Como cursar e quanto custa Medicina na Argentina?

Ninguém pode negar que o Brasil tem bons cursos de medicina. Porém, também é bem verdade que ingressar numa Escola Médica brasileira não é nada fácil e exige anos de preparação muito focada nos estudos, além do valor elevado das mensalidades no caso das faculdades particulares. Por isso, muitas pessoas optam por obter o diploma fora do Brasil. Mas como cursar e quanto custa Medicina na Argentina? É isso que você descobre neste post, medaholic!

Dos Andes até a costa no Atlântico, a Argentina tem um pouco de tudo: cidades agitadas, paisagens deslumbrantes, comunidades remotas, um cenário cultural vibrante e um sistema acadêmico bastante reconhecido mundialmente.

Para se ter uma ideia, o país tem cinco universidades listadas entre as 700 melhores no QS World University Ranking by Subject de Medicina.

O melhor curso de Medicina do país é o da UBA. Comparando com as instituições brasileiras, apenas a Universidade de São Paulo (USP) oferece uma qualidade superior à Universidade de Buenos Aires neste curso.

Para você: E-Book para saber como sobreviver ao Multiverso Med!

Cursar Medicina na Argentina

A duração do curso de Medicina na Argentina é a mesma que a das faculdades brasileiras: 6 anos de curso e 4 anos (em média) de especialização ou residência.

Uma das maiores vantagens de estudar medicina na Argentina é que não existe vestibular para ingressar no curso em nenhuma universidade. Em algumas instituições só é preciso realizar provas de ingresso em situações específicas. Para conseguir a sua vaga em Medicina basta ser aprovado nas provas do curso de admissão.

Nas faculdades particulares, as mensalidades e taxa de matrícula variam de R$900 a R$2000,00. Você terá ainda as despesas com materiais e apostilas (xerox) – que, segundo algumas consultorias, variam entre R$ 60,00 e R$ 130,00. Isso sem considerar os livros que podem ser emprestados das bibliotecas públicas.

E mesmo considerando os gastos com alimentação e outros itens de necessidades básicas, o custo de se estudar medicina na Argentina é menor do que estudar em uma universidade particular no Brasil, atualmente.

Resumindo, as vantagens de estudar medicina na Argentina são:

– Possibilidade de estudar de graça;
– Não ser necessário prestar vestibular;
– Ter boas universidades.
– Idioma próximo do português.

Quem se forma na Argentina pode trabalhar no Brasil?

Para quem precisa validar o diploma de medicina da Argentina no Brasil, o Ministério da Educação disponibiliza o Revalida, que é uma prova que vai aferir se o estudante possui o nível de conhecimento e técnica médica necessários para atuar na rede de saúde brasileira, de acordo com as diretrizes educacionais que estão em vigor no sistema de ensino nacional e são seguidos pelas Escolas Médicas em todo o país.

O processo avaliativo do Revalida é dividido em duas etapas eliminatórias que são aplicadas em momentos distintos: provas escritas e prova de habilidades clínicas. Segundo o INEP, o exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina.

Se você já decidiu que vai estudar medicina no exterior e sabe quanto custa Medicina na Argentina, não se esqueça que essa oportunidade também exige preparação, estratégia e conhecimento. Por isso, acompanhe a MEM para garantir a sua aprovação!