Ter dúvidas nesse momento é algo natural, fique tranquilo, principalmente após não ver o retorno imediato do período de estudos. Contudo, não desanime nessa hora, pois a sua jornada na medicina está só começando e existem alternativas para ser aprovado no tão sonhado vestibular de medicina.
Aliás, a nota baixa no vestibular não representa necessariamente que o aluno não é qualificado para entrar na graduação. As universidades públicas abrem um número limitado de turmas, colocando os candidatos para competirem por pouquíssimas oportunidades.
Por isso, vamos manter a calma e, claro, recomendo a breve leitura deste conteúdo para entender quais são as alternativas e voltar com tudo. Vem ver!
1. Faça uma autoavaliação
2. Verifique opções de vestibular ao longo do ano
3. Adote novas técnicas de estudo
4. Avalie-se periodicamente
5. Refaça seu plano de estudo para medicina
6. Uma nota não te define
Faça uma autoavaliação após o vestibular de medicina
A autoavaliação é o seu ponto de partida, pode ser difícil? Sim! Mas nada é impossível para você, lembre-se disso.
A autoavaliação ajuda a refletir sobre a situação e dá condições para você planejar os próximos passos da sua carreira.
Uma sugestão é usar a análise SWOT. Nela, você vai responder a 4 questionamentos importantes para entender a sua situação atual.
1. Quais são as suas forças?
2. Quais são as suas fraquezas?
3. Quais são as oportunidades disponíveis?
4. Quais são as possíveis ameaças?
As forças e fraquezas dizem respeito a você mesmo: conhecimentos, situação financeira, tempo disponível, motivação para estudar e mais. Já as oportunidades e ameaças são o que o contexto oferece: formas de ingresso alternativas, concorrência no processo seletivo, opções de crédito e bolsa de estudos.
Verifique opções de vestibular de medicina ao longo do ano
Outro ponto relevante é levantar o calendário de oportunidades disponíveis ao longo do ano: segunda chamada do vestibular e suas próximas edições. Fique atento também aos exames sem data específica para acontecer, como o vestibular online e agendado, opções que a universidade pode te oferecer para que você faça a prova quando se sentir preparado.
Como dica de estudos, modifique a preparação de acordo com o perfil da prova.
Adote novas técnicas de estudo
Entre as alternativas, você pode adaptar os seus métodos para estudar de forma eficiente. Normalmente, a principal dificuldade é fazer um planejamento de longo prazo, minimizando o esquecimento até a data da prova.
Por isso mesmo, as técnicas de memorização estão no centro desse tipo de preparação. É preciso adotar métodos mais intensos — em que existe mais atividade cerebral durante o estudo — e revisões periódicas para potencializar o resultado. A lista de ferramentas vai longe:
- autoexplicação do conteúdo;
- elaboração de quadros;
- exercícios de provas anteriores
- flash cards;
- mapas mentais;
- resumos.
Avalie-se periodicamente
Um cuidado no estudo para vestibular é realizar simulados para saber a distância entre você e a nota de corte. Além disso, a prática ajuda outros fatores relevantes, como gerir o tempo e ter controle emocional durante a prova.
No caso da redação, o hábito de escrever será decisivo para minimizar os erros e o desgaste durante o exame. Sem contar que o texto argumentativo apresenta regras específicas que precisam ser transformadas em competências pela repetição.
Refaça seu plano de estudo para o vestibular de medicina
Aproveite esse momento para refletir onde você errou. Quais disciplinas foram as de menor desempenho e saiba como se organizar nos estudos. O planejamento pode ser totalmente modificado para dar maior atenção àqueles assuntos mais difíceis.
Depois de fazer esse raio x do seu desempenho, é hora de organizar um novo plano de estudo semanal. Isso pode ser feito com a ajuda de professores. Organização para estudar Medicina é a melhor forma de começar uma nova preparação.
E o que estudar para passar em Medicina? Organize um cronograma de estudos para Medicina, com livros, podcasts e outros tipos de metodologia de estudos.
Procure o lugar mais silencioso da casa e monte de novo seu “quartel general” para seus estudos com tudo que você precisa por perto. Se não for possível ter um lugar só seu, converse com os seus familiares para que adequações na residência sejam feitas. Então, organize a rotina com o método de estudo ideal para você. Isso é importante para esse novo momento de preparação.
Uma nota não te define
Quem está se preparando para passar no curso de Medicina pensa muito em nota, principalmente, na nota. Pois é ela que vai determinar a pontuação necessária para aprovação. Ao longo dos estudos, a resolução de simulados ajuda a medir seu grau de conhecimento e dá uma média de pontuação.
Sabemos que essa nota não te define. Ela muda a cada processo seletivo. Isso se explica pela oferta de vagas e a procura. No caso do curso de Medicina, a nota é sempre alta e pode variar a cada vestibular porque o desempenho dos candidatos nem sempre é igual.
Se você não conseguiu alcançar a nota, não fique frustrado. Essa nota revela o momento e não define sua capacidade. Exatamente por isso que você não deve ficar preocupado excessivamente e pensar que nunca irá passar no curso porque sua nota não foi boa. Certamente com mais estudo, seu desempenho tende a melhorar… e muito.
Por fim… vai dar tudo certo!
O poeta Fernando Sabino disse: “no fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim”. Essa é uma forma bem bacana de encarar alguma dificuldade. Pense positivo porque tudo vai dar certo. Faça sua parte, mas tenha como foco principal sua saúde física e mental.
Se não foi possível passar em medicina dessa vez, vai ser na próxima! Não fique na cabeça “não consigo passar em medicina”. Tudo depende de como você vai persistir, acreditar e agir. Reclamar só vai bloquear sua motivação e não vai mudar a realidade. Há um mundo de oportunidades te esperando!
- Ausência de negros na Medicina é um desafio para o Brasilpor Leila Lima
- As mensalidades de medicina mais baratas do Sudeste para 2025por Melhores Escolas Médicas
- Confira as menores notas de corte em Medicina no Nordestepor Karla Thyale Mota
- Inep divulga gabarito oficial do Enem 2024; confirapor Karla Thyale Mota
Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!
Ao enviar, você concorda em receber comunicações.