dia – Português; Redação 2º dia – Biologia, Física, Química  

No ano passado, as faculdades de Ribeirão Preto e Bauru deram ênfase a geografia, química e biologia. No entanto,  em São Paulo, a prova específica destacou física, química e biologia.

O que estudar para a vestibular da fuvest?

Fique atento ao manual do candidato, lá tem todas as especificidades que você precisa compreender para fazer o vestibular da fuvest.

Portanto, na hora de elaborar  seu cronograma de estudos, é muito importante que você veja detalhadamente todas as informações.

Dica básica, mas de milhões:  os conhecimentos exigidos não se restringem a memorização de datas, fórmulas e fatos, por exemplo. Em suma, é importante que o estudante saiba interpretar textos em diferentes linguagens e expressar os seus conhecimentos e opiniões. 

Leitura obrigatória

Diferente do Enem, alguns vestibulares de medicina exigem leituras obrigatórias, o vestibular da fuvest tem uma lista das leituras, se liga:

  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
  • Quincas Borba – Machado de Assis
  • Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
  • Angústia – Graciliano Ramos
  • Mensagem – Fernando Pessoa
  • Terra Sonâmbula – Mia Couto
  • Campo Geral – Guimarães Rosa
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho

Como é a prova de redação?

Assim como na prova do Enem, e na maioria dos vestibulares, é esperado do aluno que ele escreva uma redação dissertativa de caráter argumentativo, e que esteja dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.  

Não esqueça que é necessário demonstrar, ao longo do texto,  sua capacidade de desenvolver argumentos, ideias, exemplos e opiniões sólidos que sustentem seu ponto de vista, pois esses pontos vão dar embasamento no que você está escrevendo.

A prova da Fuvest exige que você dê um título à redação, inclusive, uma linha é separada no topo da folha  para isso, por isso fique atento.

Então, quando estiver treinando para a redação já comece a pensar nos títulos, mesmo não sabendo o tema escolhido pela fuvest, você tem que ter isso em mente:

  • Escolha um título que seja curto e objetivo;
  • Sem deixar de lado a criatividade;
  • Não esqueça das normas da língua portuguesa.  

Provas antigas do vestibular da fuvest

Em suma, além de conhecer as disciplinas que devem ser estudadas, vale a pena conferir provas de anos anteriores e resolver as questões. Assim, você vai conseguir checar se a sua preparação está compatível com o ideal para aprovação.

Você sabia que no site da Fuvest você encontra provas de todos os processos seletivos desde a sua fundação em 1976? Se não sabia, está sabendo agora, clica aqui.

 

Emescam também tem vestibular próprio.

Por isso, foca no jaleco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?