Depois de alguns anos sendo uma prova estritamente física, o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, ganhou uma nova modalidade, hoje chamada de ENEM Digital.
Inicialmente a intenção do Enem, criado em 1998, era analisar a carga de conhecimento e aprendizado dos alunos do ensino médio, funcionando com um termômetro educacional. Entretanto, em 2003, o Governo Federal junto ao Ministério da Educação, estabeleceram essa prova como a principal forma de acessar o ensino superior.
Constituído como o maior vestibular do Brasil, assim como o segundo maior do mundo, o Enem, em suma, é o ponto de entrada através das plataformas do Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Financiamento Estudantil (FIES), para o aluno ingressar nas universidades.
Quanto ao Enem digital, a nova modalidade vem tomando proporções para ser ainda maior que o próprio ENEM impresso, pois além de mais econômico, o Governo Brasileiro informa que até 2026, o Brasil adaptará essa nova etapa de prova.
Como funciona o ENEM digital?
Antes de mais nada, é importante saber que o ENEM digital tem suas especificações. Portanto, a único parte impressa da prova é a da folha de redação.
Entretanto, é indispensável saber que você não irá realizar a prova do Enem de casa ou por meio do seu próprio computador assim como nas edições impressas, será necessário se locomover à alguma unidade de ensino para execução da prova, pois o computador será especializado para tal momento e você não terá acesso a nenhum outro programa ou conexão de internet.
Após finalização do ENEM digital, é importante que você confirme as respostas e aí sim terá seu exame finalizado.
“A principal diferença é o ambiente de resolução da prova, a aplicação no computador acarreta em uma interação diferente com a avaliação, pois com um simples clique, ele pode voltar na questão que pulou ou até assistir um vídeo”, apontou Camila Ferreira, especialista em ENEM.
ENEM digital x impresso
Regras do ENEM digital
As regras se manterão da mesma forma que o impresso. Durante a aplicação das provas:
- o fiscal estará presente
- será permitido o consumo de lanches sem a embalagem
- será permitido o consumo de água sem a presença do rótulo.
Os computadores serão designados a cada candidato não podendo haver troca. A forma de organização das salas depende do tamanho da unidade.
Contudo, o MEC informa que a disponibilidade dos computadores e alunos será respeitando a privacidade de cada um no momento da prova. Para a entrada no sistema de provas, cada aluno terá uma senha própria e o gabarito poderá ser levado para casa.
Como a modalidade da prova é virtual, o gabarito poderá ser manuscrito pelos estudantes que só será liberado 30 minutos que antecedem ao final da prova.
Os alunos conhecidos como treineiros não poderão realizar o ENEM Digital 2022. Portanto, as provas são destinadas aos estudantes que terminaram o ensino médio ou que estão no último ano.
Arrasando na TRI com Camila Ferreira
Inscrições
As inscrições acontecem no mesmo momento da modalidade impressa. No cadastro, o aluno deve escolher o formato da prova.
De acordo com o MEC, por mais que as provas impressas tenham cores que diferenciam as provas. O ENEM digital também terão as ordens das questões diferenciadas em cada prova.
O cronograma ENEM 2022 da prova geralmente acontece em maio e as provas no final de cada ano, entre os meses de novembro e dezembro
Mas se no final das contas ainda surge a duvida em você sobre qual das duas modalidades fazer, vem cá que tem mais pra te ajudar:
Camila Ferreira aponta que a experiência com o digital na avaliação passada foi bastante positiva. No entanto, ainda há outras questões como a localidade em que não compensa se deslocar para destinos longes em um dia de bastante estresse como é um dia normal de Enem. Outro ponto é a familiarização no uso de ferramentas digitais:
“É importante que o aluno tenha mais facilidade com o digital, que realmente acontece, tem aluno que é mais ágil, mais assertivo nesse ambiente. Mas também é preciso pensar se isso não vai gerar uma ansiedade por fazer uma prova diferente do que a maioria vai realizar”, comenta Camila.
Antes de terminar esse texto, não perde a coluna da Camila aqui no nosso portal, ela é especialista em TRI do ENEM. Vai entender mais sobre o assunto neste texto dela.