Onde estudar medicina no Rio de Janeiro?

Compartilhar:

medicina no Rio de Janeiro

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O Rio de Janeiro é repleto de beleza e disso todo mundo já sabe. Mas o Estado que possui uma das maravilhas do mundo também tem várias escolas médicas para encantar os olhos daqueles que têm a medicina como meta de vida. No texto de hoje vamos conferir algumas instituições de medicina no Rio de Janeiro. Preparado?

Confira o texto todo→

 

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criada em 1920. A Universidade reúne a sétima escola de Engenharia mais antiga do mundo e a primeira das Américas, a Escola Politécnica, criada em 1792,a Faculdade Nacional de Medicina, criada em 1808, e a Faculdade Nacional de Direito, criada em 1891.

A Faculdade de Medicina da UFRJ é composta pelos cursos de medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. O curso de medicina está presente em dois campus: na sede e na cidade de Macaé, que fica a cerca de 160km da capital.Para ingressar no curso de medicina é mediante a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e inscrição no SISU, sua nota de corte difere nos campus, no RJ é 822.46, e em Macaé, 808.94.

 

Diferenciais

Biblioteca: a biblioteca da UFRJ faz parte do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI), que conta, ao todo, com 45 unidades. Pelo portal os estudantes podem ter acesso ao acervo remoto e biblioteca digital.

Hospitais conveniados: Os estudantes, além de participarem da prática nas unidades de serviço da rede de do Município do Rio de Janeiro, prestam atendimento nos hospitais:

  • Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
  • Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
  • Instituto de Ginecologia
  • Instituto de Psiquiatria
  • Maternidade Escola

 

UFF – Universidade Federal Fluminense

Originalmente batizada de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) foi criada em 1960, devido a junção das Escolas Federais de Farmácia, Odontologia e Direito (1912), Medicina (1926) e Medicina Veterinária (1936); agregou outras cinco, das quais três eram estaduais, a saber: Enfermagem (1944), Serviço Social (1945), Engenharia (1952), e outras duas, particulares, Ciências Econômicas (1942) e Filosofia (1947).

 

O curso de medicina da UFF dispõe de 180 vagas anuais. O ingresso no curso é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a nota de corte de 794.86. A metodologia de ensino é tradicional, dividida em básico, clínico e internato, dois anos para cada. A UFF fica a 18km de distância da capital carioca.

 

Diferenciais

  • Biblioteca: as bibliotecas da UFF estão vinculadas à Superintendência de Documentação.
  • Suas 30 unidades estão distribuídas pela cidade de Niterói e em outros sete municípios do Estado do Rio de Janeiro.
  • Hospitais conveniados: o internato obrigatório do curso é realizado no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).
  • Avaliação do MEC: o curso de medicina da UFF, na última edição do Enade (índice que mede a relação entre conteúdo e aprendizado dos estudantes), alcançou a nota máxima (5).

 

Universidade de Vassouras

O curso de medicina da Universidade de Vassouras teve início em 1969 e é nota 4 no MEC. A Instituição de Ensino Superior possui um dos melhores cursos de medicina do Rio de Janeiro. Além disso, o curso de medicina ainda conta com Hospital Universitário, Ambulatório Escola e Laboratório de Habilidades e Simulação que estão disponíveis para o aluno desde o primeiro período. A UniVassouras também possui projetos sociais.O Projeto Ipiranga permite que os alunos prestem cuidados às pessoas do bairro Ipiranga, Itakamosi e Massambará, na periferia do município de Vassouras.

O curso de medicina foi fundamental na construção final da Universidade de Vassouras. A inserção da Faculdade de Medicina à Fundação Universitária Sul Fluminense (FUSF), ocorreu em 1967, e foi o “embrião” da Universidade de Medicina de Vassouras que conhecemos atualmente.

A Escola de Medicina da Universidade de Vassouras adota em suas práticas pedagógicas uma metodologia mista, na qual predominam metodologias ativas, valorizadoras da problematização e voltadas para a formação de profissionais atuantes, críticos e conscientes de seu tempo e lugar… além disso a instituição adota um currículo integrado, que ao viabilizar o ensino em distintos cenários, fomenta a construção de conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades essenciais à prática profissional do futuro médico. Sendo assim, os alunos conseguem ter conhecimentos e vivências de situações diferenciadas e cotidianas do processo de trabalho das equipes multiprofissionais, contribuindo desta forma para a valorização do compartilhamento de saberes.

 

O que fazer no Rio de Janeiro?

Conhecida como cidade maravilhosa, é impossível não destacar as belas praias e os famosos pontos turísticos, como o Cristo Redentor e o Pão-de-Açúcar. O berço da bossa nova combina o urbano com a natureza de forma espetacular, emoldurando a cidade. A vida noturna também não fica para trás no Rio de Janeiro, há bares e baladas que prometem diversão a quem se aventura. 

 

E aí? Gostou desse conteúdo? Tem muito mais matérias no nosso portal. Então veja nossos outros posts.

Acompanhe nossos conteúdos no Telegram e no Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?