Finaliza nesta sexta-feira, 8 de março, o prazo para que os estudantes que realizaram a edição 2023 do Enem, respondam o questionário do INEP. A aplicação da pesquisa “Participação dos Estudantes no Enem 2023”, é um dos parâmetros utilizados pelo órgão em parceria com o MEC e com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para identificar os pontos com necessidade de aperfeiçoamento no exame.
Os interessados em participar da pesquisa respondendo ao questionário, devem acessar o link do formulário enviado a todos os candidatos inscritos na última edição do exame por meio do e-mail cadastrado no site do INEP.
Os estudantes devem responder perguntas que abrangem desde o processo de preparação até a logística de deslocamento para o local da prova.
Como responder a pesquisa?
Todos os inscritos na última edição do Enem receberam um e-mail a partir de 27 de fevereiro com o link da pesquisa. Portanto, para responder as perguntas, o candidato deve verificar os dados e autorizar para dar sequência ao questionário.
Uma vez finalizada, o candidato não poderá retornar ao questionário. Além disso, o link é pessoal e intransferível, ou seja, não poderá ser repassado.
Qual o objetivo da pesquisa?
O estudo tem como objetivo o levantamento de informações dos próprios candidatos para melhorias no exame. Na última edição, diversos candidatos foram alocados em locais acima de 30 quilômetros de distância de suas residências, o que provocou atrasos e resultou na perda do horário de realização do exame para alguns.
Em decorrência das diversas reclamações acerca da logistica e aplicação do exame, surgiu necessidade em ouvir os inscritos para possibilitar mudanças e melhorias na distribuição dos locais de prova e na aplocação da prova. Ou seja, a partir das respostas dos candidatos, o MEC poderá realizar as melhorias necessárias para evitar transtornos na hora da prova.
Entretanto, vale ressaltar que os candidatos lesados puderam solicitar a participação da reaplicação da prova, que aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro.
Confira algumas matérias interessantes para você:
Entenda como funciona o Enem
O Enem é porta de entrada de diversos estudantes a um ensino superior. Composto por 180 questões que abrange as áreas do conhecimento baseadas nos conteúdos do Ensino Médio e uma redação.
A prova está distribuída da seguinte maneira:
1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas;
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
Enem 2023
Na edição de 2023 do Enem, foram mais de 2,7 milhões de candidatos realizaram as provas que aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro.
O MEC ainda não divulgou as inscrições para a edição deste ano do Enem. No entanto, espera-se que eles apliquem as provas entre os meses de outubro e novembro, como geralmente.
- por Melhores Escolas Médicas
- UnexMED promove I Congresso de Urgência e Emergência do Interior da Bahiapor Leila Lima
- Fuvest 2025: confira as datas para a segunda fase do vestibular da USPpor Karla Thyale Mota
- Medicina é a graduação com maior empregabilidade do paíspor Leila Lima
Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!
Ao enviar, você concorda em receber comunicações.