Inscrições do segundo semestre do Fies finalizam nesta terça, 27

Karla Thyale Mota

Finaliza nesta terça, 27 de agosto, o prazo para as inscrições do segundo semestre do Fies 2024. Pela primeira vez, o programa contará com reserva de cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), foram disponibilizadas mais de 70 mil. As inscrições são gratuitas, realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, portal oficial do programa. Podem se inscrever no programa de financiamento estudantil candidatos já matriculados em instituições de ensino superior privado.

Inscrições e Resultado Fies 2024.2

Nas inscrições do segundo semestre do Fies, o candidato poderá escolher até 3 opções de curso, indicando a ordem de preferência entre elas. O resultado estará disponível para consulta a partir de 9 de setembro e a complementação e comprovação de documentos está previsto para 10 e 12 de setembro, de acordo com o edital do programa.

Página do Fies no Portal Único de Acesso.

Candidatos não pré-selecionados nesta chamada, poderão concorrer a Lista de Espera que será divulgada em 9 de setembro. Assim, não é necessário manifestar interesse, ou seja, candidatos não pré-selecionados concorrerão automaticamente.

Critérios para participação no Fies 2024.2:

• Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
  • Não ter participado no Enem como “treineiro”;
  • Ter tirado nota superior a zero na prova de redação;
  • Obtido média das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos;
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até a abertura das inscrições;

Fies Social

O Fies Social oferece financiamento integral (100%) para estudantes de baixa renda. Ou seja, metade das vagas do programa é destinada a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda per capita de até meio salário mínimo (R$706), de acordo com as regras do programa.

Para a inscrição no Fies Social, é necessário a realização de, no mínimo, uma edição do Enem a partir de 2010, atender aos critérios de renda e estar inscrito no CadÚnico. No entanto, esse cadastro deve estar atualizado até o prazo exigido no edital, ou seja, até maio de 2024.

➡️ Matérias importantes para você:

Sistema de cotas

Pela primeira vez, esta edição do programa destina vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Além disso, pessoas com deficiência (PcD) também podem se inscrever através do sistema de cotas.

Assim, para concorrer às vagas reservadas para cotistas, ao final da inscrição, o candidato deverá realizar a autodeclaração do perfil étnico-racial, necessária para a candidatura. Ademais, também será preciso informar a escolaridade e confirmar a ciência das informações fornecidas.

Cronograma Fies 2024.2

• Inscrições: 22 a 27/08;
  • Resultado: 09/09;
  • Complementação das informações da inscrição: 10 a 12/09;
  • Convocação da Lista de Espera: 16 a 29/10;

Confira as últimas notícias do mundo da medicina: