Medicina nota 5 na Bahia: conheça a Unex 

Compartilhar:

foto da entrada da Unex, faculdade de medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O caminho até entrar no curso de medicina pode ser bastante árduo. Dessa forma, faz sentido buscar as melhores instituições para que você possa ter a melhor infraestrutura aliada a um corpo docente excelente.

Se você é do Nordeste ou tem interesse em cursar medicina na Bahia, a Unex é uma ótima pedida. Na imagem, você pode ver a unidade de Feira de Santana. Vamos falar sobre os detalhes desse centro ao longo do texto, leia até o final para ficar por dentro de tudo.  

O que o curso de Medicina propõe?

O curso de Medicina forma profissionais que trabalham com o cuidado e a manutenção da saúde humana. Ao longo do curso de Medicina, o futuro médico aprende a diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, acompanhar pacientes, promover o bem-estar mental, físico, psicológico e social. Além de tudo isso, ele está habilitado a realizar tratamentos e atuar na prevenção de patologias.

Ainda que seja um curso de alta complexidade por conta da dedicação necessária e da densidade de conteúdos, a faculdade de Medicina está entre as mais concorridas do Brasil.

Se exercer a Medicina é o seu sonho, comece a se dedicar a ele o quanto antes, busque conhecer as instituições, entender qual é o melhor caminho e quais são as instituições que melhor se encaixam no seu perfil.

 

Conheça os ciclos do curso de medicina

Assim que você ingressa no curso de medicina, ele é dividido em três fases principais, saiba quais são:

Ciclo básico

  • Durante a realização desse método, o aluno passa por “fases” dentro dos seus seis anos acadêmicos. Os dois primeiros anos são conhecidos como ‘Ciclo Básico’. É nesse período que são ensinadas disciplinas básicas como Anatomia, Citologia, Biofísica, entre outros assuntos que vão ajudar lá na frente.

Ciclo Clínico

  • Já durante o 3º e 4º anos, conhecidos como ‘Ciclo Clínico’, é quando o aluno começa a ter mais vivência médica e colocar em prática tudo aquilo o que, até então, ele só conhecia na teoria. Nessa fase, o aluno começa a ter contato com pacientes em hospitais, ambulatórios dos hospitais-escola ou de hospitais conveniados com a instituição.

Internato

  • O internato acontece nos últimos dois anos, é nesse período que o aluno tem suas práticas médicas mais intensificadas, agilizando seu potencial de diagnosticar os pacientes da melhor forma. As práticas se tornam mais intensas e é quando o aluno já pode ter experiência em plantões e estágios dentro de hospitais-escola, além da vivência com procedimentos de atendimento emergencial e cirúrgico.

Vale ressaltar que esses dois últimos anos são muito importantes para a residência e para a especialização.

Um passeio pela Unex

Pode ser que você já tenha ouvido falar da UniFTC, agora ela virou Unex! O nome mudou, mas a qualidade continua a mesma, então você ainda pode escolher entre as unidades de Feira de Santana ou de Itabuna. 

Se preferir um local mais próximo de Salvador, Feira de Santana é o lugar. Localizada a cerca de 108 km da capital baiana, Feira é a segunda cidade mais populosa da Bahia e tem o terceiro maior PIB do estado. 

Contudo, se isso não importar muito para você, Itabuna fica a cerca de 426 km de Salvador. Isso não quer dizer que é uma cidade paradona, muito pelo contrário. A cidade é um centro regional de indústria, comércio e serviços e é a sexta mais populosa do estado baiano.

A UniFTC, fundada em 11 de setembro de 2001, passa a se chamar Unex. Com mais de 20 anos de experiência educacional voltada para formação de profissionais colaborativos, inovadores, empreendedores, e conscientes do seu papel social, a proposta é continuar formando futuros médicos de excelência. 

A nova identidade da Instituição, em Itabuna, corrobora essa trajetória e tem como características o humanismo, a evolução e o protagonismo. “O conceito para a identidade da Unex, é mais que uma nova marca, é o fortalecimento dos nossos valores institucionais e o compromisso com a sociedade”, destaca a Vice-Presidente de Marketing Integrado do Grupo, Milena Oliveira. 

 

Medicina nota 5 

A nota 5 é a máxima que uma instituição pode alcançar de acordo com os parâmetros do MEC. Nesse sentido, a pontuação leva em conta a infraestrutura do curso, seu corpo docente, o projeto pedagógico e a gama de conhecimentos absorvidos pelo aluno ao longo da graduação.

Com nota máxima, os futuros médicos serão beneficiados com uma infraestrutura completa, com tecnologia de ponta e um modelo metodológico disruptivo. Assim, os futuros profissionais poderão conquistar um currículo inovador.

“Oferecemos aos nossos estudantes um ambiente inovador e tecnológico, com laboratórios equipados com simuladores realísticos e altamente revolucionário para o ensino da prática médica.”, afirma Lino Sieiro Neto, Coordenador Geral dos cursos de Medicina da Unex. 

Nesse sentido, a humanização da medicina é um ponto-chave já que a Unex valoriza a importância da conexão médico-paciente e do impacto dessa relação na formação de profissionais humanos e conscientes do seu papel na sociedade.

 

Processo seletivo em Medicina Unex 

Para se inscrever no processo seletivo para cursar Medicina na Unex no semestre 2023.1, é super simples. Basta se inscrever na Unidade de Feira de Santana  ou na Unidade de Itabuna. E temos uma ótima oportunidade, quanto antes você se inscrever, menos você paga! 

Na unidade de Itabuna, existem 25 vagas disponíveis no vestibular tradicional, 5 para quem quer iniciar a segunda graduação e 10 para quem pretende entrar com a nota do Enem. Já na unidade de Feira de Santana, existem 30 vagas disponíveis no vestibular tradicional, 5 para quem quer iniciar a segunda graduação, 10 para quem pretende entrar com a nota do Enem e 5 vagas para transferência externa.

Confira as datas:  até o dia 06 de março, o valor é de R$310,00 (trezentos e dez reais); do dia 07 ao dia 14 de março, o valor sobe para R$350,00 (trezentos e cinquenta reais). E tem várias formas de pagar: por meio de cartão de crédito, débito ou boleto até a data de vencimento.

 

Uma resposta

  1. a universidade parece se boa o pelo que hmpesei O aluno que gosta de frabalgar com amor a faculdade é boa pelo que observei
    Espero passar é gostaria de ficar em Itabuna pq sou do Rio de Janeiro .
    Parabéns!
    Riva Teixeira Pessanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?