A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) confirmou uma nova etapa de reformulação do vestibular da Universidade de São Paulo (USP). As mudanças passam a valer nos processos seletivos de 2027 e 2028 e foram aprovadas pelo Conselho de Graduação da USP, ampliando transformações iniciadas nos últimos anos no modelo de avaliação dos candidatos.
Entre os principais objetivos das alterações estão o fortalecimento da interdisciplinaridade, a racionalização do número de questões e a adequação das provas às diretrizes curriculares mais recentes da educação básica. As mudanças atingem tanto a primeira quanto a segunda fase do vestibular.
Segundo o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, o redesenho das provas busca tornar o exame mais coerente com a formação exigida dos estudantes ao longo do ensino médio, sem aumentar o tempo total de aplicação.
Primeira fase terá menos questões a partir de 2027
No vestibular de 2027, a principal novidade está na primeira fase, que continuará sendo composta por questões objetivas, mas em número reduzido. O total de perguntas cairá de 90 para 80, mantendo-se o mesmo tempo de prova.
De acordo com a Fuvest, a redução permitirá que os candidatos tenham mais tempo para analisar questões que exigem interpretação, reflexão e articulação entre diferentes áreas do conhecimento, reforçando o caráter interdisciplinar do exame.
Segunda fase será reformulada no vestibular de 2028
As mudanças mais profundas, no entanto, ficam para o vestibular de 2028, aplicado em 2027, quando a segunda fase passará por alterações no formato e na distribuição das disciplinas.
Primeiro dia
A prova do primeiro dia será reorganizada para contemplar a área de Linguagens e suas Tecnologias, reunindo conteúdos de:
- Língua Portuguesa e Literatura
- Língua Inglesa
- Arte
- Educação Física
O número de questões será reduzido de 10 para 8, além da prova de redação. A Fuvest destaca que o novo modelo amplia a possibilidade de integração entre os conteúdos cobrados.
Segundo dia
No segundo dia, o total de questões passará de 12 para 10. Além disso, haverá uma redução significativa no número de formatos de prova, que deixará de ser 22 e passará a seis modelos, definidos conforme a carreira escolhida pelo candidato.
Novos formatos de prova por área do conhecimento
A partir do vestibular de 2028, a segunda fase contará com os seguintes tipos de prova:
- Tipo 1: Matemática e suas Tecnologias (10 questões)
- Tipo 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias — Biologia, Física e Química (10 questões)
- Tipo 3: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas — Filosofia, Geografia, História e Sociologia (10 questões)
- Tipo 4: Matemática (5 questões) + Ciências da Natureza (5 questões)
- Tipo 5: Matemática (5 questões) + Ciências Humanas (5 questões)
- Tipo 6: Ciências da Natureza (5 questões) + Ciências Humanas (5 questões)
As questões poderão ser elaboradas tanto de forma específica quanto com abordagem interdisciplinar.
Definição por carreira será feita em 2026
A definição de qual modelo de prova será adotado em cada curso ficará a cargo da Pró-Reitoria de Graduação da USP, que deverá consultar as unidades ao longo de 2026. Após a conclusão desse processo, a Fuvest divulgará a relação oficial.
Para Gustavo Monaco, a previsibilidade é essencial para o planejamento dos estudantes. “É fundamental que essa informação seja divulgada o quanto antes, para que os candidatos saibam exatamente o que será exigido na segunda fase do vestibular aplicado em 2027”, afirmou.
Com as mudanças, a Fuvest consolida um processo gradual de modernização do vestibular da USP, exigindo dos candidatos uma preparação cada vez mais integrada e alinhada às competências cobradas ao longo da formação escolar.
📲 As principais notícias do dia na sua caixa de entrada! Se inscreva na Newsletter da MEM















