A redação é um dos maiores medos do estudante, seja em vestibular do Enem ou no Particular, sempre existe um certo nervosismo. Ela não é só uma matéria, e sim uma forma de testar seus métodos de argumentação. Hoje vamos pontuar as diferenças entre a redação do Enem e a redação da UniVassouras. Confere aqui!
Enem ou Particular?
- Redação Vestibular de Vassouras
A prova de redação é constituída pela elaboração de uma dissertação argumentativa, de caráter autoral, com base em proposta relacionada a um tema da atualidade, atendendo às exigências da norma-padrão da Língua Portuguesa. A avaliação da produção escrita considerará a capacidade de argumentação autoral, rompendo com o senso comum, e a capacidade de atender à estruturação textual de uma dissertação argumentativa.
1. Critérios
. Abordagem e desenvolvimento do tema
. Tipo de texto
. Estrutura dos enunciados
. Norma-padrão
2. Aspectos avaliados
. Não aborda o tema
. Tangencia o tema
. Aborda o tema com marcas de autoria, mas com incoerências localizadas ou
insuficiência de argumentos ou aborda o tema sem incoerências, ou insuficiência de argumentos, mas sem marcas de autoria
. Aborda o tema com marcas de autoria, com argumentos suficientes e sem
incoerências
. Não é claramente uma dissertação
. Modelo cristalizado de dissertação
. Supera modelo cristalizado de dissertação
. Problemas frequentes
. Problemas localizados
. Sem comprometimento
. Problemas diversos e recorrentes
. Problemas diversos, mas pontuais
. Poucos e pontuais problemas
. Sem comprometimento
Observações importantes
Será atribuída nota 0 (zero), para as seguintes situações:
• redação em branco;
• textos que não atendam ao número mínimo de linhas solicitado na proposta de redação;
• textos que representem cópia dos textos presentes no caderno de questões ou já existentes em outros suportes, configurando
plágio;
• redação que não aborde o tema; e
• redação escrita em outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativa (prosa).
2. Por marcas de autoria, entende-se a presença de argumentos além dos contidos nos textos da prova, apontando para um conhecimento de mundo mais amplo por parte do candidato.
3. O critério Estrutura dos enunciados inclui paragrafação, delimitação dos períodos, processos de paralelismo e de coesão.
4. O critério Norma-padrão inclui ortografia, pontuação no interior dos períodos, concordância e regência.
5. A nota máxima da prova de redação será 10 (dez) pontos.
Inscrições | Vestibular Medicina de Vassouras
-
Redação Enem
A redação é cobrada no primeiro dia do Enem. Na oportunidade, também são realizadas as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.
Conheça as cinco competências cobradas pelo Inep na redação:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
São seis níveis de desempenho:
200 Pontos – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
160 Pontos – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
120 Pontos – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da
escrita.
80 Pontos – Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
40 Pontos – Demonstra domínio uso precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de
escolha de registro e de convenções da escrita.
0 Pontos – Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada, caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
Eis os seis níveis de desempenho:
200 Pontos – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto
dissertativo-argumentativo.
160 Pontos – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
120 Pontos – Desenvolve 0 tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
80 Pontos – Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
40 Pontos – Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
0 Pontos – Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Nestes casos a redação recebe nota zero sendo anulada.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
Eis os seis níveis de desempenho:
200 Pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
160 Pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
120 Pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos, dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
80 Pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
40 Pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
0 Pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
Abaixo, seguem os seis níveis de desempenho:
200 Pontos – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160 Pontos – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
120 Pontos – Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
80 Pontos – Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
40 Pontos – Articula as partes do texto de forma precária.
0 Pontos – Não articula as informações.
5. Respeito aos direitos humanos
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.
Eis os seis níveis de desempenho:
200 Pontos – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
160 Pontos – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
120 Pontos – Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
80 Pontos – Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com à discussão desenvolvida no texto.
40 Pontos – Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
0 Pontos – Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada
Quer saber mais sobre redação? Que tal dar uma olhada na nossa aba especial do portal sobre redação? Clica aqui!