A escolha da instituição de ensino superior para cursar Medicina é um dos passos mais importantes na carreira de um estudante. A decisão não envolve apenas fatores como localização, infraestrutura ou custo, mas também a qualidade acadêmica da universidade, que tem um impacto direto na formação do futuro médico.
Uma das maneiras mais eficazes de avaliar a qualidade de um curso de Medicina é por meio da nota obtida no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que serve como um termômetro do desempenho dos alunos e da qualidade do ensino oferecido pelas instituições. A partir dessa avaliação o Inep calcula a nota, que vai de 0 a 5.
Outro conceito que mensura os atributos dos cursos no país é o Ranking Universitário Folha, promovido pela Folha de São Paulo. Ele utiliza dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, levando em consideração 5 aspectos: ensino, pesquisa, inovação, mercado e internacionalização. internacionalização.
Nem todas universidades estão participando do Enade. Por isso, o ideal é comparar as listas que preparamos aqui, cada uma com seu conceito.
5 melhores faculdades de Medicina e formas de ingresso:
Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é a mais antiga do Brasil e também é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas da América Latina. Mesmo não participando do Enade, é uma das universidades mais concorridas do país.
A USP oferece três formas de ingresso para o curso de Medicina a partir de 2024: vestibular da Fuvest, Enem USP e Provão Paulista. Ao total são 335 vagas distribuídas nos três campi de Ribeirão Preto, Bauru e São Paulo (capital).
Com nota 4 no Enade, a Unicamp oferta 111 vagas para a graduação de Medicina. O estudante também possui diversas alternativas de ingresso, a exemplo do vestibular tradicional dividido em duas etapas, organizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e através da nota do Enem-Unicamp.
Fundada em 1º de julho de 1933 e mais tarde sendo transformada em Universidade Federal de São Paulo, a instituição é especializada em Ciência da Saúde. Ela aparece no ranking com a oferta de 121 vagas e nota 5 no Enade.
Para ingressar no curso de Medicina da instituição é preciso fazer o vestibular misto. Ou seja, a avaliação é realizada em duas etapas. A primeira fase é realizada utilizando a nota bruta do ENEM do ano em questão.
Já a segunda fase consiste na realização da Prova complementar, onde são colocados em avaliação os conhecimentos do estudante acerca de língua portuguesa, redação, língua estrangeira em questões de múltipla escolha, e uma prova discursiva sobre temas específicos da área de exatas e da saúde.
A UFMG é uma das maiores faculdades do Brasil em número de vagas. Ao todo, são ofertadas 320 com duas entradas por ano. A graduação em tempo integral ocorre no campus Saúde, na região central de Belo Horizonte.
A faculdade de Medicina da UFMG recebeu nota 5 no Enade, considerada a 4ª melhor Universidade do país. Atualmente a maneira mais abrangente de conseguir ingressar no curso de Medicina da UFMG é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. Para isso, o candidato deve se inscrever no Enem do ano corrente e concorrer a uma vaga no SiSU.
Ainda que existam outras formas de ingresso no curso de Medicina, como transferência de outras instituições, são métodos muito restritos, pois poucas vagas são disponibilizadas a cada edital.
Na região Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma das melhores opções para estudar Medicina. Com uma formação teórica e prática de excelência, a instituição oferta 140 vagas em um curso que pontua conceito 4 no Enade e uma grade curricular completa e atualizada, que abrange diversas áreas médicas.
Além disso, a UFRGS oferece atividades extracurriculares, como grupos de estudo, projetos de pesquisa e intercâmbios internacionais, que possibilitam ao aluno uma formação mais ampla e enriquecedora. A universidade também é referência em pesquisa científica na área da saúde, o que proporciona uma formação mais completa e atualizada aos estudantes.
Veja outros assuntos do mundo da Medicina:
- Projeto de Lei propõe fim do teto de financiamento do Fiespor Cleiton Alberto
- Residência médica em Cirurgia Plástica: carreira, remuneração, atuação e mais!por Karla Thyale Mota
- Residência em Nutrologia: carreira, remuneração, atuação e mais!por Alex Lucas Silva
- Embargos de declaração na ADC 81: critério territorial na abertura de cursos de medicinapor Karla Thyale Mota