O MEM Responde de hoje tem a missão de detalhar quais os critérios para conseguir o FIES! E sim, este post é muito importante e eu recomendo a leitura até o final, pois estamos falando do maior e, portanto, mais amplo programa de financiamento estudantil do Brasil.
O FIES foi criado em 1999 pelo governo federal com a finalidade de ajudar estudantes a cursarem sua tão sonhada graduação. O empréstimo a longo prazo prevê a sua inserção na graduação com a facilidade de começar a pagar ele a juros baixos somente depois da formatura, o que o diferencia de outros programas de financiamento estudantil.
O Fies é aberto a qualquer estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que deseja se matricular em cursos de graduação presenciais em faculdades particulares de todo o território nacional.
Veja a seguir os critérios para conseguir o Fies
Primeiro você faz o Enem, depois usa a nota obtida para concorrer com outros candidatos pelas vagas disponíveis em função de curso, faculdade, unidade e turno. Ahh, não pode zerar a nota da Redação, bllz?
Dessa maneira, o acesso ao financiamento é estabelecido através de um ranqueamento pelas maiores notas. Se você for bem no exame, terá como concorrer às melhores vagas e assim ingressar em uma faculdade melhor. Além disso, é preciso comprovar renda dentro dos limites do programa.
Sala de Espera tira dúvidas sobre financiamento estudantil; confira
É importante ficar atento não somente às datas do Fies, que geralmente ocorre uma vez a cada semestre, mas também ao cronograma do Enem. O programa considera os resultados de qualquer edição do Enem desde 2010. As exigências mínimas são 450 pontos na média das provas e não zerar a redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos por pessoa.
Hoje, o estudante beneficiado precisa pagar, mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde à parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro, ou seja, à Caixa.
Se um estudante obtém, por exemplo, um financiamento de 90%, precisa pagar 10% da mensalidade ainda durante o curso. Caso o preço do curso exceda o limite de financiamento do Fies, cabe ao estudante pagar também essa diferença.
Após a conclusão do curso, o estudante fará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, cada parcela será variável de acordo com a renda e, nos casos em que o estudante não tiver renda, será devido apenas o pagamento mínimo. Estima-se que o prazo máximo para pagamento é de 14 anos.
O Novo Fies
Desde 2018, o Ministério da Educação implementou uma modalidade chamada Novo Fies que se desdobra em diferentes segmentos. Na versão atual, é possível até ter acesso a taxas de juros zero no financiamento. Essa solução é restrita a estudantes que comprovam baixa renda.
Basicamente, são duas modalidades: o Novo Fies, com vagas sob juros zero para estudantes com renda per capta mensal inferior ou igual a três salários-mínimos, e a modalidade P-Fies, destinada a estudantes que apresentam renda per capta de até cinco salários-mínimos.
Apesar de não oferecer juros zero, o P-Fies oferece juros mais baixos do que os praticados no mercado, uma vez que conta com recursos de fundos constitucionais e de desenvolvimento, além dos recursos de instituições financeiras parceiras.
O Novo Fies tem também um teto de financiamento, que é de cerca de R$ 43 mil por semestre, que corresponde a mais ou menos R$ 7 mil por mês.
Passo a passo da inscrição
Para se inscrever no processo seletivo do Fies, acesse o sistema de inscrição do Fies em fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e em seguida em “Fazer Cadastro”.
Você será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.
Após concluído o cadastro, você será direcionado novamente para a página do Fies. Clique na opção “Entrar com GOV.BR”, e informe o CPF e a senha cadastrada.
Feito isso, já estará no sistema de inscrição do Fies, é só preencher as informações solicitadas.
Critérios para conseguir o Fies anotados? Agora se joga nos mimos que a MEM preparou para te ajudar na sua aprovação em Medicina.