Faculdades públicas de Medicina têm vestibular próprio?

Compartilhar:

Quais faculdades públicas de Medicina têm vestibular próprio?

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Em todo o país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sido utilizado como a principal forma de acesso de estudantes ao Ensino Superior. Por outro lado, ainda há Instituições de Ensino que não usam a nota do Enem como critério de seleção. Neste post, o MEM responde quais faculdades públicas de Medicina têm vestibular próprio. Segue a leitura:

Estamos falando de universidades públicas que contam com suas provas para processo seletivo exclusivo, que segue as regras de editais específicos para selecionar os medaholics que vão ocupar as novas vagas de cada semestre ou ano letivo. Confira:

Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)

E ai, medaholic, conhece outras faculdades públicas de Medicina que têm vestibular próprio? Conta pra gente nos comentários!

Jornada Médica

recém formados em medicinaInteressados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Sisu – O Ministério da Educação realiza duas edições do SiSU por ano e, em geral, a do primeiro semestre sempre oferece mais vagas que a do segundo. Não há uma pontuação exata para se conseguir uma vaga, tudo depende da concorrência e da nota mínima exigida por cada faculdade.

A nota mínima na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas é divulgada pelas próprias universidades no início do processo seletivo. Já em relação à concorrência de cada vaga para uma Escola Médica, um parâmetro importante é a nota de corte. Aqui você encontra as Notas de Corte dos cursos de Medicina agrupadas por região do país.

Sobrevivendo ao Multiverso MED: descubra como organizar seus estudos.

Prouni – Para participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Atenção! O governo federal fez a ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022.

Fies – Eu já te contei que o Fies é uma das possibilidades de financiamento para arcar com os custos da sua faculdade particular de Medicina. É possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010. Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação.

O Fies tem duas modalidades, se liga: A primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Como estudar para passar no Vestibular de Medicina

Para selecionar os alunos, as instituições de ensino costumam aplicar questões que envolvem um raciocínio mais complexo para os vestibulares de Medicina. Nesse caso, é preciso se aprofundar nos conteúdos do Ensino Médio para se dar bem nas provas.

Para se preparar da melhor forma possível, é fundamental ficar atento ao manual do candidato de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Lá estão descritas as disciplinas que vão aparecer nas provas e em que formato (múltipla escolha ou dissertação, por exemplo).

Para definir as prioridades na hora de estudar, avalie o peso de cada disciplina: isso pode te ajudar a garantir a aprovação. Isso porque, quanto melhor o seu desempenho em disciplinas com maior peso, mais alta deve ser a sua pontuação final. Isso não quer dizer que você deve negligenciar as demais matérias.
Além de conhecer as disciplinas que devem ser estudadas, vale a pena conferir provas de anos anteriores e resolver as questões. Assim, você vai conseguir checar se a sua preparação está compatível com o ideal para aprovação.

Aqui no MEM você vai ficar sabendo quais são os próximos vestibulares de Medicina, como são as provas, o que é necessário para ser aprovado e muito mais para sua jornada médica decolar.

3 respostas

  1. Como assim a UFSCar e UFV tem vestibular próprio? Elas não são exclusivas Sisu?? Não achei nada sobre vestibular especifico dessas universidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?