publicidade

Enem 2025: Estudante de Medicina investigado pela PF nega fraude e diz que antecipação de questões foi “coincidência”

Compartilhar:

Anulação de questões do Enem 2025 leva PF a apurar possível vazamento; estudante diz que semelhança com itens da prova foi apenas coincidência.

Compartilhar:

Após três questões do segundo dia do Enem 2025 serem anuladas, o Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal para investigar a possível antecipação de itens da prova. O estudante Edcley Teixeira, de Sobral (CE), que cursa o 4º ano de Medicina e administra cursos preparatórios, é o principal alvo da apuração.

Na manhã de sábado (23), a PF apreendeu o celular, o computador e documentos do estudante. A operação ocorreu após a divulgação de uma reportagem que apontava semelhanças entre questões comentadas por Edcley em uma live e itens que apareceram no exame aplicado em 16 de novembro, prova que reuniu quase cinco milhões de candidatos em todo o país.

O que motivou a investigação

O caso ganhou repercussão nacional quando uma transmissão ao vivo feita por Edcley, na semana do Enem, mostrou perguntas “extremamente parecidas” com as que entraram na prova oficial. As denúncias circularam intensamente nas redes sociais após o encerramento do segundo dia de exame.

Ao Fantástico, o estudante classificou a similaridade das questões como uma “coincidência” e afirmou que se tratou de uma “publicidade infeliz” para promover seu curso. Ele negou ter tido acesso prévio ao conteúdo oficial.

A jornalista Luiza Tenente, responsável pela primeira apuração, identificou ao menos cinco questões com grande proximidade: mesmo enunciado, mesmo contexto matemático e alternativas quase idênticas. “É muito difícil acreditar que tenha sido sorte. Eu diria que é impossível”, afirmou.

Questões vieram de pré-teste do MEC

Durante a entrevista, Edcley admitiu que as três questões anuladas tinham aparecido em uma prova da qual participou em 2024: o Prêmio Capes Talento Universitário, iniciativa vinculada ao MEC. Segundo ele, o concurso apresentava “padrões semelhantes aos do Enem”, o que o levou a suspeitar que se tratava de um pré-teste.

Os pré-testes são avaliações aplicadas pelo Inep para calibrar questões que podem ou não entrar no Banco Nacional de Itens (BNI) e, eventualmente, na prova do Enem. O Inep confirmou que o prêmio funciona como uma espécie de laboratório para validação de perguntas.

A investigação também apura o pagamento de alunos para memorizar questões desses pré-testes. Mensagens obtidas pela reportagem mostram Edcley solicitando detalhes de “até dez questões” do exame. Para ele, a prática não configuraria irregularidade, já que, segundo sua versão, não haveria termo de sigilo associado à prova.

Especialistas apontam falhas no Banco Nacional de Itens

O caso reacendeu o debate sobre a segurança do BNI — conjunto de itens armazenados pelo Inep e base para a formulação do Enem. Para especialistas, o banco deveria ser maior e mais robusto para reduzir a dependência anual de novos pré-testes.

Maria Helena Castro, ex-presidente do Inep, avaliou que o número atual de itens calibrados é insuficiente: “Seriam necessários entre 100 mil e 110 mil itens para garantir maior segurança e menor risco de vazamentos.”

Impacto imediato para candidatos

Com a anulação das três questões do Enem 2025, o Inep informou que o cálculo da nota seguirá o modelo da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que permite ajustar o escore mesmo sem considerar perguntas anuladas. O órgão reafirma que não haverá prejuízo aos participantes.

O caso segue em investigação pela Polícia Federal e novos desdobramentos devem ser divulgados nos próximos dias.


Receba as notícias direto no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o mundo da Medicina, Educação e Saúde! Basta acessar a comunidade da MEM no Whatsapp.

📲As principais notícias do dia na sua caixa de entrada! Se inscreva na Newsletter da MEM.


Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.