FAP Araripina abre inscrições para transferência externa em medicina

FAP Araripina

Bruno Daniel
Jornalista da educação médica brasileira.

Se você está buscando novas oportunidades para continuar seus estudos em Medicina, a Faculdade de Araripina (FAP) abriu inscrições para o processo de transferência externa. Esta pode ser a chance que você esperava para seguir sua formação em uma instituição renomada e comprometida com a excelência acadêmica.

Por que escolher a FAP Araripina?

Estudar na FAP significa ter acesso a uma infraestrutura moderna, professores qualificados e um currículo atualizado que prepare os alunos para os desafios do mercado de trabalho.

Como funciona a transferência externa?

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever no processo de transferência externa estudantes que já estejam matriculados em cursos de Medicina de outras instituições, nacionais ou estrangeiras, e que desejem continuar seus estudos na FAP Araripina.

É necessário atender aos seguintes requisitos:

• I. Ter concluído pelo menos: o 1º período do curso de Medicina para concorrer às vagas ofertadas do 2º período; o 1 o , 2º e 3 o períodos do curso de Medicina para concorrer às vagas ofertadas do 4º período; o 1 o , 2º, 3º, 4o e 5 o períodos do curso de Medicina para concorrer às vagas ofertadas do 6º período; 1 o , 2º, 3º, 4o , 5 o , 6 o e 7 o períodos do curso de Medicina para concorrer às vagas ofertadas do 8º período.
  • II. Ser originário de instituições nacionais, autorizadas e/ou reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC.
  • III. A FAP Araripina, respaldada em portaria normativa do Ministério da Educação e na sua autonomia didático, financeiro e científica, preconizado no art. 207, da CF/88, informa que não receberá os candidatos que pleitearem a transferência dos contratos dos programas sociais: PROUNI – Programa Universidade para Todos, e de detentores de bolsa do Fundo Social e Proies.

Confira completo no Edital

Como Funciona o Processo de Inscrição?

Para fazer a sua inscrição é necessário acessar esse LINK e preencher os dados solicitados. As inscrições vão até o dia 28 de junho. É necessário está atento aos documentos necessário:

1. Atestado de Regularidade Acadêmica, constando a situação do candidato no 1º semestre de 2024. Será considerado estudante com Regularidade Acadêmica aquele que estiver regularmente matriculado no primeiro semestre de 2024.

2. Sistema de Avaliação da IES, ou seja, nota mínima ou critério para aprovação na disciplina.

3. Declaração de autorização ou reconhecimento do curso, carimbada e assinada ou Portarias de autorização ou reconhecimento do curso.

4. Histórico Escolar oficial e original da IES completo (não poderá ser parcial, ou seja, deve constar todas as disciplinas cursadas), constando ano e forma de ingresso do candidato, informações das disciplinas cursadas com aprovação (carga horária, semestre e ano em que foi cursada e nota ou conceito de aprovação), cronologia integral desde o ingresso até 2024.1, conceito/dispensa ENADE, carimbo, data e assinatura do responsável na Instituição de origem.

5. Programa (plano de ensino/conteúdo programático) das disciplinas cursadas e aprovadas constantes no Histórico Escolar com carimbo e assinatura da IES de origem. Não deverá ser enviado programa de disciplinas reprovadas. Caso conste aproveitamento de estudos ou convalidação de disciplinas no Histórico Escolar do candidato na IES de origem, este deverá apresentar toda a documentação citada acima da Instituição onde, de fato, as disciplinas foram cursadas (IES de origem).

6. Declaração de participação ou não no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE.

7. Documentos pessoais: RG e CPF (cópia autenticada ou original).

Etapas do Processo Seletivo

O processo de seleção será composto por:

1. Análise Documental: Verificação dos documentos apresentados e análise do histórico acadêmico.

2. Prova: Avaliação composta por 15 questões objetivas sobre matérias de períodos anteriores. O exame terá 2 horas de duração.

3. Matrícula: Realização da matrícula dos candidatos aprovados na etapa anterior.

Resultado e Matrícula

Os resultados serão divulgados no site da FAP Araripina, a partir das 20h do dia 10 de julho de 2024. Os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula entre os dias, nos dias 11 e 12 de julho de 2024.

Como é estudar na FAP Araripina?

A FAP Araripina possui um amplo Hospital Escola (Hospital-escola – HMSM) onde o aluno põe em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Você pode fazer um tour virtual pela instituição através deste link.

Como se Inscrever

Para realizar a inscrição, acesse o site oficial da FAP Araripina e siga as instruções. Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria acadêmica pelo e-mail secretaria.araripina@fapce.edu.br

Aproveite esta oportunidade para dar um novo rumo à sua carreira acadêmica. A FAP Araripina está de portas abertas para recebê-lo!