Valores de mensalidade no Sudeste

Tá na hora de decidir o seu futuro e uma boa escola de Medicina é fundamental para garantir excelência na sua formação e êxito na sua jornada profissional.

Escolher uma boa faculdade de Medicina envolve muito mais processos do que parece.

Para te ajudar, o Melhores Escolas Médicas agrupou as principais instituições em atuação no Sudeste, com ênfase no valor da mensalidade e em índices que classificam a qualidade do ensino, com base no desempenho médio nacional aferido periodicamente em avaliações do Ministério da Educação. Faculdades que não possuem conceito Enade não foram consideradas nesse levantamento.

Entenda os indicadores

Conceito do Curso – é a nota graduada em cinco níveis (1-5), gerada a partir de uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do INEP/MEC, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

Conceito Enade – avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

Quer entender melhor esses indicadores? clica aqui.

Ao todo, são 104 escolas de Medicina, a maior parte delas no estado de São Paulo. O conceito médio dos cursos paulistas no Enade é nível 3. Já as mensalidades podem chegar a R$ 12 mil, mas é possível estudar na Universidade de Araraquara, por exemplo, cujo investimento inicial é de R$ 6.436,00. O curso possui um Programa de aprendizagem em saúde e sociedade, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

No Rio de Janeiro, há pelo menos 17 opções de cursos na rede privada para quem quer se tornar um médico. A Universidade de Vassouras, por exemplo, está entre as cabeças do ranking Enade, com conceito 4. Nela, a mensalidade é de R$ 7.490,00. No entanto, há graduações que chegam a R$ 12.200,00 como é o caso da Universidade Estácio De Sá, avaliada pelo Enade com nota 1.

Para quem deseja estudar em Minas Gerais, mapeamos 30 escolas de Medicina. A maior parte possui notas 3 ou 4 no Enade. O valor mínimo da mensalidade no estado é R$ 7.204,90. Mas, o investimento não ultrapassa R$ 10 mil, como é o caso do Centro Universitário De Belo Horizonte, que recebeu nota 4 no Enade, e possui mensalidade de R$ 9.599,00. Por outro lado, a Universidade de Uberaba possui a mesma nota, mas uma mensalidade de R$ 8.640,18.

Já no Espírito Santo, há cinco opções de escolas médicas. A Universidade Vila Velha e a Faculdade Brasileira Multivix Vitória lideram o ranking do Enade com nota 4. As mensalidades, respectivamente, estão em R$ 7.090,00 e R$ 7.454,00.

Ahh, é importante lembrar que a referência dos valores tem por base a tabela de 2021.

E aí, curtiu as nossas dicas? Fique ligado no Melhores Escolas Médicas para não perder nenhuma novidade sobre os cursos de Medicina no Brasil!

Uma resposta

1. Riste é a realidade, uma vez formado receberá R$ 59, 00 reais por consulta em meia dos convenos, há valores menores. E as prefeituras na média pagam cinco mil reais por 20 horas semanais.
    Esta será a realidade da maioria dos recém formados.
    Triste.