Caixa inicia processo de aditamento do Fies 2024/2

Fies 2024

Karla Thyale Mota

A Caixa Econômica Federal deu início ontem, 22 de julho, ao calendário de aditamento contratual do Fies referente ao segundo semestre de 2024. O processo de aditamento do Fies 2024/2 pode ser feito através do portal SifesWeb até 30 de novembro.

Durante o período do aditamento, cerca de 148 mil estudantes participantes do Fies, poderão realizar manutenções contratuais obrigatórias, como aditamento de renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou de instituição e encerramento antecipado.

Para o aditamento, é necessário que os estudantes estejam em situação adimplente, ou seja, deve estar regularizado com as parcelas do contrato estudantil, de acordo com as normas do programa.

Tanto o estudante, quanto a instituição de ensino devem realizar o procedimento semestralmente. A iniciativa é realizada pela própria universidade e em seguida validada pelo estudante via portal SifesWeb ou através do aplicativo FIES CAIXA.

Entenda mais sobre o Fies:

Como funciona o Fies Social: A nova modalidade de financiamento

Financiamento do Fies para Medicina sobe para 60 mil

Sobre o aditamento

O aditamento do Fies é o processo de renovação semestral do contrato de financiamento estudantil. Portanto, é necessário para que o estudante continue recebendo o benefício de financiamento de suas mensalidades em instituições de ensino superior privadas.

Durante o aditamento, o estudante e a instituição de ensino confirmam as informações acadêmicas e financeiras, garantindo que tudo esteja atualizado e em conformidade para a continuidade do financiamento. Existem dois tipos de aditamento: simplificado e não simplificado.

Abaixo, confira mais sobre cada um deles:

Aditamento Simplificado: Quando não há mudanças nos dados do contrato (como valor da mensalidade ou dados pessoais do estudante). É um processo mais rápido e simples.

Aditamento Não Simplificado: Quando há alterações nos dados do contrato, como mudança de curso, instituição, ou valor das mensalidades. Esse tipo de aditamento requer mais documentos e verificação.

O Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal brasileiro que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas.

Criado para ampliar o acesso à educação superior, o programa permite que os alunos paguem as mensalidades do curso de forma parcelada, com condições facilitadas. Dessa maneira, o pagamento só iniciará após a conclusão do curso. Além disso, haverá um período de carência antes de iniciar a realizar o pagamento.

O programa é uma importante ferramenta para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, ajudando assim milhares de estudantes a realizarem o sonho de obter um diploma universitário.

Confira mais informações sobre os processos seletivos para Medicina: