As universidades de medicina mais baratas do Norte

universidades de medicina mais baratas do Norte

Ingressar na carreira médica em uma instituição de ensino superior requer, além de muito estudo, um alto investimento. Essa é uma decisão de muitos vestibulandos de medicina que buscam uma instituição com uma boa qualidade de ensino, estrutura eficiente e um valor que cabe no bolso. Hoje, trouxemos para você as cinco universidades de medicina mais baratas do Norte. Já pensou em cursar medicina por lá?

Lembrando que estes valores são referentes às mensalidades de 2023, pois muitas instituições ainda não atualizaram os valores para 2024. Então continue o texto e veja qual opção é a melhor para você.

1 – UNIVERSIDADE DE GURUPI – GURUPI/TO

Em primeiro lugar na nossa lista das instituições com os valores de medicina mais baratos do Norte, está a Universidade de Gurupi (UNIRG), localizada no município de Gurupi, região sul do estado do Tocantins.

Instaurado em 2002, o curso de Medicina da Unirg possui nota 2 no conceito Enade e CPC e são ofertadas 120 vagas anuais para a graduação. Para estudar na instituição, o estudante vai desembolsar um valor de R$6.145,30

Um dos diferenciais da universidade, é a disponibilização de mini aulas dos professores do curso no site da Unirg, facilitando que os vestibulandos interessados em estudar medicina na instituição possam conhecer um pouco da didática de cada professor. Além disso, também possibilita o financiamento estudantil através do Banco SICREDI.

2 – AFYA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS – ITACOATIARA e MANACAPURU/AM

Ocupando o segundo lugar, temos duas instituições localizadas no estado do Amazonas, nas cidades de Itacoatiara e Manacapuru. A Afya Faculdade de Ciências Médicas foi criada em 2019 e, por ser recente no mundo acadêmico, ainda não possui notas avaliadas pelo MEC. No entanto, o grupo Afya é um dos maiores grupos com instituições de ensino superior no país.

Para conseguir uma das 50 vagas ofertadas para o curso de medicina na Afya, o vestibulando irá pagar mensalmente o valor de R$7.990,00.

A Afya possui parceria com diversas instituições estrangeiras, possibilitando que os alunos da graduação em Medicina realizem intercâmbio em Portugal e no Canadá.

3 – CENTRO UNIVERSITÁRIO APARÍCIO CARVALHO – PORTO VELHO/RO

O Centro Universitário Aparício Carvalho ficou com o terceiro lugar no nosso ranking. Localizado na capital de Rondônia, a cidade de Porto Velho, o curso de medicina foi implementado no ano de 2004.

Com nota 3 nos conceitos ENADE, CPC e CC, a instituição oferta 80 vagas anuais. Portanto, para fazer parte da graduação de medicina da Aparício Carvalho, a mensalidade sai no valor de R$8.102,00.

4 – AFYA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS – Abaetetuba e Bragança/PA

O quarto lugar da lista das universidades de medicina mais baratas da região Norte do Brasil ficou mais uma vez com a AFYA Faculdades de Ciências Médicas, desta vez os campi de Abaetetuba e Bragança, no estado do Pará.

O curso de medicina nas duas instituições foi implementado no ano de 2022. Portanto, por ser recente e ainda não possuir turma formada, também não passou pela avaliação do MEC para obter nota ENADE, CPC E CC. No entanto, o estudante que deseja ingressar no curso em qualquer um dos campi da Afya no estado do Pará, investirá o valor de R$8.500,00.

5 –  FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO PARÁ – MARABÁ/PA

Finalizando a nossa lista, o quinto lugar do ranking ficou com a Faculdade de Ciências Médicas do Pará (FACIMPA). Esta instituição oferta o curso de medicina desde o ano de 2019 e possui nota 3 em Conceito de Curso (CC). Assim como outras isntituições desta lista, por ser recente, ainda não passou pela avaliação no Enade.

Localizada na cidade de Marabá, sudeste do estado do Pará, a unidade também faz parte do grupo Afya (Faculdade de Ciências Médicas). Para estudar na instituição, o aluno de medicina pagará o valor de R$8.700,00.

A AFYA

Você deve ter percebido que quatro das cinco universidades que inserimos aqui fazem parte do grupo Afya, não é mesmo? A Faculdade de Ciências Médicas, a Afya, está expandindo cada vez mais seus polos pelo Brasil, incluindo o Norte, onde possui 12 unidades em parceria com outras instituições.

PS: Vale ressaltar que os valores das mensalidades ocasionalmente passam por reajustes, por esse motivo algumas mensalidades desse artigo podem estar desatualizadas. Caso tenha encontrado alguma discrepância é só mandar um recado para a gente.