O sonho de cursar medicina

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Passar no curso de medicina de primeira, é o sonho de todo aluno, no entanto nem sempre é possível. Sabemos que o curso de medicina é o mais concorrido do país, devido ao número de vagas versus o número de candidatos. Contudo, cursar medicina para a maioria dos estudantes é um sonho, geralmente nasce ali na infância, e nem sempre é possível realizar esse sonho de primeira.

Foi o caso de Edna Passos Madruga, 38 anos, mãe de três filhas, advogada, e atualmente estudante do segundo período de medicina. 

Quem disse que sonhos morrem, ou tem prazo de validade?

Para Edna, com certeza os sonhos não morrem e nem têm prazo de validade, natural de Itabaiana, município do estado de Sergipe, essa mãe-advogada, está cursando medicina na Faculdade Ages de Medicina de Jacobina/Ba, a qual pertence ao grupo Ânima educacional. 

Embora esteja cursando a faculdade de medicina agora, Edna teve um longo percurso antes de realizar seu sonho de infância. 

Ela se formou em direito e advogou por 10 anos, no entanto, nunca desistiu do sonho de fazer medicina, esse desejo estava guardado, lá dentro do seu coração.

A caminhada

Edna fez todo seu ensino médio na rede pública, na escola municipal Padre Freire de Menezes, em Campo do Brito/Se. 

Quando Edna concluiu o ensino médio, fez 3 vestibulares na Universidade Federal de Sergipe, no entanto, não teve êxito. Naquela época só existia o curso de medicina na UFS, e após três tentativas, ela conseguiu aprovação em direito em outra universidade da capital sergipana, e seguiu carreira no mundo jurídico.

Então, em 2020, no meio da pandemia, Edna voltou a estudar para medicina, estava decidida em buscar sua aprovação no curso.

“Quando o mundo parou, resolvi voltar a estudar para fazer vestibular. Embora estivéssemos vivendo dias difíceis, atravessando por uma pandemia, foi um período que foquei muito na minha aprovação.” relatou Edna. 

Saúde mental

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Quando falamos de saúde mental, falamos de aspectos físicos também, alimentação, atividade física. 

Cuidar da saúde mental é tentar equilibrar as atribuições pedagógicas com os outros aspectos.

Segundo Edna, uma boa saúde mental é muito importante para o processo de aprendizagem do aluno. Ela procurava manter o equilíbrio entre os estudos e os cuidados com as três filhas.

Método de estudos

A busca por um método de estudo é importante para alcançar metas no fim do dia e isso só é possível organizando os estudos!

Às vezes, a gente se pega perguntando o porquê do coleguinha do lado ter melhor desempenho em avaliações, enquanto estamos dando o “sangue” para conseguir bons resultados e nem sempre é aquele esperado. Mas a resposta está no método de estudo adotado.

Vale ressaltar que o processo de aprendizagem é individual, cada aluno se identifica com um método, em suma, o importante é você achar qual método você se adapta melhor.

Edna passou pelo processo seletivo direto da universidade em que estuda atualmente, ela fez cursinho para matérias isoladas, química, física, matemática e biologia. Além de estudar em casa e resolver muitas questões, ela treinava muito a redação.

Vale ressaltar que a redação é uma ótima estratégia para elevar sua nota final, seja no Enem ou em vestibulares diretos. 

Rotina na faculdade 

Como o curso de medicina é em tempo integral, Edna passa a maior parte do dia na faculdade. Contudo, devido à complexidade e abrangência das matérias, ela estende seus estudos durante os finais de semana,nos horários vagos, e à noite após as crianças dormirem.

Edna tem um recado para você, medaholic.

“Atualmente, a internet possibilitou a democratização do ensino, seja  do ponto de vista da acessibilidade, seja do ponto de vista econômico. De qualquer lugar do mundo, com acesso a internet e um computador, podemos assistir a excelentes aulas de qualquer conteúdo e gratuitamente, o que ajuda muito na preparação para aprovação do candidato. 

Assim, cabe ao candidato persistir e se distanciar de opiniões de terceiros que não entendem do processo. 

Foquem nos seus objetivos e não desistam dos seus sonhos. O caminho é árduo, mas se houver persistência, haverá êxito.”

Como passar em medicina?

Mais histórias do aprovado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?