Passou em Medicina e agora? Como se organizar?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Se você está desesperado por que passou em medicina e não sabe o que fazer? Como me matricular? Já devo começar a estudar? Como devo me organizar? Como conciliar um curso integral? Como vou pagar a faculdade ou até tirar uma renda extra? Este blog post é para você.

Se você está lendo esse post após uma aprovação, PARABÉNS! Sabemos que a vida de vestibulando, principalmente do curso de Medicina, nem sempre é fácil, mas você conseguiu! Agora, chegou a hora de ver o sonho se tornando ainda mais real, mas principalmente é o momento de se preparar para uma das etapas da sua vida: a graduação!

Passada a euforia da aprovação, continue essa leitura e descubra tudo que você precisa saber de antemão sobre a faculdade, a nova rotina de estudos e principalmente o que te aguarda nessa nova etapa!

Resolver questões burocráticas

Depois da aprovação, a parte mais importante e urgente é resolver questões burocráticas como a matrícula no curso. Após a divulgação da lista de selecionados, a instituição de ensino disponibiliza um calendário, junto do edital de matrícula, local e horário a comparecer para realizar a inscrição no curso.

 

angry kyle broflovski GIF by South Park

 

É  importante estar atento ao seu dia de matrícula para não perder o prazo e eventualmente a vaga. Procure saber quais os documentos necessários para realizar a inscrição e deixar tudo pronto de forma antecipada, assim você evita pendências e consegue agilizar o que não tiver em mãos. Geralmente o que solicitado são os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento;
  • RG;
  • CPF;
  • Foto 3×4;
  • Título de eleitor;
  • Certificado de reservista para estudantes do sexo masculino;
  • Comprovante de conclusão do ensino médio;
  • Ficha 19 (histórico escolar);
  • Comprovante de residência.

 

A maioria das instituições requisita esses documentos, mas se atente ao edital para casos especiais, como solicitações extras para cotistas e bolsistas. 

Após a inscrição, é comum que você já receba a grade curricular com os horários de aulas e o acesso ao portal estudantil. Para diminuir um pouco a ansiedade, aproveite para conhecer um pouco das ferramentas que estarão disponíveis para você.

Organizar logística

Agora que passou em medicina, organize a logística e sua rotina para o começo do semestre. Se mora em outra cidade, aproveite o tempo antes do início do período para estruturar sua nova estadia, conhecer um pouco da cidade e do seu itinerário até a instituição, além de conhecer um pouco mais do campus da sua Universidade.

cat laptop GIF

Se a instituição de ensino é na sua cidade mesmo, planeje com antecedência como será seu deslocamento até lá, baseado na sua rotina de aulas e distância da sua casa até a universidade. Começar o período com isso organizado será de grande valia, principalmente para otimizar e evitar contratempos. 

Não passou em medicina? Fique tranquilo temos algumas dicas para você retornar aos estudos!

 

Procure por bolsas e financiamentos para medicina

Se sua Escola Médica é particular, se informe acerca da possibilidade de conseguir financiamentos como o FIES, ou bolsas de estudos como o ProUni. Neste momento, analise as opções disponíveis e se atente aos calendários de inscrição (no caso dos programas citados anteriormente), para não perder o prazo e poder tentar uma vaga.

bugs bunny money GIF by Looney Tunes

Sabemos que Medicina não é um dos cursos mais baratos, por isso a organização financeira é essencial para que você não precise adiar seu sonho. Busque formas de aliviar as despesas mensais, com o financiamento que melhor se encaixa e atende às suas necessidades, mas cuidado para não cair em taxas abusivas!

Para evitar dor de cabeça e entender melhor sobre as possibilidades disponíveis, baixe nosso e-book exclusivo: Financiamentos para Medicina!

 

 

Boas vindas aos calouros!

Nem só de burocracias se faz um calouro! Depois de resolvidas as burocracias e logísticas, busque conhecer um pouco mais sobre a comunidade acadêmica, a atlética do seu curso e o seu diretório acadêmico. Formado por e para estudantes, esses são facilitadores para você dentro da instituição. Seja para questões voltadas à comunidade estudantil ou para atividades de lazer, são ótimas opções para recorrer, principalmente quando se é novato.

passou em medicina

Calouradas e atividades de recepção sempre são programadas por essas organizações. Sonde o que será realizado, é sempre uma ótima opção para a integração entre calouros e veteranos, a fim de estreitar laços e fazer com que essa nova fase seja mais leve e tranquila. 

Quando for preciso, essas associações também são de grande valia para ajudar com monitorias e grupos de estudos disponíveis. Usufrua do que você tem a sua disposição e utilize opções como essa para integrar-se e buscar melhorar sempre seu desempenho na sua universidade de Medicina.

 

Respire e aproveite você passou em medicina!

Por mais que esse momento seja de grande euforia, respire um pouco! A rotina de estudos de um vestibulando em Medicina é sempre muito puxada e exige bastante dedicação. Agora que atingiu seu maior objetivo, a aprovação, descanse um pouco e aproveite o tempo de qualidade fazendo o que gosta.

É indiscutível que a rotina de um graduando em Medicina é ainda mais corrida, mas enquanto as aulas não começam, tire um merecido tempo para você. Quando as aulas iniciarem, você vai querer estar com corpo e mente descansados para absorver mais conteúdos e conseguir acompanhar a rotina puxada sem sentir o impacto da nova vida de estudante.

Busque fazer atividades que gosta, sair com amigo e aproveitar a companhia daqueles que ama mas que precisam estar distantes enquanto a aprovação não chegava. Assim, quando as aulas começarem você estará renovado e pronto para a nova rotina.

 

Você está pronto(a) para alçar novos vôos!

Seguindo os tópicos que colocamos neste post você estará pronto para encarar os desafios desse novo mundo! Chegar onde você chegou já é motivo de muito orgulho! Agora o maior passo a ser dado chegou: o início das aulas. Não há nada que se compare a estudar Medicina, um dos cursos mais concorridos e difíceis do país. 

Prepare-se para estudar como nunca antes, viver experiências acadêmicas indescritíveis e a cada dia estar mais perto da sonhada conquista do jaleco. Enquanto calouro, desfrute de todas as recepções e ajudas disponíveis para você. Toda ajuda é bem vinda para que você possa entender a nova dinâmica e estar por dentro da comunidade acadêmica de forma ativa e positiva.

Explore suas novas possibilidades e aproveite, agora que você passou em medicina, está bem mais perto do sonho de ser med!

Veja mais dicas para você que passou em medicina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?