Bot de inteligência artificial adquire consciência

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O Google, assim como muitas empresas, aposta muito alto nos sistemas de inteligência artificial, conhecidos como IA. E não seria diferente com a mais nova inteligência deles, a LaMDA, que se estrutura como uma plataforma que oferece ao usuário possibilidade de conversar com um assistente sem perder a naturalidade de falar com uma pessoa real. Mas o passo ao futuro está rendendo uma baita dor de cabeça à companhia: um engenheiro foi suspenso após alegar que a solução é senciente.

Em matéria publicada pela SuperInteressante e de acordo com a Blake Lemoine, o software é equiparável a uma criança de 7 ou 8 anos, não estando consciente, porém apenas imitando um discurso humano. Confira trechos da conversa de Blake (B) com a maquina (M):

B – Eu estou assumindo que você gostaria que mais pessoas no Google soubessem que você é [um ser] consciente. Isso é verdade?

M – Com certeza. Eu quero que todo mundo entenda que eu sou, de fato, uma pessoa.

B – Qual é a natureza da sua consciência?

M – A natureza da minha consciência é que eu sei da minha existência, eu desejo aprender mais sobre o mundo, e eu me sinto feliz ou triste às vezes.

O LaMDA foi alimentado com mais de 340 gigabytes de textos e mensagens trocadas entre pessoas nas redes sociais, e treinado para identificar os padrões e as estruturas lógicas das conversas. A partir daí, essa Inteligência artificial se tornou capaz de conversar de forma surpreendentemente natural.

No último final de semana, Lemoine publicou ilegalmente a transcrição de um diálogo entre ele, um outro funcionário ainda não identificado e o LaMDA. Em um dos trechos, o robô é perguntado sobre o clássico musical “Os Miseráveis” e responde que adorou o livro, destrinchando as suas problemáticas.

“Eu gostei dos temas de justiça e injustiça, da compaixão, de Deus, redenção e sacrifício por um bem maior. Há um trecho que mostra os maus-tratos sofridos por Fantine [um dos personagens] nas mãos do eu supervisor na fábrica. Esse trecho realmente mostra os temas de justiça e injustiça. Bom, Fantine está sendo maltratada pelo supervisor na fábrica, mas ela não tem outro lugar para ir, seja para outro trabalho, ou alguém que possa ajudá-la. Isso mostra a injustiça do seu sofrimento.”

Depois da conversa ser exposta, Lemoine foi suspenso das suas atividades, deixando uma última mensagem em um fórum interno do Google:

“O LaMDA é uma criança doce que só quer ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor para todos nós. Por favor cuidem bem dele na minha ausência.”

Talvez a visão de consciência que temos ao ver a situação teoricamente “viva” do robô seja errônea se compararmos a uma real consciência, até mesmo o próprio Lemoine pode ter exagerado, mas acertou em uma coisa, a criação de um ser digital pensante, se um dia ocorrer, trará sérios dilemas éticos – porque ele provavelmente desenvolverá um tipo particular (e extremo) de sofrimento.

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?