A Caixa Econômica Federal deu início ontem, 22 de julho, ao calendário de aditamento contratual do Fies referente ao segundo semestre de 2024. O processo de aditamento do Fies 2024/2 pode ser feito através do portal SifesWeb até 30 de novembro.
Durante o período do aditamento, cerca de 148 mil estudantes participantes do Fies, poderão realizar manutenções contratuais obrigatórias, como aditamento de renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou de instituição e encerramento antecipado.
Para o aditamento, é necessário que os estudantes estejam em situação adimplente, ou seja, deve estar regularizado com as parcelas do contrato estudantil, de acordo com as normas do programa.
Tanto o estudante, quanto a instituição de ensino devem realizar o procedimento semestralmente. A iniciativa é realizada pela própria universidade e em seguida validada pelo estudante via portal SifesWeb ou através do aplicativo FIES CAIXA.
Entenda mais sobre o Fies:
Como funciona o Fies Social: A nova modalidade de financiamento
Financiamento do Fies para Medicina sobe para 60 mil
Sobre o aditamento
O aditamento do Fies é o processo de renovação semestral do contrato de financiamento estudantil. Portanto, é necessário para que o estudante continue recebendo o benefício de financiamento de suas mensalidades em instituições de ensino superior privadas.
Durante o aditamento, o estudante e a instituição de ensino confirmam as informações acadêmicas e financeiras, garantindo que tudo esteja atualizado e em conformidade para a continuidade do financiamento. Existem dois tipos de aditamento: simplificado e não simplificado.
Abaixo, confira mais sobre cada um deles:
Aditamento Simplificado: Quando não há mudanças nos dados do contrato (como valor da mensalidade ou dados pessoais do estudante). É um processo mais rápido e simples.
Aditamento Não Simplificado: Quando há alterações nos dados do contrato, como mudança de curso, instituição, ou valor das mensalidades. Esse tipo de aditamento requer mais documentos e verificação.
Já conhece a Newsletter da MEM? Acompanhe todas as informações sobre os maiores vestibulares e processos seletivos também por lá:
Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!
Ao enviar, você concorda em receber comunicações.
Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!
Ao enviar, você concorda em receber comunicações.
O Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal brasileiro que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas.
Criado para ampliar o acesso à educação superior, o programa permite que os alunos paguem as mensalidades do curso de forma parcelada, com condições facilitadas. Dessa maneira, o pagamento só iniciará após a conclusão do curso. Além disso, haverá um período de carência antes de iniciar a realizar o pagamento.
O programa é uma importante ferramenta para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, ajudando assim milhares de estudantes a realizarem o sonho de obter um diploma universitário.
Confira mais informações sobre os processos seletivos para Medicina:
- As mensalidades de medicina mais baratas do Nordestepor Melhores Escolas Médicas
- Estudantes de Medicina na Argentina protestam contra reajustes nas mensalidadespor Karla Thyale Mota
- Ausência de negros na Medicina é um desafio para o Brasilpor Leila Lima
- As mensalidades de medicina mais baratas do Sudeste para 2025por Melhores Escolas Médicas