Prazo para responder questionário do INEP finaliza nesta sexta, 8

Compartilhar:

questionário do INEP

Escrito por:

Karla Thyale Mota

Finaliza nesta sexta-feira, 8 de março, o prazo para que os estudantes que realizaram a edição 2023 do Enem, respondam o questionário do INEP. A aplicação da pesquisa “Participação dos Estudantes no Enem 2023”, é um dos parâmetros utilizados pelo órgão em parceria com o MEC e com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para identificar os pontos com necessidade de aperfeiçoamento no exame.

Os interessados em participar da pesquisa respondendo ao questionário, devem acessar o link do formulário enviado a todos os candidatos inscritos na última edição do exame por meio do e-mail cadastrado no site do INEP.

Os estudantes devem responder perguntas que abrangem desde o processo de preparação até a logística de deslocamento para o local da prova.

Como responder a pesquisa?

Todos os inscritos na última edição do Enem receberam um e-mail a partir de 27 de fevereiro com o link da pesquisa. Portanto, para responder as perguntas, o candidato deve verificar os dados e autorizar para dar sequência ao questionário.

Uma vez finalizada, o candidato não poderá retornar ao questionário. Além disso, o link é pessoal e intransferível, ou seja, não poderá ser repassado.

Qual o objetivo da pesquisa? 

O estudo tem como objetivo o levantamento de informações dos próprios candidatos para melhorias no exame. Na última edição, diversos candidatos foram alocados em locais acima de 30 quilômetros de distância de suas residências, o que provocou atrasos e resultou na perda do horário de realização do exame para alguns.

Em decorrência das diversas reclamações acerca da logistica e aplicação do exame, surgiu necessidade em ouvir os inscritos para possibilitar mudanças e melhorias na distribuição dos locais de prova e na aplocação da prova. Ou seja, a partir das respostas dos candidatos, o MEC poderá realizar as melhorias necessárias para evitar transtornos na hora da prova.

Entretanto, vale ressaltar que os candidatos lesados puderam solicitar a participação da reaplicação da prova, que aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro.

Entenda como funciona o Enem

O Enem é porta de entrada de diversos estudantes a um ensino superior. Composto por 180 questões que abrange as áreas do conhecimento baseadas nos conteúdos do Ensino Médio e uma redação.

A prova está distribuída da seguinte maneira:

1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas;

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

Enem 2023

Na edição de 2023 do Enem, foram mais de 2,7 milhões de candidatos realizaram as provas que aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro.

O MEC ainda não divulgou as inscrições para a edição deste ano do Enem. No entanto, espera-se que eles apliquem as provas entre os meses de outubro e novembro, como geralmente.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?