Passei em medicina, como organizar o bolso?

Blog
Reading Time: 4 minutes

O curso de medicina cobra dos universitários muito estudo e muita dedicação. Agora que certamente você já passou em medicina e está começando a trilhar o seu caminho, muitas questões começam a aparecer, uma delas é “como gerar uma renda complementar?”. Junto a isso, vem a questão do aumento dos gastos, principalmente com a mensalidade.

A princípio, as dificuldades financeiras geralmente envolvem questões complexas e, por isso, são raramente resolvidas de forma rápida, o que pode causar estresse crônico. Para se ter uma ideia da dimensão da questão, de acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2019 pela International Stress Managment Association (Organização Internacional de Pesquisa, Prevenção e Tratamento de Estresse), no Brasil, mostrou que 78% dos entrevistados tinha como principal causa de ansiedade a preocupação com questões financeiras.

O estresse crônico afeta a saúde física, bem como o equilíbrio mental, o que pode produzir efeitos catastróficos na atenção, cognição e no planejamento adequado, interferindo nos estudos.

Mas não se assuste, para tudo nessa vida tem jeito, além daquele planejamento que vai te ajudar a enfrentar esses problemas. Continue aqui com a gente e descubra formas práticas de se preparar para o tão sonhado curso de medicina. Convidamos uma especialista em finanças pessoais, Taise Costa, que vai te deixar bem mais tranquila.

Planejamento financeiro em medicina

Primeiro, antes de tudo, onde é que você tá gastando o seu dinheiro? Anote todos os seus gastos para descobrir para onde o seu dinheiro está indo. Falando mais perto da nossa linguagem: isso é uma forma valiosa de diagnóstico da sua saúde financeira.

A partir desse levantamento, você vai descobrir como organizar a sua vida financeira e traçar o seu plano. De acordo com Taise Costa, “Conquistas vêm de preparo e planejamento, você só precisa de um plano e de disciplina para segui-lo”.

Segundo Taise, ela também já destaca que o primeiro passo dentro do planejamento é achar o que te motiva. Logo, estudar medicina já é uma motivação muito grande, então use essa vontade de chegar na tão sonhada vaga para criar metas que vão te levar ao objetivo de economizar mais para sobreviver bem ao curso.

Ela ainda enumerou outras dicas práticas:

  1. Sempre se pagar primeiro.
  • É importante definir um valor para enviar para sua conta de investimentos todo santo mês e ser fiel a ele.
  1. Adquirir uma rotina de consumo consciente
  • Consumir de forma inteligente. Não é deixar de viver o hoje ou deixar de comprar coisas, mas ser intencional em cada tomada de decisão. Sempre se pergunte se a compra que pretende fazer ou serviço que deseja adquirir vai te levar para mais perto ou para mais longe dos seus sonhos. Não é sobre ser radical, é sobre ser estratégico!
  1. Invista em si em primeiro lugar.
  • Busque conhecimento, entenda nem que seja o básico de finanças e investimentos para fazer o dinheiro trabalhar por você. Um plano inteligente é composto por meios de GERAR, de RETER e de MULTIPLICAR o dinheiro. Isso constrói um padrão de vida sustentável.

 

Financiamento

O financiamento educacional é uma boa opção para quem busca um alívio no bolso e a possibilidade de se organizar melhor com o investimento feito. Aqui você vai entender algumas formas privadas de financiar o seu curso de medicina. Confira quais serão:

  • Ficou Fácil
  • PraValer
  • Santander

Capital Humano: Por que é importante investir na educação?

Pravaler

O Pravaler é provavelmente um dos programas privados de empréstimos estudantis mais conhecidos do país, desde já oferecendo uma solução para quem deseja financiar cursos de graduação, incluindo medicina. O programa é oferecido a partir do 4º mês de graduação, dessa forma, significando que pelo menos o 4º período do programa a ser financiado deve ser cursado.

O processo de inscrição é totalmente on-line e não é necessária nenhuma agência bancária. Entretanto, as taxas e juros do Pravaler dependem da IES (Instituição de Ensino Superior) selecionada; por isso, é importante realizar uma simulação.

É importante destacar que, para contratar o financiamento do Pravaler, é necessário que a instituição tenha convênio com o programa. Assim, o Pravaler disponibiliza uma lista com as Instituições de Ensino Superior que aceitam esse financiamento.

Ficou Fácil

O Ficou Fácil é uma iniciativa de financiamento estudantil que é aceito nas seguintes instituições:

Universidade Tiradentes:

  • Aracaju;
  • Estância;
  • Alagoas.

Faculdade Tiradentes:

  • Piedade;
  • Goiana.

Primeiramente, o financiamento do Curso de Medicina cobre 50% do valor da mensalidade e possui o dobro do tempo solicitado para quitar a dívida. Por exemplo, se você contratou o financiamento de medicina, que tem duração de seis anos, após a conclusão do curso, com isso, você terá mais seis anos para pagar o financiamento solicitado.

Para solicitar o financiamento, o aluno deve:

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial contemplado pelo Programa nas IES;
  • Não ser beneficiário de nenhum outro programa ou benefício ofertado pela IES ou, se já for beneficiário, concordar em abrir mão do outro programa ou benefício em favor deste FIEF.

Os juros do financiamento variam de acordo com o método de pagamento:

  • Pagamento por débito automático na conta do titular do financiamento implicará em juros 1% ao mês;
  • Pagamento por meio de boleto bancário implicará em juros remuneratórios de 2% ao mês.

Tem muito mais conteúdo sobre isso aqui→

 

Financiamento Privado por Bancos

Outra forma de buscar financiamento privado de saúde é por meio de bancos que oferecem programas de empréstimos estudantis. Logo, confira algumas das coisas que você pode se interessar:

  • Santander

O Santander é um dos bancos que oferece crédito estudantil vinculado a diversas instituições de Ensino Superior espalhadas pelo Brasil. Portanto, para aderir ao financiamento do Santander, é imprescindível que o solicitante seja correntista do banco e esteja, no mínimo, no 4° período do curso. Também é preciso que exista um fiador para arcar com as dívidas em caso de inadimplência.

O financiamento pode ser renovado periodicamente e possui taxas a partir de 1,82% ao mês. Entretanto, o valor é debitado automaticamente da conta do contratante.

Por fim, em suma, nos nossos e-books gratuitos você vai encontrar muito mais opções de financiamento privado que podem te interessar. Além disso, você também encontrará conteúdos que irão te ajudar na sua jornada educacional. E o melhor… tudo gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Como cursar e quanto custa Medicina na Argentina?

SISU 2022

SISU 2023: quantas vagas para medicina?

Notícias

Sisu 2023: mais de 226 mil vagas disponíveis para consulta

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina