Enem como certificado de conclusão do ensino médio. Saiba mais!

Medida amplia acesso à certificação para quem não concluiu os estudos na idade regular.

Compartilhar:

sala de aula vazia

Escrito por:

Alex Lucas Silva
Estagiário em Jornalismo

O Enem 2025 poderá servir como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quinta-feira (22). De acordo com o ministro, a possibilidade vai depender da nota alcançada pelo participante na prova.

Além disso, o ministro também anunciou que estudantes que se formaram em escolas públicas terão uma pré-inscrição feita no Enem. O objetivo seria estimular a participação desses estudantes no exame. O edital com as novidades será publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (23).

Por decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame havia deixado de ter essa função em 2017. Desde então, os adultos que não concluíram o ensino médio na idade adequada passaram a contar com o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para conseguir o diploma do ensino fundamental ou médio.

O então ministro Mendonça Filho afirmou, à época, que “não dava mais para aplicar uma avaliação tão abrangente, que exigia mais do que o necessário, àqueles que têm objetivos distintos”. De acordo com ele, ao avaliar conhecimentos mais aprofundados, estava “impondo um ônus para quem não pensava no ensino superior”.

E o Encceja?

Se você deseja obter o diploma de ensino fundamental por meio do Encceja, é necessário, primeiramente, ter no mínimo 15 anos completos na data da prova. Já para conquistar o diploma de ensino médio, a exigência é ter, no mínimo, 18 anos no dia da aplicação.

A prova é aplicada em um único dia, com quatro exames objetivos divididos entre os turnos da manhã e da tarde. Cada exame contém 30 questões de múltipla escolha, abrangendo diferentes áreas do conhecimento.

Para ser aprovado, é necessário alcançar pelo menos 100 pontos em cada uma dessas áreas. A correção segue o método TRI (Teoria de Resposta ao Item), que avalia a coerência nas respostas. Além disso, é obrigatória a redação, que vai de 0 a 10 pontos, e é preciso obter no mínimo nota 5 para ser aprovado.

De acordo com o Ministério da Educação, mesmo com o retorno do Enem como forma de proporcionar o diploma escolar, o Encceja não deixará de existir.

Enem 2025

As inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira (26) e seguirão até o dia 6 de junho. Já a aplicação das provas será nos dias 9 e 16 de novembro, conforme foi divulgado pelo Inep.

De acordo com o MEC, as provas do Enem 2025 seguirão o formato tradicional, com questões objetivas e uma redação, testando o conhecimento dos participantes em áreas como linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Além de voltar a ser uma porta para o diploma do ensino médio, o Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no país. Por meio do Sisu, Prouni e Fies, milhares de estudantes ingressam em universidades públicas e privadas, ou conseguem financiamento estudantil com condições facilitadas.

Confiras as últimas notícias sobre o mundo da medicina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.