FIES: MEC abre inscrições nesta terça-feira

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

As inscrições para as 93 mil vagas disponíveis para o 1° semestre de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) começam hoje (26). Os candidatos devem se inscrever no portal do Fies até o dia 29 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 02 de fevereiro.

 

Quem pode se inscrever no FIES

Podem participar do Fies, estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010. Os participantes precisam ter tirado uma nota mínima de 400 pontos na redação do Enem, além da média de 450 pontos nas provas. Além disso, o candidato deve comprovar renda familiar de até 3 salários-mínimos.

O estudante deverá, ainda, ter concluído o ensino médio e não pode ter terminado uma faculdade. A instituição de oferta do curso deve estar cadastrada junto ao programa e o curso precisa ter conceito positivo na avaliação do MEC.

 

Seleção

Após a divulgação do resultado, o candidato selecionado deve finalizar a inscrição no SisFIES entre os dias 03 a 05 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado na chamada única, poderá acompanhar a sua posição na lista de espera. A convocação por meio da lista ocorrerá entre os dias 03 de fevereiro a 18 de março.

 

Novo Fies

O novo FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.