Fies prorroga prazo para convocação da Lista de Espera do Fies 2024

Compartilhar:

convocação da Lista de Espera do Fies 2024

Escrito por:

Karla Thyale Mota

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de maio o prazo para a convocação da Lista de Espera do Fies 2024. O prazo estava previsto para se encerrar hoje, 30 de abril, mas devido a reclamações de candidatos, a pasta optou por ampliar as chamadas.

Oficializada a partir do Edital nº 13/2024, publicada na última sexta-feira, 26 de abril, a medida foi tomada após reunião do MEC com a União Nacional dos Estudantes (UNE) que apresentou inconsistências no programa do Fies. Além disso, diversos estudantes têm alegado erros do sistema do processo seletivo que vem atrapalhando a convocação dos alunos da Lista de Espera. 

As principais reclamações envolvem problemas técnicos no sistema eletrônico desde o início do processo, atrasando o envio da documentação e demais etapas. Também foram motivos de descontentamento, a falta de rotatividade da Lista de Espera e aprovação de alunos em mais de uma opção de curso, ação que vai contra as regras do próprio processo de seleção do Fies 2024.

Vale a pena aderir ao financiamento estudantil para Medicina? Descubra a resposta dessa e outras perguntas no nosso ebook “Como ingressar em medicina“:

Convocação Fies 2024

A chamada da Lista de Espera ocorre quando a vaga destinada a um estudante volta para o sistema. Isso acontece quando o estudante não conclui todas as etapas previstas no programa. Ademais, outro motivo é quando o estudante não atende aos critérios exigidos pelo programa ou em casos de desistência do candidato. Essa mesma vaga é ocupada por outro estudante após ser disponibilizada novamente no sistema.

Até o momento, o MEC já realizou 5 chamadas do Fies 2024. São cerca de 67.300 vagas para este primeiro semestre e cerca de 44 mil para o segundo semestre. As vagas não ocupadas entrarão no sistema de vagas para a edição do segundo semestre do programa.

Fies

O Fies é o programa do governo federal que visa acessibilizar o ingresso de estudantes a cursos superiores de instituições privadas do país. No entanto, para participar, é necessário realizar ao menos 1 edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010. Não ter zerado a redação e ter obtido média superior a 450 pontos na média geral da prova.

Além disso, o Fies estabelece uma renda financeira como critério de 3 salários mínimos para o estudante em geral. E até meio salário mínimo (cerca de R$706,00) para os estudantes inscritos no CadÚnico para a modalidade do Fies Social.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?