Ao leite, branco, amargo… não importa o tipo, uma coisa é fato: chocolate é bom de qualquer jeito.
Por onde começamos? Não, não é pelo supermercado, nem … segura um pouquinho essa gula e vamos falar primeiro sobre a estrela da vez!
Cacau
O cacau é o ingrediente base do chocolate, já estamos cansados de saber. Porém, o que muita gente ainda não descobriu é que o fruto é rico em benefícios variados que melhoram o humor, o fluxo sanguíneo e regulam o açúcar no sangue (ah, dizem ainda que tem aroma de chocolate, mas daqui eu também consigo sentir o cheirinho do sucesso). Por fim, o cacau é rico em uma substância chave para os benefícios cognitivos: os Flavonoides.
Mas o que é isso? Calma, calma. A gente explica! 🙂
Flavonoides
São compostos bioativos que possuem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, e infelizmente não são criados pelo nosso corpo :/
Mas nem tudo está perdido.
Para suprir essa ausência, é importante que a gente consuma alimentos ricos na substância. E para nossa alegria… temos alguns como: Frutos secos; Chá verde; Chá preto; Vinho tinto; Uvas; Açaí; Suco de laranja; Cebolas; Tomates… outro e outros ( a lista é grande)… E, finalmente, nosso queridinho chocolate.
As propriedades são maravilhosas.
- Retarda o envelhecimento; ( ahh os produtos Ivone)
- Aumenta a densidade óssea; ( por que choras, calcitran?)
- Combate infecções;
- Auxilia na absorção de vitamina C;
e várias outras maravilhas da natureza.
Mas agora vamos voltar ao protagonista da matéria.
Chocolate
Ele não é apenas um grande gostoso. Também pode ajudar na maratona de aprendizagem, ou melhor dizendo… adoçar sua rotina de estudos.
A propriedade de melhorar o fluxo sanguíneo presente no chocolate também se estende ao cérebro, melhorando o foco. O que é bem útil para aquela leitura mais densa.
O bendito também ajuda na memória, agora me diga se isso não é um presente divino.
As substâncias presentes no chocolate ainda são capazes de reduzir os sintomas da falta de sono. Isso não significa que você pode perder horas e horas de sono, apenas que ele pode ajudar a te manter em equilíbrio com o cansaço. Então nada de abusar da mente.
Vale lembrar que o chocolate, apesar de possuir vários benefícios, é um alimento bastante calórico, principalmente o chocolate branco, então deve ser consumido moderadamente. Nada de sair comendo como se o mundo fosse acabar amanhã. O recomendado é de 30 a 40 gramas por dia ( do chocolate amargo).
Chocolate Amargo
O chocolate amargo ganha destaque dentro os outros tipos de chocolate pois é o que possui mais concentração de cacau em sua composição. Muita gente vira a cara e passa direto pelo nosso amiguinho amargo, mas quanto mais amargo maiores os benefícios e quantidade de flavonoides. Esse ganha medalha de ouro dos nutricionistas quando o assunto é a opção mais saudável.
Mas sempre lembrando de manter a moderação, apesar de benéfico para uma rotina intensa de estudos, o chocolate em excesso pode aumentar consideravelmente o nível de açúcar no organismo e outros problemas consequentes, então pega leve!
E aí medaholic chocólatra…que tal pegar agora um chocolate pra adoçar seus estudos?