Estudantes brasileiros enfrentam distância para cursar Medicina na Rússia

Karla Thyale Mota

Na última edição do Revalida, exame para validar o diploma de profissionais médicos formados no exterior, a taxa de candidatos graduados na Rússia subiu 382%. Esse número é resultado de um crescimento ao longo de 10 anos, de acordo com um estudo realizado pela Folha de São Paulo.

O que leva diversos brasileiros a enfrentarem temperatura de -40ºC e migrarem para um país com mais de 10 mil quilômetros de distância do seu país de origem? Um dos principais motivos é o alto custo do curso de medicina no Brasil e a grande concorrência para ingressar em uma instituição pública.

Além disso, a mensalidade para o curso de Medicina no país russo tem um ticket bem menor do que a graduação brasileira. Em 2015, por exemplo, os valores de mensalidade da Universidade Médica Estatal de Kursk, que estavam em torno de U$3.100 (moeda russa: rublo) por semestre, ou seja, cerca de R$21.000. Considerando as mensalidades brasileiras, que estão saindo a uma média de R$8 mil mensal, por seis meses o valor total sairia em torno de R$48 mil, uma economia de 27 mil reais.

É por isso que, esperançosos por ingressar no curso dos sonhos, esses estudantes têm migrado para tão distante, mesmo em meio a uma guerra, que inclusive é um dos motivos que os tem levado a retornar ao Brasil.

Da Rússia para o Brasil

Para exercer a profissão aqui no país, é obrigatório que os recém-formados passem pelo processo seletivo do Revalida, o que, consequentemente, aumenta as taxas desses participantes do processo.

De acordo com o painel do Revalida, na edição de 2024/1, 87 brasileiros com diploma russo se inscreveram no processo seletivo. Desses, 36 alcançaram a pontuação necessária para avançar para a 2ª etapa. O processo seletivo desta edição ainda está correndo, o resultado final será divulgado apenas em 31 de outubro.

Entenda como funciona o processo do Revalida: Revalida: saiba tudo sobre a prova de validação do diploma médico

Para comparação, no ano de 2014, apenas 26 brasileiros com diplomas originados da Rússia participaram do Revalida. Desses, apenas 8 conseguiram a aprovação nas duas etapas do processo.

Enquanto não validam o diploma, os médicos formados na Rússia, ou em outros países, atuam no Programa Mais Médicos. Atualmente, mais de 100 médicos exercem a profissão através do programa do governo federal.

Sistema de Saúde russo

Estudantes que cursaram medicina na Rússia, destacam que, além do idioma, a principal dificuldade dos ingressantes em medicina no país, as diferenças entre os dois países está no Sistema de Saúde. À Folha de S. Paulo, médicos formados em cidades russas contam que o Brasil se destaca em atenção primária e higiene e a Rússia possui maior quantidade de leitos e hospitais especializados.

No entanto, o país russo peca em higiene, reutilizando, por exemplo, itens descartáveis, como luvas e toucas são reutilizados.

Universidades Russas

Nas instituições russas, as aulas de medicina são realizadas em inglês para atender os diversos estudantes internacionais. No entanto, os estudantes também têm acesso a aulas no idioma russo para atuação nos hospitais locais. Assim como no Brasil, o curso de Medicina tem duração de 6 anos, divididos em ciclos teóricos e práticos.

De acordo com informações da Aliança Russa, principais representantes das universidades russas no Brasil, o processo seletivo é realizado a partir de análise documental, entrevista e análise do perfil do estudante. Para a inscrição, no entanto, é necessário ter cursado, pelo menos, até o 2º ano do Ensino Médio e possuir menos de 35 anos.

Aos alunos que não tem fluência no inglês ou russo, são encaminhados para a Faculdade Preparatória para estudar os dois idiomas. Além disso, também são inseridos em um curso de iniciação ao sistema de ensino russo.

Fique por dentro das principais notícias sobre o mundo da Medicina! Acompanhe nossos últimos textos: