Eletrodinâmica, óptica, cinemática, eletrostática. Esses são conteúdos de física recorrentes no Enem. A disciplina é uma das mais temidas pelos estudantes que não tem tanto amor pelo mundo das exatas. Mas, para aqueles que escolheram a Medicina como futura profissão, não tem como fugir das questões de física no Enem, pois essa é uma das disciplinas de peso para quem quer entrar no curso.
No meio de tantos conceitos e fórmulas, é natural que o estudante se sinta um pouco perdido na hora de estudar a disciplina. Mas acredite, a física não é esse bicho de sete cabeças que geralmente pensamos. E a gente vai te desvendar os mistérios da física, continue a leitura para descobrir.
Conteúdos recorrentes no Enem
No Enem, a campeã das questões da disciplina de física é a Eletrodinâmica. O ramo da física que estuda os movimentos das cargas elétricas aparece em, pelo menos, 21,5% da prova de física no exame. Mas não é apenas eletrodinâmica que sempre dá as caras no exame nacional, confira a lista dos assuntos mais cobrados:
- Dinâmicas
- Ondas
- Eletrodinâmica
- Termodinâmica
- Estática e hidrostática
- Óptica
- Cinemática
- Eletromagnetismo
- Moderna
- Eletrostática.
A física no dia-a-dia
Uma das principais dicas que você precisa ter conhecimento é relacionar a física com os fenômenos do nosso dia. Alguns fenômenos da natureza podem ser explicados a partir dos conceitos da física, então um ponto de partida para entender a disciplina é entendê-la como algo natural do nosso dia-a-dia e, acredite, isso vai facilitar muito na hora de estudar.
Por exemplo, é muito comum vermos um arco-íris após uma chuva, certo? Isso acontece por causa da óptica, uma área da física que estuda a luz e sua interação com a matéria. A óptica explica que este fenômeno acontece porque a dispersão da luz cria o arco-íris, onde a luz branca é separada em suas cores componentes.
Outro exemplo que podemos aplicar identificar no nosso dia-a-dia é quando ligamos um aparelho eletrônico na tomada e ele começa a funcionar. Este fenômeno está ligado ao conceito de Eletrodinâmica, que estuda como a eletricidade flui em circuitos elétricos. Portanto, a ação de ligar o aparelho na tomada impulsionará a corrente elétrica e o fluxo de elétrons através de um circuito.
Como estudar física para o Enem?
O ramo da física é bem extenso, não é? Mas não se desespere, é possível estudar os assuntos sem se perder na quantidade de fórmulas que a disciplina carrega e conseguir um bom desempenho no Enem. A primeira recomendação para dominar a física a gente já te contou, não é? Através da aplicação da física no dia-a-dia, fica muito mais fácil para entender como esses fenômenos acontecem.
Estude através das questões de física no Enem e Vestibulares
O primeiro passo é se adaptar e se familiarizar com a prova de física do Enem, portanto, busque resolver questões da disciplina próprias para Enem ou vestibular. Quando você se habituar a prova, assim como a extensão e ao enunciado das questões, logo vai se sentir muito mais preparado para gabaritar todas as questões.
A prática de exercícios e resolução de questões das provas anteriores vão te ajudar nessa jornada para estudar física. Por isso, para você ir se adaptando a esse formato, o Melhores Escolas Médicas te indica o livro “400 questões de física para Enem e Vestibular” da editora Grupo A+. Com este material, você vai ganhar um estímulo a mais para estudar da melhor forma para uma das matérias de peso para quem busca ingressar na universidade de Medicina.
Confira o link para ter acesso ao material:
400 questões de física para Enem e Vestibular
Neste livro, você vai resolver questões dos assuntos mais cobrados no Enem e vestibulares do país, ao mesmo tempo que vai colocando em prática todos os assuntos que você está estudando. Além de eletrodinâmica, conteúdo mais cobrado no exame, você vai encontrar questões de Mecânica, Cinemática, Eletrostática e muito mais, um conteúdo completo para te auxiliar a passar na frente dos seus concorrentes.
No site oficial do Grupo A+, você tem acesso completo ao material:
https://melhoresescolasmedicas.rds.land/lp-grupo-a-mes-2
Faça metas para resolver questões
Uma dica legal que complementa o tópico anterior é estabelecer uma meta de exercícios. Assim, a cada dia você pode escolher algumas questões para resolver e, assim, ir gerando essa familiaridade com o volume de questões do Enem.
Talvez você tenha um pouco de dificuldade no início, mas tenha em mente que é natural, física é uma das disciplinas que requer bastante esforço, por isso, você precisa estabelecer uma rotina para estudar e resolver as questões com calma.
Mas, uma dica que te damos, não esqueça de ler com muita calma os enunciados. A gente sabe que a disciplina tem muitas fórmulas e matemática, mas não pense que é só isso, a parte teórica da disciplina é muito importante, então leia cada questão com muita calma e lembrando sempre que todos os fenômenos da física acontecem ao nosso redor, no nosso dia-a-dia.
Avalie seus pontos fracos e fortes na disciplina
Estudar nem sempre é fácil, não é? Principalmente quando o curso escolhido é um dos mais concorridos do país! Mas você não precisa enfrentar esse desafio sozinho, ainda mais agora a pouco tempo para o Enem.
Agora que você já sabe que é muito importante perceber a física nos fenômenos comuns do nosso dia-a-dia, já sabe o quão importante é resolver as questões de física no Enem e já está se preparando para montar seu cronograma de estudos, o próximo passo é entender onde você precisa focar.
Primeiro, veja quais seus pontos fortes e fracos na disciplina. Após isso, para melhorar seu desempenho, mantenha o foco naqueles que você avaliou como menor performance. Esse diagnóstico vai te auxiliar a manter balanceada tanto os assuntos que você domina, quanto aqueles que você não possui o desempenho esperado.
Conteúdos que podem ser interessantes na sua jornada de estudos:
Uma resposta
estou muito satisfeito mas peço me assegurar também