Planejamento de estudos na contagem regressiva

faltam 100 dias para o enem, o que estudar?

Planejamento de estudos na contagem regressiva, o que devo fazer? Para onde vou? Como não perder meu foco, nessa reta final? São muitos questionamentos, muitas dúvidas, bateu o cansaço, o estresse a ansiedade.

Até de escrevendo esses questionamentos acima, fiquei cansada junto com você, medaholic, mas respira, relaxa, confia em você, e em todo o percurso que você trilhou até aqui. Esses sentimentos que você pode estar vivenciando são completamente normais, só não os deixe te paralisar.

E se você resolveu agora, correr atrás do prejuízo, te digo a mesma coisa do paragrafo acima. E tem como você ter um bom resultado. Como? Tenha inteligência emocional, e inteligência nos estudos. Sabendo como e o que estudar, tudo flui mais fácil.

Vamos ser realistas? Você pode conseguir a aprovação, ou você pode adquirir experiência para melhorar na próxima edição, caso não esteja lembrado medaholic, o Enem tem todo ano. E não passar não significa fracasso, significa progresso.

Vamos ao que interessa, faltam 100 dias para o Enem, e o que estudar?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender:

Comprometimento: com você, com seu sonho, e com o processo de estudar. A melhores escolas médicas não faz milagre, mas está aqui para te ajudar, e você precisa ter consciência de tudo que vai acontecer daqui para frente. Por isso com esforço, trabalho e vivenciando essa estratégia de maneira correta, sim, você é capaz.

Planejamento de estudos na contagem regressiva

Pense nessa reta final para o Enem de forma certa, o que pode te impedir de conseguir um bom resultado é a sua mente.

Repita: EU TEREI UM BOM DESEMPNEHO NO ENEM. Pensar dessa maneira faz com que seu cérebro comece a buscar alternativas para aproveitar esse tempo, e não focar o lado da escassez, do pessimismo. Aproveite esse tempo do jeito que puder, porque será fundamental.

Essa reta final de uma rotina de estudos pode ser bem cansativa, por isso, dê preferência a qualidade e não quantidade.

Elimine todos os sabotadores, por exemplo: uma tia, um amigo, pai, mãe, que pode virar para você e dizer: “não estudou antes e agora quer começar?”

Isole esses comentários, fortaleça sua mente, e lembre do seu sonho e do seu querer, você é capaz, e isso é possível.

Esse será o melhor Enem da sua vida, você está construindo sua estratégia da melhor maneira e terá o melhor resultado.

Falando em estratégia, domine a Teoria de Resposta ao Item (TRI) é a metodologia que o Enem utiliza para corrigir e produzir as suas questões desde 2009.

Existe uma clara diferença entre essa e outras metodologias:

• Nas provas produzidas por Teoria Clássica dos Testes, por exemplo, são verificadas apenas a quantidade de acertos obtidos (um acerto vai equivaler a um ponto), na TRI não funciona assim, pois o cálculo é bem mais complexo.

Priorize conteúdos

Se esse texto fosse escrito em Janeiro você não teria tempo de estudar tudo, e hoje faltando 100 dias para o Enem, continua não dando tempo de ver tudo.

Portanto, tente ficar tranquilo e o que importa é sua estratégia de estudos, existem provas e conteúdos mais importantes!

Por esse motivo, a análise de conteúdos recorrentes é uma excelente forma de organizar suas prioridades dentro do seu cronograma de estudos.

Se está perdido e não sabe quais conteúdos dar mais ênfase para estar pronto para a prova do Enem, se liga nos conteúdos mais recorrentes na prova do Enem:

• Impactos ambientais;

Língua estrangeira

• Gêneros textuais;
  • Interpretação de texto;

Eleve sua pontuação, como?

Leia o edital da prova do Enem, isso vai fazer diferença no seu resultado e na sua qualidade dos estudos. Qual o peso das disciplinas na prova e  como você pode ter uma boa pontuação?

Independente do peso, quando falamos no Enem, você precisa focar em duas disciplinas: Redação e Matemática, elas são provas que podem colocar sua nota lá em cima.

Escreva uma redação por semana e a corrija.

Matemática, estude todos os dias, pelo menos 30 minutos por dia, comece pela matemática básica, para evoluir nos outros conteúdos.  Lembrando que a matemática básica serve para outras disciplinas como biologia, física, química e geografia.

Vale ressaltar

• Domine habilidade leitora;
  • Organize sua rotina de estudos. Esses conteúdos precisam estar bem distribuídos no seu dia a dia;
  • Exceto matemática, você pode ter flexibilidade nos conteúdos estudados;
  • Corrija todas as questões que você errou. Não adianta responder, e não corrigir, vai ser perda do seu precioso tempo.

Nem só de estudo vive o medaholic

• Se você quer fazer o melhor enem da sua vida, cuide do seu bem estar, dormir 7/8h por noite, descansar é essencial para estar descansado durante o dia, no momento que você dorme é quando você fixa o conteúdo estudado durante o dia.
  • Faça uma atividade física, seu cérebro funciona melhor.
  • Faça coisas que te dão prazer, cinema, maratonar séries, sair com amigos, ver a família etc.
  • No entanto, passar no Enem não precisa ser sofrido, pelo contrário tem que ser prazeroso.

E por que isso é essencial? Porque faltam alguns meses para o Enem, e você não vai conseguir viver só de privações é desgastante.

Por isso, em algum momento você pode ficar sobrecarregado, estafado, e depois para pegar esse balde de volta é mais difícil.

Então, foca no bem-estar.

Confira aqui mais conteúdos recorrentes para o Enem.