Passar o olho nos conteúdos requer técnica e métodos. Caso contrário, os estudos podem sair prejudicados!
É complicado… Depois de uma ou mais vezes tentando passar para Medicina, sem sucesso, chega uma hora em que a gente começa a repensar as nossas decisões e até mesmo a se perguntar: será mesmo que eu quero isso pra minha vida?
Mas por aqui, você sabe como a banda toca: medaholic que é medaholic não larga mão do sonho facilmente e, sendo brasileiro, aí que não desiste nunca!
Por isso, se você tem passado por essa situação, seja bem-vindo(a) ao clube! Aqui, todos os membros se mantêm firmes na jornada para alcançar o sonho da carreira médica e ajudamos uns aos outros para chegarmos fortes na linha de chegada!
E com toda a experiência de já ter encarado as provas de Enem e vestibular, você agora pode usufruir de algumas vantagens que só quem já bateu de frente com esse desafio pode ter. Entre elas, a possibilidade de ter um longo período para revisar e fixar os conteúdos estudados para as provas anteriores. E sim, isso pode ser um grande diferencial em relação aos estudantes que estão vendo assuntos pela primeira vez!
Portanto, nada de se desanimar! Fique conosco para conferir algumas dicas de como buscar sua vaga na graduação de Medicina de uma forma mais otimizada!
O pior já foi. Agora vou só passar o olho!
Ó, jovem… Calma lá! A gente disse agorinha que você provavelmente carrega um grande diferencial, que é já ter estudado muitos dos assuntos anteriormente. Mas isso não quer dizer que você não deve estudá-los!
Lembre-se que o seguro morreu de velho, então ao invés de se poupar de estudar, use essa vantagem para poder fixar os conhecimentos já aprendidos! Afinal de contas, por mais que a gente continue resiliente na busca pela aprovação, o objetivo é passar o quanto antes, né?
Você que já está mais cascudo(a) e toda a ansiedade da novidade já passou. Portanto, o foco é aprender com os erros e tentar evitar tropeçar naquelas pedrinhas que ficaram pelo caminho. Cola na gente pra saber como!
Já ouviu falar de leitura dinâmica?
A leitura dinâmica é um conjunto de técnicas de estudos que se baseiam em aumentar a velocidade de leitura e tentar absorver o máximo de conteúdo, de uma forma bastante otimizada. E para nós que valorizamos nosso tempo de forma tão preciosa, essa parece ser uma ótima ferramenta, não é?
Ela ficou famosa por meio de John Kennedy, ou JFK, presidente americano da década de 60 que se destacava — desde os seus tempos de acadêmico na Universidade de Harvard — como um aluno que aprendia mais rápido que seus colegas e conseguia ler e compreender em média 1000 palavras por minuto, quando a média de um leitor comum é de 420 palavras por minuto.
Quando revelada pelo então presidente, essa técnica ganhou proporções de popularidade astronômicas, sendo inclusive um diferencial na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho.
No entanto, é válido ressaltar que quanto mais rápida é a leitura, geralmente menor é a compreensão. Por isso, só “passar o olho” nos conteúdos não é uma boa ideia, logo de cara. Você precisa entender como fazer isso da melhor maneira para não prejudicar sua preparação para as novas provas e deslanchar de vez como um futuro médico!
Como fazer a leitura dinâmica?
Vamos a um passo a passo importante. Pega papel e caneta aí e anota tudo pra tentar aplicar depois, beleza?
-
Quanto mais você lê, melhor fica
Isso parece muito óbvio, mas é extremamente importante que seja entendido. Se você não tem o hábito de ler diariamente, a leitura dinâmica pode demorar um pouco mais de tempo para surtir efeitos na sua vida. Contudo, se você já é um leitor regular, ou até mesmo um daqueles que devora livros e livros de uma vez, a atividade pode se tornar mais facilitada
Lembre-se que a leitura dinâmica consiste em tempo de leitura x taxa de compreensão, e isso depende, principalmente, do modo como seu cérebro processa frases e linhas. Quanto mais ele pratica isso, melhor ele fica.
-
Nada de barulho!
Outra dica que pode parecer muito simples, mas que você tem que se ligar. Um ambiente silencioso e livre de distrações pode proporcionar a você uma maior abertura para se dedicar totalmente à leitura.
Por isso, desligue tudo e qualquer coisa que possa emitir sons ou chamar sua atenção. Em seguida, procure um lugar onde você se sinta confortável, mas que ao mesmo tempo você possa se sentir focado na leitura. Depois disso, você pode dar o “start”!
-
Descubra o seu nível de leitura
Como você vai poder medir o seu progresso se nem ao menos sabe como começou? Por isso, pegue um texto leve, não muito longo, e cronometre o seu tempo para saber como você se sai. Dessa forma, você vai poder contabilizar quantas palavras consegue ler por minuto e poder assim, ter uma forma de saber se está evoluindo.
-
Treine seus olhos
Isso pode parecer estranho, mas é bastante efetivo. Use o seu dedo indicador para acompanhar a leitura junto com seus olhos e tentar alinhar-se ao movimento de tic-tac do relógio, indo da esquerda à direita e voltando.
-
Pare de pronunciar as palavras
Aqui isso vale tanto para quem pronuncia as palavras com a boca, ou com a mente. O primeiro tipo de leitor é chamado de leitor mecânico, e o segundo, de auditivo. No entanto, se você se mantiver com esses hábitos, não poderá ser um leitor dinâmico, que é absolutamente visual.
Skimming: a técnica bônus
Também chamada de leitura diagonal, o skimming consiste em buscar palavras-chave dentro do texto de forma com que se possa extrair o seu conteúdo sem ter de ler a página por completo, “deslizando” pelo conteúdo da mesma.
Para tentar executar essa técnica em livros, da melhor maneira, você pode seguir o seguinte direcionamento: comece pelas orelhas do livro; depois o prefácio, se houver; em seguida, a introdução; o sumário; a conclusão, se houver e por fim, os capítulos.
Nas orelhas e no prefácio, procure ler tudo, a fim de conseguir uma maior compreensão. Nos demais casos,tente ler apenas a primeira linha de cada parágrafo para ver se você consegue entender o quê que aquele texto tá falando.
Viu que a coisa não era bem assim?
Por mais que você esteja ficando calejada, medaholic, é preciso ter método na hora de “passar o olho” sobre os conteúdos. Não adianta nada contar com essa prerrogativa e não usá-la a seu favor.
Portanto, procure sempre utilizar técnicas de estudo que lhe auxiliem a conseguir tirar o melhor desse tempo que você dedica às suas leituras. Combinado?
Esperamos que você tenha curtido esse conteúdo. Se quiser ficar por dentro de outras informações e novidades a respeito da jornada do estudante de Medicina, confira outras matérias do nosso site!