Reprodução humana: como acontece?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Definição

 

A fecundação humana é o momento de encontro do espermatozóide com o óvulo. A fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, que dá início à gravidez, constituem a concepção. O objetivo da reprodução é a geração de novos indivíduos de determinada espécie.

Os animais (estamos nessa galera) realizam o ciclo haplobionte diplonte, no qual o zigoto é formado a partir da união de gametas. Este, por sucessivas mitoses, dá origem a um indivíduo diploide. Através de meioses, há a formação de gametas, que permitirá com que o indivíduo continue o ciclo.  Além disso, quando se trata do desenvolvimento do embrião, somos vivíparos, isto é, o embrião encontra-se alojado na placenta e absorve nutrientes e oxigênio diretamente do sangue materno.

 

 

Entre no grupo do Telegram para um mimo!

 

Fecundação

 

É o evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozóide e ovócito secundário, respectivamente. Geralmente, ocorre na tuba uterina e em até 36h após a ovulação.

 

Durante o ato sexual, na ejaculação, o homem libera, juntamente com o esperma, cerca de 350 milhões de espermatozóides. Esses iniciam sua corrida pela vida (literalmente), com partida no canal vaginal e chegada no útero (depois vão para as trompas uterinas), com o objetivo de atingir o gameta feminino e iniciar a formação do embrião. Você que está lendo esse post, por exemplo, foi o vencedor da corrida! Não é demais?

 

Ao adentrar no ovócito, a cauda do espermatozóide se degenera, e seu cromossomo se condensa ao ovócito após este sofrer meiose. Depois disso, todo o zigoto sofre meiose, apresentando, ao final, 23 cromossomos maternos e 23 paternos.

Passados cerca de nove dias após a fecundação, já é possível detectar se a mulher está grávida, uma vez que a fecundação propicia a produção de gonadotrofina coriônica humana (HCG). Nome familiar, né? Essa glicoproteína impede que a mulher tenha novas menstruações e ovulações.

 

 

Um jeito divertido de entender a fecundação

 

 

Desenvolvimento embrionário

De forma geral, existem 3 fases que compreendem esse processo: segmentação, gastrulação e organogênese.

Segmentação

Aqui temos uma primeira etapa chamada mórula, na qual há um aumento significativo de células, devido às mitoses. Na segunda etapa, a blástula, o número de células aumenta ainda mais, formando uma cavidade interna cheia de líquido denominada blastocele.

Gastrulação

Nessa fase, ocorre a diferenciação de blastômeros em folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Tal evento ocorre a partir da invaginação de blastômeros na região da blastocele, por meio de dobras e movimentos celulares. Aqui, há a delimitação de uma cavidade chamada arquêntero, que se comunica com o exterior por um orifício denominado blastóporo.

O arquêntero dará origem ao tubo digestório; o blastóporo, ao ânus (animais deuterostômios) ou boca (animais protostômios); e, os folhetos, em tecidos e órgãos.

Organogênese

Tais folhetos que acabei de mencionar se diferenciam em tecidos e órgãos. O ectoderma dá origem à epiderme e anexos, sistema nervoso e epitélios de revestimento das cavidades da boca, ânus e nariz. Além disso, é do ectoderma que a crista neural é formada. Ela migra pelo corpo, dando origem a diversos tipos celulares, como células pigmentares e neurônios.

Já o mesoderma, dá origem à derme, aos músculos, tecidos conjuntivos, sanguíneo, linfático e órgãos do sistema genital; além de delimitar o celoma (cavidade revestida pela mesoderme).

O endoderma dá origem a epitélios de revestimento do sistema digestório, fígado, pâncreas e sistema respiratório.

 

 

 

 

Confira outras coisas que podem te interessar:

Dicas de vestibulares de Medicina

Cartografia: resumo para o Enem!

 

Referência da capa: https://br.pinterest.com/pin/305752262201097959/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?