Como funciona a transferência externa?

Mulher escrevendo enquanto está deitada no chão.

A escolha da Instituição de Ensino Superior é uma tarefa árdua para o aluno, principalmente para quem deseja cursar medicina. Nesse caso, existem coisas a se levar em consideração, como: estrutura física e organizacional.

No entanto, em alguns casos, a escolha da instituição de ensino não acontece apenas uma vez, isso porque o aluno pode optar pela troca durante a graduação. E é sobre isso que vamos falar hoje: transferência externa.

Vamos lá?

Existem vários critérios que o aluno deve levar em consideração na hora de escolher onde estudar… quais são eles?

Valores das mensalidades e custos de manutenção

O curso de medicina não é o curso mais barato, pelo contrário, pode até assustar alguns pelo valor alto das mensalidades. Por isso é importante que você pesquise os preços antes de tomar a decisão final. Colocar os pesos na balança e ver se o resultado está dentro da realidade é essencial.

Para ajudar a aliviar um pouquinho o bolso, existem opções que podem ser bastante úteis, como Financiamento estudantil ou Bolsas de estudos. No nosso portal você vai encontrar mais conteúdo sobre isso.

Localização e deslocamento

Um ponto importante é a localização da instituição. É perto de onde você mora? Você vai precisar mudar de cidade? De estado? De país? E o custo de vida da localização onde você vai cursar medicina? É barato ou caro? São muitas perguntas que necessitam de atenção na hora de selecionar o ponto de partida da sua jornada médica.

Estrutura física e tecnológica

A medicina é um campo que está em uma crescente evolução, principalmente tecnológica. Um curso que ofereça recursos didáticos e laboratórios com equipamentos atuais fazem total diferença na absorção do conteúdo e no desenvolvimento profissional do estudante. Estude sobre onde você quer cursar medicina e o que a faculdade pode te oferecer e agregar na sua formação.

Como funciona a troca de curso

A escolha inicial de onde você vai cursar medicina não quer dizer que é a escolha definitiva. Você pode trocar para uma instituição que aceite realizar transferência externa. Uma opção para quem deseja trocar de curso é a Universidade Tiradentes (UNIT) que possui editais de seleção para receber alunos que optaram pela transferência.

A última seleção foi para  os 2º, 4º e 5º períodos do curso de medicina. Confira os requisitos.

Ter sido alocado no período ofertado no edital, conforme regra descrita a seguir:

• Para concorrer à vaga ofertada do 2º período, o candidato deverá ter o aproveitamento da carga horária de, no mínimo, 01 hora e, no máximo, 520 horas da estrutura curricular vigente do curso de medicina da Universidade Tiradentes

• Para concorrer às vagas ofertadas do 4º período, o candidato deverá ter o aproveitamento de, no mínimo, 1121 horas e, no máximo, 1720 horas da estrutura curricular vigente do curso de medicina da Universidade Tiradentes.

• Para concorrer às vagas ofertadas do 5º período, o candidato deverá ter recebido o aproveitamento de, no mínimo, 1721 horas e, no máximo, 2240 horas da estrutura curricular vigente do curso de medicina da Universidade Tiradentes.

Tem texto sobre estrutura laboratorial da Unit no nosso portal que pode te ajudar a entender melhor como funciona a medicina na Universidade Tiradentes.

Medicina na prática: Laboratórios de Anatomia e Fisiologia

Posso fazer transferência externa de outros países?

Sim! A transferência também é válida para aqueles que cursam medicina fora do Brasil e desejam voltar para a terra natal. Nesse caso é só conferir quais instituições aceitam a transferência de outros país e participar da seleção. Essa pode ser uma boa opção para tentar desviar do revalida, que é um desafio imenso para quem quer exercer a medicina com diploma estrangeiro.

Depois da transferência, precisa fazer o Revalida?

O Revalida é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior estrangeira. O objetivo do exame é verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional da medicina.

Tal exame subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.

São duas etapas para participar do processo, uma teórica e outra prática, que abordam cinco temáticas da medicina:

• cirurgia;
  • pediatria;
  • clínica médica;
  • ginecologia e obstetrícia;
  • e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Gostou do nosso conteúdo sobre o universo da transferência externa de medicina? Então confira muito mais no nosso portal.