Começam nesta terça, 23 de julho, as inscrições do Prouni 2024.2, processo que seleciona estudantes neste segundo semestre. Até sexta-feira, 26, candidatos de todo o país poderão se inscrever em uma das quase 244 mil vagas ofertadas nesta edição do processo seletivo.
O Prouni oferta bolsas de estudos aos estudantes que desejam ingressar em um curso de ensino superior. As bolsas podem ser parciais, onde cobre 50% da mensalidade; ou integrais, na qual o governo cobre 100% dos custos da instituição.
Podem se inscrever participantes que realizaram o Enem em 2022 ou 2023. Além disso, para concorrer a uma vaga, é necessário que o candidato atenda a alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, confira abaixo alguns dos requisitos para participar:
- Ter obtido nota acima de 450 pontos na média das cinco provas (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas);
- Não ter zerado a redação;
- Não ter participado do exame sob condição de treineiro;
- Cumprir os critérios socioeconômicos.
Como realizar a inscrição?
Para se inscrever, basta acessar o Portal único de Acesso ao Ensino Superior, site oficial dos processos seletivos do MEC. Logo ao iniciar a inscrição, o candidato será redirecionado para a conta do governo, portanto, é necessário criar uma conta no portal.
Leia também:
- MEC publica edital do segundo semestre do Prouni 2024.2: início nesta terça
- Faculdades públicas que aceitam transferência externa para medicina
- Oferta de vagas tem diminuído valor do curso de Medicina
As inscrições do Prouni 2024.2 podem ser realizadas de forma gratuita via conta no portal gov.br. No entanto, caso já possua conta, basta realizar o login usando o CPF e senha cadastrada. Ao realizar a inscrição, é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone. Ademais, também é necessário escolher a opção de bolsa de acordo com a situação socioeconômica do candidato, ou seja, indicar se a bolsa será parcial ou integral.
Confira as informações necessárias para o preenchimento da inscrição no Prouni:
- E-mail;
- Número de telefone;
- Dados cadastrais do candidato e seu grupo familiar;
- Escolha da instituição, curso, turno, tipo de bolsa (50% ou 100%) e modalidade de concorrência).
Resultado das inscrições do Prouni 2024.2 e Lista de Espera
A edição contará com duas listas de chamadas e os candidatos podem se inscrever em até duas opções de instituição. De acordo com o edital lançado pelo MEC, o resultado com a lista dos pré-candidatos estará disponível em duas chamadas a partir de 31 de julho para a primeira chamada e dia 20 de agosto para a segunda chamada.
Candidatos não pré-selecionados na primeira ou segunda chamada, podem manifestar interesse na Lista de Espera nos dias 9 e 10 de setembro, a ser divulgada em 13 de setembro, de acordo com o edital.
Embora solicitadas algumas informações no ato de inscrição, os candidatos devem comprová-las através de documentos entregues nas instituições de ensino superior escolhidas.
- Demais informações sobre o processo seletivo podem ser conferidas no edital do Prouni.
Calendário Prouni 2024.2
- Inscrição: de 23/07 até 26/07;
- Resultado primeira chamada: 31/07;
- Resultado segunda chamada: 20/08;
- Comprovação das informações: de 31/07 a 14/08 (1ª chamada) e 20/08 a 30/08 (2ª chamada);
- Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10/09;
- Resultado Lista de Espera: 13/09.
Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!
Ao enviar, você concorda em receber comunicações.
Quem pode concorrer a uma bolsa integral do Prouni?
De acordo com o portal do Prouni, os candidatos que comprovarem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa podem concorrer à bolsa integral. Ou seja, cada pessoa do grupo familiar do candidato deve ter renda de até R$2.118 para concorrer à bolsa de 100%.
Já para concorrer à bolsa parcial, a renda bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Ou seja, cada membro familiar do candidato deve ter renda per capita de até R$4.236.
Fique por dentro das principais informações do mundo da medicina:
- As mensalidades de medicina mais baratas do Nordestepor Melhores Escolas Médicas
- Estudantes de Medicina na Argentina protestam contra reajustes nas mensalidadespor Karla Thyale Mota
- Ausência de negros na Medicina é um desafio para o Brasilpor Leila Lima
- As mensalidades de medicina mais baratas do Sudeste para 2025por Melhores Escolas Médicas