Entre 31 de agosto e 3 de setembro será realizado o 26º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2022). O evento acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), Ou seja,e será realizada pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida.
A programação conta com cursos pré-congresso no dia 31 de agosto. Já os dias 1º, 2 e 3 de setembro contarão com quatro salas diferentes para abordar assuntos relacionados aos quatro eixos temáticos, por exemplo; Clínica, Embriologia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição.
Confira alguns tópicos:
Primeiro dia:
- Single embryo transfer: o primeiro add – ons da medicina reprodutiva?
- Falha recorrente de implantação: uma abordagem multidisciplinar;
- Assinatura genômica endometrial e transferência embrionária personalizada: A resposta está no momento da transferência?;
- Aspectos imunológicos da falha recorrente de implantação;
- Seleção do melhor embrião para transferência;
- Individualização do tratamento em medicina reprodutiva;
- Receptores de FSH e LH: custo benefício da pesquisa pré-indução.
Segundo dia
- Teste genético pré implantacional;
- PGT-A não invasivo pela análise de DNA livre de células em meio de cultura;
- O embrião “mosaico”: concepções e interpretações errôneas no PGT-A;
- O dilema dos embriões aneuplóides;
- Situação atual e futuro da genética reprodutiva;
- Endometriose;
- Endometrioma e preservação da fertilidade: como podemos salvar os ovócitos;
- Baixa reserva e DuoStim;
- Eficácia e segurança da estimulação ovariana em pacientes poor e high reponders;
- Genética e epigenética;
- Epigenética na doação de gametas: reprogramação intrauterina e efeitos na prole (F1 e F2).
Terceiro dia
- Inovações e novas tendências em medicina reprodutiva;
- Técnicas de seleção de espermatozoides para otimizar os resultados das TRA;
- A contribuição do espermatozóide para o abortamento;
- Meio ambiente e infertilidade masculina;
- Rejuvenescimento ovariano;
- Produção de gametas a partir de células-tronco pluripotentes: onde estamos?;
- Edição do genoma humano: estado atual, futuro e preocupações.
Em primeiro lugar. o Dr. Edson Borges Jr., presidente do 26º CBRA e integrante do conselho consultivo da Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), afirma que o encontro também contará com outros 30 convidados internacionais, alguns dos principais nomes da medicina reprodutiva mundial. “Esperamos rever todos os colegas em São Paulo para, mais uma vez, acompanharmos o dinamismo com o qual as revoluções do conhecimento científico em medicina reprodutiva e na prática clínica estão ocorrendo ao redor do mundo”, enfatiza.
Enquanto isso, serão ministrados cursos práticos e teóricos.
Tecnologia em Saúde – Discussões sobre a Terapia Molecular
Mais do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida
Ainda entre os destaques do Congresso está o programa científico, que vai cobrir todas as áreas de medicina reprodutiva. “Teremos conferências, simpósios, sessões interativas, painéis, sessões de ponto e contraponto, mesas redondas, além de cursos pré e intra-congresso, incluindo Hands-on”, garante o Dr. Edson.
Além disso, outras atrações são o Fórum de “Discussão sobre Reprodução Assistida, Saúde e Sociedade” e o Consenso Delphi sobre “Add-ons e redes sociais na reprodução humana assistida”, que serão apresentados e discutidos durante a programação. Pensando na medicina reprodutiva como uma área multidisciplinar, além dos tradicionais Simpósios de Psicologia e Enfermagem, nesta edição o CBRA 2022 incluiu também, acima de tudo, o Simpósio de Nutrição.
“Para este ano, também preparamos uma novidade para os congressistas com até 10 anos de formados: a primeira edição do Campeonato de Conhecimento em Reprodução Humana Assistida, no qual eles concorrerão a um passaporte para o CBRA 2023, em Aracaju (SE). O prêmio inclui passagem aérea, hospedagem e inscrição. Uma oportunidade incrível!”, garante o presidente do 26º CBRA. Além disso, haverá uma palestra do filósofo Mário Sérgio Cortella, um dos maiores pensadores brasileiros da atualidade, em outras palavras, ele falará sobre “Ética não é cosmética”.
Inscrições para Congresso de Reprodução Assistida
As inscrições são separadas em lotes. O mais importante é conferir a tabela de inscrições completa NESTE LINK
Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear
Associação Brasileira de Reprodução Assistida
“A Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) representa, desde 1996, a maior parte dos centros que se dedicam à reprodução assistida no Brasil. Atualmente, as cinco regiões do Brasil possuem instituições associadas à entidade, que discute, pesquisa, capacita profissionais e participa ativamente da regulamentação do tema no país.
Consequentemente, Com grande representatividade junto às entidades e estruturas governamentais, a exemplo do Conselho Federal de Medicina, Governo Federal e Congresso Nacional, a SBRA atua como imprescindível consultora técnico-científica, ou seja, qualificada e atualizada sobre todos os avanços tecnológicos, científicos e legais na área.
No campo científico, a SBRA é, hoje, uma referência internacional porque publica o Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida (JBRA Assisted Reproduction). Acima de tudo, juntamente com a Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida (REDLARA) e Associação Brasileira de Embriologistas (Pronucleo) artigos científicos cujo objetivo é estimular a pesquisa e qualificar diuturnamente o atendimento de pacientes com infertilidade.”
Fonte: Associação Brasileira de Reprodução Assistida
Confira nossas outras mídias?