Descubra como funciona o curso de medicina! Mitos e dicas

Há muita expectativa dos estudantes em relação ao curso de medicina, a caminhada até a glória é árdua.

Muito estudo e dedicação para conseguir aprovação, principalmente pela temida concorrência do curso de medicina.

Porém algumas questões são esquecidas na ansiedade de entrar numa escola médica, como por exemplo, você sabe como funciona o curso de medicina?

• Aviso aos navegantes

O curso de medicina é complexo, por ser um curso que é de período integral, demanda bastante tempo e atenção do aluno, se você acha medaholic que essa rotina de estudos vai acabar quando entrar numa escola médica, estou aqui para te dizer que não! A disciplina e a organização precisam continuar na sua rotina.

Cursar medicina pode testar seus limites, intelectuais, psicológicos, e físicos, portanto, é importante ressaltar que quando você passar, até você começar a estudar, desacelere, descanse, para que você comece o curso de uma maneira mais leve. Isso vai ser um fator diferencial para essa nova fase da sua vida.

• Etapas do curso

Aqui você vai ter contato com a parte básica do curso, a parte teórica (estou vendo alguns leitores revirando os olhos, mas tenha calma pequeno gafanhoto, a parte de passar a cera vai passar, já diria senhor Miyagi, se você assistiu karate kid dos anos 80 vai entender rsrs)

Mas calma, isso vai depender da metodologia de ensino, se tradicional ou ativa. No próximo tópico, te conto mais sobre isso.

Depois da fase mais teórica, vem a etapa prática didática, onde o estudante de medicina estuda casos clínicos.

Já nos dois últimos anos de faculdade chega a fase do internato, agora chegou a fase prática exclusiva, aqui você vai morar praticamente dentro dos hospitais hahaha. Essa etapa do internato é obrigatória em todas escolas médicas, estabelecida pelo MEC.

• Metodologia ativa de ensino

A maioria das escolas médicas possuem a metodologia ativa de ensino, assim como alguns cursinhos e escolas de ensino médio também adotaram essa metodologia, o que não gera tanto impacto para quem entra em medicina.

Umas das formas dessa metodologia é o PBL (Problem Based Learning), aprendizado baseado em problemas, casos clínicos, onde o aluno já começa ter contato com o paciente logo nos primeiros meses, através da atenção básica de saúde.

No método tradicional de ensino o aluno só tem contato direto com o paciente lá pelo quarto ano de faculdade.

• A vida do médico não é fácil, mas receba esse shalom

Começo esse tópico com a fala de Maria Fernanda, médica e professora de medicina da Universidade Tiradentes.

“O curso de medicina é lindo e maravilhoso, é uma profissão realmente maravilhosa, sou muito feliz no que faço, porém, a rotina do médico não é fácil, em todas profissões existem ônus e bônus e na medicina não é diferente. Temos que lembrar que cuidamos de pessoas, e lidamos com misérias sociais, físicas e psicológicas do ser humano, então além de amar a profissão, precisamos estar realmente preparados para isso. É uma profissão maravilhosa, para quem gosta de gente, do ser humano. É muito gratificante conseguir ajudar ou mudar a vida de uma pessoa que precisa. Diante de todas dificuldades no panorama da saúde no Brasil e no mundo, o que me move é poder ajudar as pessoas, fazer a diferença na sociedade.”

É isso aí medaholic, rapadura é doce, mas não mole não. Mas olha só, se é o que você realmente é apaixonado, se é seu objetivo, seu sonho, não por fatores e cobranças externas, se joga, vai ser feliz no curso de medicina, mas não esquece de beber água, porque antes pedras no caminho do que nos rins, como diria Emerson Cobra (tik tok gritou aqui), tenha equilíbrio emocional, cuide da sua saúde mental, faça atividade física, durma, descanse, e corre para o abraço.

Até o próximo blog post.