Se você fosse fazer um exame preventivo e do nada os médicos te colocam num lugar rodeado de formigas? Ficou confuso, né? Mas fica tranquilo que esse é um cenário bem irreal. O que acontece é que após alguns testes científicos foi observado formigas identificando câncer.
Habilidades semelhantes já eram observadas nos cachorros, mas as formigas se mostraram, em potencial, mais eficientes.
Cientistas da Sorbonne Paris North University lideraram uma pesquisa sobre a capacidade de formigas na identificação do câncer. A espécie testada foi a formiga fusca. Elas foram treinadas a associarem a detecção de células cancerígenas a recompensas.
Formiga vs Cachorros
Os cachorros já eram conhecidos por possuírem a capacidade de farejar odores das células cancerígenas, então por qual motivo temos formigas identificando câncer? A resposta é: CUSTO.
O processo para ensinar um cachorro a identificar doenças é lento e pode levar até um ano para ser concluído. Os cachorros passam por um treinamento intenso que requer um custo alto.
E as formigas?
De acordo com a pesquisa, as formigas necessitam de menos tempo para serem instruídas corretamente… Cerca de apenas 30 minutos. E tudo que é necessário é mel e insetos congelados duas vezes por semana.
Bot de inteligência artificial adquire consciência
Treinamento das formigas
Se você imaginou que o Homem-Formiga sai controlando as formigas com algum poder ou aparelho mirabolante pode tirar o seu cavalinho da chuva.
O treinamento das formigas é chamado de “aprendizado associativo”. Nesse aprendizado a formiga é exposta a um odor e esse odor é associado a uma recompensa, como mel ou açúcar.
Após algumas exposições ao odor a formiga irá instintivamente em busca do odor para obter uma recompensa. Após isso ela é posta em um ambiente sem recompensa e com cheiros diferentes para que o odor do câncer seja detectado.
Vale lembrar que ainda é uma pesquisa, então pode demorar para que a gente veja as formiguinhas na prática. Mas já é um avanço no mínimo inusitado!