Financiamento do Fies para Medicina sobe para 60 mil

fies para medicina

Através da Resolução n° 54/2023, o MEC, aumentou o teto de financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para os estudantes de graduação em Medicina. O valor máximo semestral do Fies para Medicina passa a valer agora a quantia de R$ 60 mil.

Publicada no Diário Oficial em junho deste ano,  a portaria será válida a partir do segundo semestre acadêmico de 2023. Anteriormente, o valor máximo para o curso era de R$ 52,8 mil, um crescimento de 13% em relação ao novo valor aprovado pelo Governo Federal.

O aumento do teto do financiamento vai possibilitar que diversos estudantes consigam continuar a cursar a graduação. Antes, o valor do financiamento supria, no máximo, 8,8 mil por mês da mensalidade, enquanto algumas Instituições de Ensino (IES) possuem mensalidade por R$ 10 mil.

Portanto, a discrepância de valores do financiamento e mensalidade das IES, obriga que os estudantes participantes do Fies supram a quantia faltante, desembolsando uma grande quantia e fugindo da realidade financeira dos alunos. Isso acontece porque as universidades reajustam os valores das mensalidades dos cursos semestralmente.

Para informações sobre o Fies, acesse:

Faculdades que aceitam o FIES em 2023

MEC avalia reabrir negociações das dívidas do Fies

Coparticipação do Fies

Durante a graduação, o estudante paga um valor à Caixa Econômica Federal baseado em sua renda familiar. O pagamento corresponde a parte não financiada pelo programa e é descontada do valor final do programa.

Essa medida passou a valer a partir do Novo Fies, em 2019. Na Cartilha do Estudante – Novo Fies, os alunos que pretendem aderir ao programa, ou já façam parte, pode conferir as regras de financiamento.