Inscrições do Prouni 2024.2 iniciam nesta terça: veja como se inscrever

inscrições para o Prouni 2024.2

Karla Thyale Mota

Começam nesta terça, 23 de julho, as inscrições do Prouni 2024.2, processo que seleciona estudantes neste segundo semestre. Até sexta-feira, 26, candidatos de todo o país poderão se inscrever em uma das quase 244 mil vagas ofertadas nesta edição do processo seletivo.

O Prouni oferta bolsas de estudos aos estudantes que desejam ingressar em um curso de ensino superior. As bolsas podem ser parciais, onde cobre 50% da mensalidade; ou integrais, na qual o governo cobre 100% dos custos da instituição.

Podem se inscrever participantes que realizaram o Enem em 2022 ou 2023. Além disso, para concorrer a uma vaga, é necessário que o candidato atenda a alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, confira abaixo alguns dos requisitos para participar:

• Ter obtido nota acima de 450 pontos na média das cinco provas (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas);
  • Não ter zerado a redação;
  • Não ter participado do exame sob condição de treineiro;
  • Cumprir os critérios socioeconômicos.

Como realizar a inscrição?

Para se inscrever, basta acessar o Portal único de Acesso ao Ensino Superior, site oficial dos processos seletivos do MEC. Logo ao iniciar a inscrição, o candidato será redirecionado para a conta do governo, portanto, é necessário criar uma conta no portal.

Leia também:

As inscrições do Prouni 2024.2 podem ser realizadas de forma gratuita via conta no portal gov.br. No entanto, caso já possua conta, basta realizar o login usando o CPF e senha cadastrada. Ao realizar a inscrição, é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone. Ademais, também é necessário escolher a opção de bolsa de acordo com a situação socioeconômica do candidato, ou seja, indicar se a bolsa será parcial ou integral.

Confira as informações necessárias para o preenchimento da inscrição no Prouni:

• E-mail;
  • Número de telefone;
  • Dados cadastrais do candidato e seu grupo familiar;
  • Escolha da instituição, curso, turno, tipo de bolsa (50% ou 100%) e modalidade de concorrência).

Resultado das inscrições do Prouni 2024.2 e Lista de Espera

A edição contará com duas listas de chamadas e os candidatos podem se inscrever em até duas opções de instituição. De acordo com o edital lançado pelo MEC, o resultado com a lista dos pré-candidatos estará disponível em duas chamadas a partir de 31 de julho para a primeira chamada e dia 20 de agosto para a segunda chamada.

Candidatos não pré-selecionados na primeira ou segunda chamada, podem manifestar interesse na Lista de Espera nos dias 9 e 10 de setembro, a ser divulgada em 13 de setembro, de acordo com o edital.

Embora solicitadas algumas informações no ato de inscrição, os candidatos devem comprová-las através de documentos entregues nas instituições de ensino superior escolhidas.

• Demais informações sobre o processo seletivo podem ser conferidas no edital do Prouni.

Calendário Prouni 2024.2

• Inscrição: de 23/07 até 26/07;
  • Resultado primeira chamada: 31/07;
  • Resultado segunda chamada: 20/08;
  • Comprovação das informações: de 31/07 a 14/08 (1ª chamada) e 20/08 a 30/08 (2ª chamada);
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10/09;
  • Resultado Lista de Espera: 13/09.

Quem pode concorrer a uma bolsa integral do Prouni?

De acordo com o portal do Prouni, os candidatos que comprovarem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa podem concorrer à bolsa integral. Ou seja, cada pessoa do grupo familiar do candidato deve ter renda de até R$2.118 para concorrer à bolsa de 100%.

Já para concorrer à bolsa parcial, a renda bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Ou seja, cada membro familiar do candidato deve ter renda per capita de até R$4.236.

Fique por dentro das principais informações do mundo da medicina: