E aí medaholic, como você está? vamos falar sobre enem? Senta aí que lá vem a história, se você assistiu castelo ra-tim-bum vai entender, caso não entenda, caro estudante moderno, joga no google, haha, brincadeirinha!
Na matéria passada comentamos sobre como deve-se estudar para ciências da natureza no enem.
Hoje nós vamos falar sobre os assuntos que mais caem na prova de ciências da natureza do Enem.
A prova de ciências da natureza é formada por três disciplinas: Biologia, Química e Física. Prepare o caderno e anote quais os assuntos que mais caem no Enem dessas matérias.
Assuntos que mais caem no Enem na prova de Ciências da Natureza:
- Física:
Os temas mais latentes nos últimos exames, são: Termologia, Eletricidade, Cinemática, Energia, Magnetismo, Ondulatória. Obs: Diversas questões interdisciplinares dos temas Termologia e Calorimetria.
- Biologia:
Ecologia: é um assunto que você não pode ir para o ENEM sem ter estudado. Ciclos biogeoquímicos, poluição, ciclo do nitrogênio. Biotecnologias: são assuntos fáceis e que poucas pessoas dão importância. Célula tronco, transgenia, identificação de pessoas através de DNA. Genética: cai muito o sistema ABO; Citologia: estrutura da membrana, características da membrana, citoplasma, principais organelas Evolução: diferenças entre Darwin e Lamarck, especiação (impedimento do fluxo gênico). Bioquímica Propriedades fisioquímicas da água sais minerais: iodo, cálcio e ferro vitaminas: antioxidantes, vitamina A e C carboidratos, lipídeos, proteínas: identificação, quais os alimentos possuem, papéis biológicos, onde eles entram na construção do nosso corpo estrutura de ácidos nucleicos fosfolipídios e fluidez da membrana plasmática. Zoologia e botânica artrópodes evolução dos vertebrados (conquista do ambiente terrestre através do ovo amniótico).
- Química:
Revise a parte de cálculos químicos e estequiometria. Dentro de cálculos químicos, foque bem nas transformações de mol: mol para moléculas, mol para átomos (principalmente!), mol para volume (dentro e fora da cntp, principalmente dentro) e mol para massa.
substâncias e misturas e suas propriedades, são elas: forças intermoleculares (ligações físicas), ponto de ebulição e fusão, viscosidade e densidade.
Química orgânica: Saiba que sempre está presente no Enem. Estude a parte introdutória de química orgânica, ou seja, as propriedades do carbono, a quantidade de ligações que ele possui, os tipos de hibridização, o que é sp3, sp2 e sp, carbono tetraédrico etc. Depois que você viu a introdução de química orgânica, você vai para a parte de mais recorrência, que é a de funções orgânicas. Dentro disso, você vai estudar 3 tópicos: identificação da função, nomenclatura e propriedades. Para falar sobre algo, você precisa saber identificar, por isso, você precisa saber o que é um álcool, um aldeído, uma cetona.
Isomeria, o que é uma isomeria plana, só que ela cai menos, e o que é uma isomeria espacial, que cai mais. Dentro da espacial, tem duas que o ENEM adora: geométrica (cis e trans) e a óptica (carbono quiral).
Eletroquímica. Ela se divide em duas partes: pilhas e eletrólises.
Radioatividade. Você vai focar nos tipos de radiação (alfa, beta e gama), meia-vida e diferença entre fissão nuclear (bomba atômica) e fusão nuclear (bomba de hidrogênio).
Deslocamento de equilíbrio.
Termoquímica, os dois processos: endotérmico e exotérmico.
Vai estudar também soluções. Dentro de soluções, foque nas concentrações: concentração comum, molar e título.
Química ambiental, ou seja, lixo radioativo, efeito estufa, aquecimento global, chuva ácida e camada de ozônio, não esquecendo de acidificação dos oceanos por conta do branqueamento dos corais e eutrofização; o outro assunto é reações orgânicas e inorgânicas.