A redação do Enem conta com 5 competências cheias de teorias, as quais o candidato deve estar atento se quiser tirar uma boa nota ou passar no curso desejado, no caso do Medaholic, em Medicina. Como já falamos sobre as competências 1 e a 2, hoje é dia de aprender a arrasar na competência 3, para isso é preciso ficar de olho em algumas regras específicas como:
- Desenvolver as problemáticas;
- Apresentar um bom projeto de texto;
- Evitar lacunas ao longo da sua redação.
Se você ficou se perguntando o que significa cada coisa, antes de mais nada, fique tranquilo, porque vou falar, como sempre, de cada uma delas para você de maneira detalhada, afinal, não quero que o mosquito da dúvida fique nos seus ouvidos te incomodando no dia da prova. E aí, topa espantar esse danadinho através das minhas dicas? Então, leia tudo com calma e faça um resuminho das partes que você considera mais importantes.
Desenvolvendo as problemáticas segundo a Competência 3
Se você chegou até a competência 3, presumo que já deva estar com as regras das competências que a antecedem na ponta da língua e no meio do cérebro, né?
A questão aqui é a seguinte, na competência 2 você aprendeu que devemos respeitar a estrutura textual de uma dissertação-argumentativa, ou seja, separar em parágrafos a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, dentro dessa estrutura deve haver argumentos que demonstrem sua opinião sobre o tema e não apenas argumentos expositivos(informativos).
Assim, na introdução indica-se que o candidato aponte duas problemáticas e desenvolva cada uma delas em seus desenvolvimentos através de argumentos claros. As problemáticas nada mais são do que as causas daquele tema, ou seja, quando você terminar de ler o tema vai refletir o porquê daquela questão social ainda existir, depois disso, nos desenvolvimentos, você vai comprovar que estas causas realmente acontecem, se você fizer isso, suas problemáticas estarão desenvolvidas. Uma ótima forma de fazer esta comprovação é através do uso de referências válidas, o famoso repertório sociocultural. Dá uma olhada em algumas dicas que dou sobre isso:
Pode mentir na redação do Enem?
-
Apresentar um bom projeto de textos
O melhor exemplo para que você entenda esta regra é o seguinte: o seu dia a dia. Desde já prometo que dá certo! Toda vez que a gente vai expor nossa opinião, precisamos achar as melhores palavras para convencer o outro, não é mesmo? Ao fazer o projeto de texto você vai se valer da mesma coisa: vai precisar selecionar os argumentos, depois organizá-los relacionando uns com os outros, e para fazer tudo isso vai precisar usar dos seus conhecimentos de interpretação, afinal é preciso usar apenas os que fazem sentido.
-
Evitar lacunas
Sabe quando você usa o “etc.” ou palavras que generalizam características ou coisas?
Não use na redação, sempre que for exemplificar algo ou apontar uma numeração/contagem, opte por descrever o todo ou você vai ser penalizado na competência 3 por ter deixado lacunas na argumentação. Veja os exemplos a seguir:
frases com lacunas:
1- ´´Estudos afirmam que a renda anual vinda do narcotráfico corresponde a mais ou menos 8% do comércio internacional´´;
2- ´´ A Bolívia e outros países produzem toneladas de cocaína por ano´´;
3- ´´Gosto de maçã, melão, melancia, laranja, limão e etc.´´
Frases sem lacunas:
1- ´´A ONU afirma que a renda anual vinda do narcotráfico corresponde a mais ou menos 8% do comércio internacional´´;
2- ´´Segundo o site da Melhores Escolas Médicas, países como a Bolívia, Colômbia e o Peru produzem toneladas de cocaína por ano´´;
3- ´´Gosto de diversas frutas como maçã, melão, melancia, laranja, limão´´.
Conseguiu ver a diferença? Ela é nítida!
Mais sobre as competências da redação
Como você já sabe tudo sobre esta competência, logo indico que comece a colocar o que aprendeu em prática. Vamos de clichê? Sim, Medaholic! “A prática leva à perfeição”. Agora que o Enem já está batendo na porta é que você deve levar essa questão literalmente ao pé da letra…
Dessa forma, que tal um desafio? Antes de dizer não, reflita, afinal, vai ser ótimo para quem quer de fato Medicina. Lá vai!
Quatro redações por semana e não se fala mais nisso…
Dou-lhe uma, dou-lhe duas… Aprovado com redação nota mil! Que bom que você foi mais rápido que o seu concorrente, ein?! Agora é com você!!! Portanto, aguarde a matérias sobre as competências 4 e 5 que eu fico aguardando a sua conquista legitimada do jaleco, enquanto isso, vem revisar as competências aqui no portal.
Veja mais sobre redação:
O que você precisa saber sobre competência 1
Competência 2: O grande ponto chave da redação